Uma intensa tempestade causou, entre ontem e esta quinta-feira, graves inundações em Espanha, sobretudo em Tarragona, Castellón e Toledo, onde milhares de casas estão sem eletricidade e há estradas e linhas de comboio cortadas.
De acordo com os serviços de proteção civil da Generalitat da Catalunha, 77 pessoas foram retiradas de suas casas na zona de Alcanar, Tarragona, e alojadas em diferentes hotéis e centros desportivos, devido às graves inundações que atingiram o município.
Seis outras pessoas foram retiradas da cidade vizinha de Ulldecona.
Em Alcanar, choveu em três horas o equivalente à média de meio ano. O ministro do Interior, Joan Ignasi Elena, lamentou que nenhum serviço meteorológico tenha previsto a dimensão das chuvas torrenciais de ontem.
As autoridades espanholas fizeram vários resgates em casas e tiveram de desocupar um acampamento.
Na comunidade de Valência, até às 7h00 de hoje, os serviços de emergência já responderam a mais de 600 ocorrências, a maior parte relacionada com veículos submersos e garagens inundadas.
No município de Pedralba, os bombeiros tiveram de resgatar um casal cujo carro foi arrastado pelas chuvas. A mulher conseguiu sair do veículo, mas o homem foi arrastado com a viatura e precisou de ser assistido.
Há vários danos materiais mas, até ao momento, as chuvas torrenciais não fizeram vítimas.
A Agência Estatal de Meteorologia publicou imagens de satélite das últimas 12 horas em Espanha.
Imágenes #METEOSAT canal IR de las últimas 12h. https://t.co/YbHiaSo4nH pic.twitter.com/NNlYySYjSm
— AEMET (@AEMET_Esp) September 2, 2021
Treze regiões estão hoje em alerta amarelo ou laranja devido às tempestades, já que é esperado ainda mau tempo, sobretudo na Catalunha, Valência, Aragão, Ilhas Baleares e em Navarra. O estado do tempo só deverá melhorar completamente a partir de domingo.
Leia Também: Nova Iorque declara estado de emergência devido a inundações