Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Breakthrough Energy angaria 853 milhões para investir em energia limpa

A Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates, angariou mil milhões de dólares (cerca de 853 milhões de euros) de sete empresas para financiar o desenvolvimento de energia limpa, foi anunciado.

Breakthrough Energy angaria 853 milhões para investir em energia limpa
Notícias ao Minuto

16:48 - 20/09/21 por Lusa

Mundo Energia

Entre as empresas que contribuíram para o programa, denominado Catalyst, estão a Arcelor Mittal, BlackRock, General Motors, American Airlines, Bank of América, Boston Consulting Group e a Microsoft.

De acordo com a Agência France Presse (AFP), que citou um porta-voz da Breakthrought, os valores, que ascendem a mil milhões de dólares, foram concedidos sob a forma de subvenções, ações e acordos para a compra de tecnologias que permitam a produção de energia limpa.

O Catalyst foi lançado em junho, promovendo parcerias que permitam alcançar uma economia neutra em carbono, reunindo empresas, instituições, governos e pessoas.

Até agora, o programa estabeleceu parcerias com a Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento e o Ministério da Energia norte-americano.

Numa primeira fase, o projeto vai centrar-se na aceleração da captura de carbono, armazenamento de energia, hidrogénio verde, bem como nos combustíveis sustentáveis para o setor da aviação.

"Evitar uma catástrofe climática vai exigir uma nova revolução industrial. Metade da tecnologia necessária para atingir a meta da neutralidade carbónica ainda não existe ou é muito cara para grande parte do mundo", apontou, em comunicado, Bill Gates, notando que o Catalyst foi projetado para mudar esta realidade.

Leia Também: Lightsource bp assegura financiamento para 1,5 GW de solar em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório