Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Porto de Dover reabriu após bloqueio por ambientalistas  

O Porto de Dover anunciou que a circulação ficou normalizada esta tarde graças à intervenção da polícia, que dispersou um protesto de ativistas ambientalistas que bloqueou durante várias horas o porto de mercadorias mais movimentado do Reino Unido. 

Porto de Dover reabriu após bloqueio por ambientalistas  
Notícias ao Minuto

15:57 - 24/09/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

"O trânsito de entrada e saída do porto está agora a circular livremente após as interrupções desta manhã", informou a empresa responsável, agradecendo às autoridades "pela sua resposta rápida". 

A polícia de Kent informou que deteve 39 manifestantes que participaram num protesto que bloqueou em três pontos o acesso ao porto marítimo mais movimentado da Europa, ponto de passagem de 17% do comércio de mercadorias do Reino Unido.

O grupo 'Insulate Britain' reivindica o financiamento pelo Governo britânico do isolamento térmico de todas as habitações sociais no Reino Unido até 2025 e de todas as casas no país até 2030. 

"Lamentamos a perturbação que estamos a causar. Parece ser a única maneira de manter a questão do isolamento [térmico] na ordem do dia e chamar a atenção para o facto de as casas mal isoladas estarem a causar problemas de saúde, miséria e morte prematura a milhares de pessoas", disse um porta-voz. 

O grupo é uma extensão do movimento "Extinction Rebellion", que desde 2019 tem vindo a realizar uma série de ações de desobediência civil no Reino Unido visando aeroportos, transportes públicos, edifícios de empresas ou a ocupação da via pública, resultando na detenção de mais de 2.000 manifestantes.  

As interrupções por cinco dias da M25, uma movimentada estrada circular da Grande Londres, desde a semana passada, levou o Governo a recorrer aos tribunais e obter autorização para prender os participantes, que arriscam até dois anos de prisão e multas ilimitadas. 

Leia Também: Reino Unido proíbe restaurantes de ficar com gorjetas dos trabalhadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório