Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Afeganistão: 6 países da UE apelam a Bruxelas para continuar deportações

Seis países membros da União Europeia enviaram uma carta à Comissão Europeia na qual apelam a que as deportações de migrantes afegãos não sejam suspensas apesar da intensificação dos combates naquele país, anunciaram hoje esses governos.

Afeganistão: 6 países da UE apelam a Bruxelas para continuar deportações
Notícias ao Minuto

14:50 - 10/08/21 por Lusa

Mundo Comissão

Os governos da Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Países Baixos e Áustria afirmaram que o reenvio de migrantes afegãos deve ser mantido, apesar do apelo de Cabul para que fosse suspenso.

"Não é porque as regiões de um país são perigosas que todos os cidadãos desse país têm automaticamente direito a uma proteção", declarou Sammy Madhi, secretário de Estado para o Asilo e a Migração da Bélgica, na rede social Twitter.

O Ministério da Justiça holandês também indicou que os Países Baixos não desejam suspender as deportações, garantindo que os "desenvolvimentos no Afeganistão estão a ser monitorizados de perto".

Por seu lado, o ministro da Migração dinamarquês, Mattias Tesfaye, disse, em comunicado, "estar feliz" por um grupo de ministros ter chegado a acordo para contactar a Comissão Europeia sobre a possibilidade de abrir um diálogo com o Governo afegão.

A Comissão Europeia confirmou à agência France-Presse ter recebido a carta e indicou que vai responder "em devido tempo".

Os talibãs lançaram uma grande ofensiva contra as forças afegãs no início de maio, após o anúncio da retirada final das forças internacionais do Afeganistão, que deve estar concluída no final de agosto.

Os insurgentes, que avançam a um ritmo vertiginoso, controlam agora cinco das nove capitais de província no norte do país (seis de 34 no total de todo o país) e os combates continuam nas restantes quatro.

Em julho, o Governo de Cabul pediu aos países europeus para pararem de deportar migrantes afegãos durante os três meses seguintes.

A Suécia e a Finlândia respeitaram o apelo e pararam os reenvios.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pediu também à Áustria, na semana passada, o adiamento da expulsão de um afegão devido à deterioração das condições de segurança.

Em 2020, os afegãos representaram 10,6% dos requerentes de asilo na UE (pouco mais de 44.000 dos cerca de 416.600 pedidos), o segundo maior contingente atrás dos sírios (15,2%), de acordo com a agência de estatísticas europeia Eurostat.

Leia Também: Afeganistão: ONU denuncia morte de civis na ofensiva talibã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório