Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

África do Sul promete metas mais ambiciosas sobre emissões poluentes

A África do Sul comprometeu-se com metas mais ambiciosas sobre as emissões de gases poluentes, uma medida bem acolhida pelos ativistas ambientais, foi hoje anunciado.

África do Sul promete metas mais ambiciosas sobre emissões poluentes
Notícias ao Minuto

20:57 - 27/09/21 por Lusa

Mundo África do Sul

"O novo compromisso da África do Sul é muito mais ambicioso que aquele que o país propôs há cinco anos, quando o acordo de Paris foi alcançado", disse a vice-presidente para o clima e economia no centro de pesquisa World Resources Institute.

Helen Mounford explicou que as novas metas estão mais em linha com o objetivo global de limitar o aumento da temperatura em 1,5 graus até final do século, em comparação com o nível pré-industrial.

A África do Sul informou o departamento do clima das Nações Unidas que vai limitar a emissão de gases de efeito de estufa a 150 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono até 2025 e ao máximo de 420 milhões de toneladas até 2030.

O novo objetivo representa um teto significativamente mais baixo quando comparado com o objetivo anterior de 614 milhões de toneladas na próxima década, o limite inferior do objetivo também foi mudado, de 398 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2030 para 350 milhões de toneladas, informou a agência Associated Press.

Isto significa que o novo objetivo vai cair, em termos absolutos, a partir de 2025, uma década mais cedo que o previsto, de acordo com este centro de pesquisa norte-americano.

O país mais industrializado em África pretende aumentar o uso de energias renováveis e desvanecer a utilização de energia baseada no carvão, ao mesmo tempo que se prepara melhor para os efeitos das alterações climáticas, como a seca.

Leia Também: Angola regista 462 novos casos e 12 óbitos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório