Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2021
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 24º

Edição

AO MINUTO: Rt e incidência a descer; As doenças para vacinar jovens

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt e incidência a descer; As doenças para vacinar jovens

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta terça-feira a norma da Campanha de Vacinação Contra a COVID-19, esclarecendo que as crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica estão entre as que devem ser vacinadas prioritariamente.

A DGS determina também como doenças prioritárias para vacinação a transplantação e a imunossupressão.

Já as autoridades de saúde da Madeira realizam hoje o segundo 'open day' para vacinar adolescentes a partir dos 12 anos contra a Covid-19, depois de no sábado mais de 1.200 residentes na região desta faixa etária terem sido vacinados.

O objetivo do Governo da Madeira é ter cerca de 20 mil jovens vacinados contra a Covid-19 na região para permitir o início do novo ano letivo em segurança.

No continente, de acordo com recomendações da Direção-Geral da Saúde, a vacinação de jovens com idades entre 12 e 15 anos sem doenças tem de ter prescrição médica. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h40 - Termina por aqui este registo. Continue a acompanhar todas as notícias relacionadas com a pandemia aqui.

15h17 - UE aprova novo contrato para a compra da vacina norte-americana Novavax. Foi hoje aprovado pela Comissão Europeia "o seu sétimo Acordo de Compra Avançada (APA) com uma empresa farmacêutica" para assegurar o acesso a uma potencial vacina contra a Covid-19 ainda este ano, mais concretamente "no quarto trimestre de 2021 e em 2022".

14h55 - OMS pede que não haja doses de reforço da vacina antes do fim de setembro. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde pediu aos países que estão a planear administrar mais uma dose da vacina contra a Covid-19 que esperem, pelo menos, até ao final de setembro, de modo a fazer face à desigualdade na distribuição de vacinas.

14h27 - Como está a ser a vacinação de menores lá fora? A vacinação de menores contra a doença covid-19 varia de país para país, com alguns a adotarem medidas em função da situação epidemiológica e a abrangência da imunização dos grupos etários mais velhos. Consulte aqui a situação dos menores de 18 anos por países.

14h20 - Irão ultrapassa 4 milhões de casos e atinge novo recorde diário. O Irão ultrapassou hoje a marca simbólica de quatro milhões de casos de covid-19, com o número de casos diários a atingir um novo recorde pelo terceiro dia consecutivo, num cenário de aceleração da pandemia no país.

14h18 - Portugal com mais 15 mortes e 3.203 novos casos da Covid-19. Rt desce. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 15 mortes e 3.203 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelado esta quarta-feira. No total, desde o início da pandemia, o nosso país somou 17.412 óbitos e 977.406 infeções. 

Tanto a incidência com o Rt em Portugal estão a manter a trajetória descendente. A incidência situa-se, de momento, nos 376,9 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes a nível nacional, valor que sobe para os 384,5 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes se contarmos apenas com o continente.  O Rt tem o mesmo valor tanto a nível nacional como continental: 0,92. 

Notícias ao Minuto Matriz de Risco© Direção-Geral da Saúde (DGS)  

14h10 - Guiné-Bissau recebe sábado mais de 300 mil doses de vacinas. A Guiné-Bissau vai receber no sábado mais de 300.000 doses de vacinas contra o novo coronavírus, no âmbito do mecanismo Covax, anunciou hoje o Alto Comissariado contra a Covid-19.

14h05 - UE destina 5,5 milhões de ajuda humanitária para a Covid-19. A Comissão Europeia anunciou hoje uma ajuda humanitária de 5,5 milhões de euros ao Líbano, para ajudar o país, mergulhado numa grave crise desde a explosão que há um ano abalou Beirute, no combate à pandemia da covid-19.

14h00 - Vacinação entre os 12 e os 15 anos? Eis a lista das doenças prioritárias. A  Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a norma 002/2021 da Campanha de Vacinação e especificou quais as patologias prioritárias para a inoculação contra a Covid-19 de crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos. Eis o que diz a norma.

13h55 - Bombeiros franceses anunciam greve contra vacinação obrigatória. Um dos principais sindicatos de bombeiros profissionais franceses entregou, esta quarta-feira, um pré-aviso de greve por tempo indeterminado contra a vacinação obrigatória daqueles profissionais.

13h45 - Ilha de Santo Antão lidera cobertura da vacinação em Cabo Verde. O município de Ribeira Grande, em Santo Antão, lidera a vacinação em Cabo Verde, tendo já vacinado quase 78% da população adulta com pelo menos uma dose, segundo o Ministério da Saúde

13h42 - Pequim aplica restrições às viagens dos cidadãos nacionais. A República Popular da China anunciou hoje um aumento das restrições às viagens internacionais impostas aos cidadãos nacionais, numa altura em que o país enfrenta uma vaga de Covid-19

13h25 - Ex-piloto espanhol que rejeitou vacina está internado em UCI. O piloto espanhol Jorge Lis, de 46 anos, negacionista da pandemia, está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital La Fe, em Valência. 
 
O ex-motociclista, que recusou ser vacinado, enviou uma mensagem à sua irmã onde se mostra arrependido de ter duvidado da doença.

13h20 - Açores com 67 casos e 48 recuperações nas últimas 24 horas, a par de 13 internamentos nos seus três hospitais, segundo o boletim de hoje da Autoridade Regional de Saúde.

13h17 - Madeira já vacinou mais de 1.800 adolescentes entre os 12 e os 17 anos, indicou a autoridade regional de saúde, referindo que na primeira hora do segundo 'open day', que decorre hoje, foram inoculados 120.

O segundo 'open day' para este escalão etário começou às 09h00 e prolonga-se até às 18h00, no Centro de Vacinação do Funchal

13h02 - Filas a perder de vista após Macau decidir testar a população em 72 horas. No primeiro dia foram feitas 200 mil marcações 'online' para os testes que estão a decorrer 41 locais, 27 em Macau e 14 no Cotai (faixa de casinos entre as ilhas da Taipa e de Coloane).

Problemas informáticos causaram problemas na marcação dos testes e na criação do código QR de saúde que vigora no território, o que levou já as autoridades a pedirem desculpa à população.

12h50 - Pandemia já causou 4,24 milhões de mortos em todo o mundo desde que a doença foi detetada na China, em finais de dezembro de 2019, segundo dados oficiais compilados no relatório de hoje da AFP.

12h45 - Comissão Europeia majora adiantamentos de pagamentos a agricultores. A Comissão Europeia adotou hoje uma medida que permite aos agricultores receberem montantes mais elevados em adiantamentos dos pagamentos da Política Agrícola Comum (PAC) e que se destina aos afetados pela Covid-19 e o mau tempo.

11h55 - Japão limita cuidados hospitalares a casos graves. O governo do Japão decidiu que doentes com Covid-19 com sintomas moderados ficam isolados em casa em vez de serem cuidados em hospitais, face ao forte aumento de novos casos sobretudo em Tóquio, que acolhe os Jogos Olímpicos.

11h30 - Nove em cada 10 adultos no Reino Unido têm anticorpos contra a Covid-19, sugerem novos dados do Office for National Statistics (ONS). Aproximadamente 93% dos adultos testados pelo ONS durante a semana que terminou a 18 de julho tinham anticorpos, um pouco acima dos 92% no estudo feito 15 dias antes.

11h25 - "Aproveite este verão em segurança", é o conselho do SNS, que lembra que não só o protetor solar faz falta na praia, mas também o álcool gel

11h16 - A Indonésia ultrapassou as 100.000 mortes por Covid-19, indicam relatórios da CNBC Indonésia, citando dados do ministério da Saúde. A Indonésia reportou 35.867 novos casos de coronavírus e 1.747 novas mortes.

10h50 - Trabalhadores do Facebook terão de usar máscara. O Facebook anunciou que todos os trabalhadores nos escritórios da empresa terão de usar máscara em todos os momentos para prevenirem contágio de Covid-19. Mesmo que estejam totalmente vacinados.

10h25 - Cem adolescentes vacinados em meia hora na Madeira. O 'open day' dedicado à faixa etária acima dos 12 anos, no Centro de Vacinação do Funchal, abriu pelas 9h, tendo vacinado 100 jovens nos primeiros trinta minutos. Desta vez, há menos filas do que no passado sábado pelo facto do dia ser quase exclusivamente dedicado a esta faixa etária. 

10h20 - O Reino Unido não deverá colocar Espanha na lista vermelha, devido à queda no número de casos e às preocupações com a falta de quartos de hotel para colocar em quarentena os turistas britânicos com teste positivo à Covid-19, revela esta quarta-feira o jornal The Times. O governo britânico irá anunciar amanhã a atualização da lista de países seguros para viajar.

9h40 - China isola cidade e pune funcionários locais face a novo surto. As autoridades chinesas colocaram a cidade turística de Zhangjiajie sob isolamento, e puniram os funcionários locais, numa altura em que o país asiático enfrenta o pior surto desde o início da pandemia de Covid-19, há um ano e meio.

9h33 - Mulher detida por 'furar' confinamento em Santa Maria da Feira. ma mulher, de 40 anos, foi detida pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, esta terça-feira, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeita, no âmbito da pandemia de Covid-19, no concelho de Santa Maria da Feira.

9h30 - Pediatra defende: "Não há pressa em vacinar as nossas crianças". Em declarações à SIC Notícias, o pediatra José Gonçalo Marques defendeu que "não há pressa" em avançar com a inoculação destas faixas etárias. 

9h25 - A Rússia regista 22.589 novos casos de Covid-19, sendo que 2.502 são na cidade de Moscovo. O país soma ainda 790 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, elevando o total para 161.715.

9h14 - A Coreia do Sul registou um aumento acentuado no número de novos casos diários. O país soma 1.725 casos, um aumento de mais de 500 em relação ao dia anterior, de acordo com a Agência de Prevenção e Controle de Doenças da Coreia (KDCA).

8h45 - Mais de 220.000 crianças e jovens com menos de 18 anos receberam a vacina contra a Covid-19 no Reino Unido, de acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS). Em junho, o subsecretário de Estado da Saúde, Nadhim Zahawi, anunciou que menores de 18 anos com comorbilidades, que vivessem com alguém nessas condições ou que estivessem próximos de completar os 18 anos estariam elegíveis para a toma da vacina.

8h13 - Descoberto mecanismo que pode explicar gravidade da infeção. Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) descobriram um mecanismo, associado a uma alteração nos linfócitos T, que pode explicar porque é que a infeção pelo SARS-CoV-2 causa doença leve ou doença grave nos indivíduos.

8h00 - Estirpes da Covid "muito provavelmente" surgiram em imunossuprimidos. De acordo com Anthony Fauci, o principal perito em doenças infeciosas do governo americano, o aparecimento de novas variantes do coronavírus afeta a possibilidade do desenvolvimento de fármacos e tratamentos eficazes.

7h48 - Certificados de vacinação têm de ser renovados a cada seis meses, segundo o portal do SNS24. O certificado pode ser renovado no próprio portal, na aplicação do Serviço Nacional de Saúde ou num dos balcões Espaço Cidadão.

7h35 - Casinos de Macau não fecham para já. O governo de Macau afastou hoje o cenário de encerrar os casinos, no âmbito do reforço de medidas de prevenção decididas nas últimas 24 horas e disse esperar o regresso à normalidade nos próximos 14 dias.

7h28 - A Alemanha registou mais 3.571 casos de infeção por Covid-19 e 25 mortes nas últimas 24 horas. Com estes valores, a incidência semanal subiu para 18,5 contágios por cem mil habitantes em sete dias, quando esse valor ontem estava nos 17,9.

7h25 - Sintomas de longa duração são raros nas crianças, diz estudo. A maioria das crianças que contrai Covid-19 recupera em menos de uma semana e apenas algumas ainda têm alguns dos sintomas mais comuns após um mês, segundo um estudo publicado na terça-feira no The Lancet.

7h20 - China deteta 96 novos casos de Covid-19, dos quais 71 por contágio local, cerca de metade na província de Jiangsu, no leste do país.

7h18 - Tailândia supera os 20.000 casos diários pela primeira vez. O número infeções e mortes por Covid-19 na Tailândia continuam a aumentar, com 20.200 casos e 188 mortes nas 24 horas, dois novos recordes, apesar das duras medidas de confinamento impostas a Banguecoque e a 29 outras províncias.

7h15 - Utilização de Tinder e outras app's de namoro aumentou durante a pandemia. A utilização de aplicações digitais de namoro aumentou nos últimos meses, apesar do distanciamento social recomendando pelas autoridades governamentais e de saúde, devido à pandemia, num momento em que as pessoas procuravam interações sociais enquanto estavam confinadas.

7h12 - Macau encerra espaços de diversão para evitar surto comunitário, num momento em que as autoridades avançaram para o teste massivo de toda a população, em três dias.

7h10 -  Bom dia, iniciamos aqui um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: DGS atualiza norma para crianças. Marcelo sem isolamento?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório