Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 18º

Edição

Sete em cada 10 brasileiros acreditam que a economia do país piorou

Sete em cada 10 brasileiros consideram que a economia do país piorou e que o Governo liderado pelo Presidente, Jair Bolsonaro, tem responsabilidade pela inflação e o desemprego, revela uma sondagem do Instituto Datafolha hoje divulgada.

Sete em cada 10 brasileiros acreditam que a economia do país piorou
Notícias ao Minuto

19:38 - 20/09/21 por Lusa

Economia Sondagem

O levantamento mostrou que para 69% dos brasileiros a situação económica do país piorou nos últimos meses. Já 11% disseram que melhorou, e 20% afirmaram que ficou como estava.

Além da pandemia que já matou mais de 590 mil pessoas no Brasil, em agosto a inflação no país alcançou a maior taxa em 21 anos e chegou a 9,68% no acumulado em 12 meses.

Para 41% dos entrevistados pelo Datafolha, o atual Governo tem muita responsabilidade pela subida da inflação, já 34% avaliaram que o executivo tem um pouco de responsabilidade, enquanto outros 23% isentam a atual gestão pelo problema.

A sondagem quis saber as expectativas da população sobre a inflação e descobriu que 69% dos brasileiros espera um aumento do índice de preços. Para 12%, a inflação vai cair e outros 15% avaliaram que ficará como está.

Ao serem questionados sobre o desemprego, 39% dos entrevistados afirmaram que o Governo Bolsonaro tem muita responsabilidade, 32% avaliaram que tem um pouco de responsabilidade e outros 27% acreditam que o executivo não tem nenhuma responsabilidade.

No segundo trimestre de 2021 o desemprego no Brasil atingia 14,4 milhões de pessoas, ou 14,1% da população economicamente ativa, percentagem maior do que os 13,3% registados no mesmo período de 2020.

A sondagem do Datafolha foi realizada de 13 a 15 de setembro, com 3.667 brasileiros em 190 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia Também: Embaixada nega que certificado do Brasil seja aceite para Portugal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório