Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Zara já partiu para tentar quebrar recorde de voo a solo à volta do mundo

Zara Rutherford pretende tornar-se a mulher mais jovem a voar em volta do mundo sozinha. Veja as imagens da partida na galeria.

Notícias ao Minuto

13:10 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Aviação

Uma adolescente belga-britânica subiu aos céus, na quarta-feira, com o objetivo de se tornar a mulher mais jovem a voar ao redor do mundo sozinha.

Zara Rutherford, de 19 anos, descolou de uma pista em Kortrijk, no oeste da Bélgica, acompanhada por chuva e vento e sob o olhar atento dos pais, conta a Associated Press.

A adolescente tem como objetivo quebrar o recorde alcançado pela aviadora americana Shaesta Waiz, que tinha 30 anos quando estabeleceu a referência mundial em 2017.

Zara pretende usar o seu avião ultraleve desportivo, Shark, para passar por cinco continentes e 52 países numa jornada aérea que provavelmente levará de dois a três meses.

A jovem disse querer inspirar meninas e mulheres a entrarem na aviação e encorajá-las a estudar ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas.

Oriunda de uma família de pilotos, viaja em pequenos aviões desde os seis anos de idade, começou a saltar deles com um paraquedas aos 11 anos, depois começou a voar sozinha aos 14. Já tem registadas cerca de 130 horas de voos a solo.

O seu avião é especialmente equipado para a viagem que pretende fazer. Normalmente com dois lugares, agora um desses assentos está ocupado por um tanque de combustível extra. Isso também ajudará a eliminar quaisquer dúvidas sobre se está a voar sozinha.

O Shark é muito pequeno para voar longas distâncias sobre os oceanos Atlântico e Pacífico. Para a travessia do Atlântico, Rutherford sobrevoará a Europa e a Groenlândia. Vai descer pelos Estados Unidos, depois volta ao Alasca para cruzar o Pacífico. De lá, seguirá pela Ásia de volta à Europa.

O recorde masculino de voo solo à volta do mundo é detido por Travis Ludlow, de 18 anos, da Grã-Bretanha. Zara espera que, a diminuição da diferença de 12 anos (face aos 30 de Shaesta Waiz) para apenas um, mostre que o céu é o limite quando se trata de deixar a sua própria marca na história da aviação. 

Veja as imagens da partida da jovem na galeria acima.

Leia Também: Zara, a piloto de 19 anos que vai voar sozinha à volta do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório