Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Recuperados superam novos casos; DGS reduz dose entre vacinas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Recuperados superam novos casos; DGS reduz dose entre vacinas
Notícias ao Minuto

08:14 - 03/08/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A Direção Geral da Saúde tornou possível, durante esta madrugada, o autoagendamento da vacina para os jovens com 16 ou mais anos. Em julho, a ministra da Saúde havia afirmado que a vacinação nos menores de 18 só seria possível se fossem cumpridos os planos de vacinação, pelo que tudo indica que o processo está a decorrer de acordo com as expetativas da governante.

A propósito da vacinação de menores de 12 a 15 anos, que tanta celeuma tem gerado, segundo a Associação Portuguesa de Neuromusculares, a norma da DGS veio "lançar a confusão" entre os pais e os médicos.

Recorde-se ainda que, em Portugal, já foram administradas mais de 12 milhões de doses de vacinas, sendo que mais de metade da população já tem o plano vacinal completo.

Já nos Estados Unidos, 70% da população está vacina com apenas uma dose. Situação que preocupa a Casa Branca, perante o aumento de infeções no país, considerando-se agora a hipótese de tornar a vacinação obrigatória para alguns dos seus funcionários.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 19 mortes e 2.076 novos casos relacionados com a Covid-19. A incidência e o risco de transmissibilidade baixaram no arranque desta semana, sendo a incidência, neste momento, de 394,6 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível nacional, enquanto o Rt se situa nos 0,94.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h45 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo link. 

15h40 - Autoridade Marítima Nacional aplicou, nos últimos dois meses, 71 multas relacionadas com medidas de prevenção contra a Covid-19 a banhistas e empresas com atividades nas praias portuguesas, informou esta terça-feira a RTP. De acordo com os dados adiantados, 22 pessoas foram multadas por não usarem máscara à entrada ou à saída do areal, com coimas no valor de 50 euros. 

14h40 - Espanha é o país europeu com a maior proporção de pessoas vacinadas (57,61%), de acordo com a Universidade de Oxford. Os dados foram revelados, esta terça-feira, pelo grupo de investigação BIOCOMSC, da Universidade Politécnica da Catalunha. Segundo estes, a Espanha está à frente da Bélgica, que tem 57,21% vacinados, o Reino Unido (56,49%) e a Alemanha (52,58%). 

14h25 - Municípios podem pedir reembolso de despesas até ao fim de agosto. O prazo para os municípios submeterem candidaturas para serem compensados, através de verbas comunitárias, pelas despesas realizadas no âmbito do combate à pandemia de covid-19 foi prorrogado até ao final de agosto, anunciou hoje o Governo.

14h03 - Portugal com mais 19 mortos e 2.076 novos casos de Covid-19. Acaba de ser divulgado o mais recente relatório epidemiológico da DGS e que dá conta de mais 2.076 novos casos e 19 óbitos (dez dos quais na região de LVT) nas últimas horas.

13h58 - Irão registou novo máximo de casos nas últimas 24 horas. Mais 39.019 infetados no Irão, de acordo com o balanço oficial do país onde a situação sanitária continua a agravar-se

13h45 - DGS autoriza reduzir prazo entre as duas doses da vacina da Pfizer. A Direção Geral de Saúde atualizou, esta terça-feira, a norma sobre a vacinação com a COMIRNATY (mais conhecida por vacina da Pfizer) reduzindo de 28 para entre 21 a 28 dias a toma da segunda dose.

13h28 - PRR? "Foi um trabalho intenso" mas "país soube dar resposta". O ministro do Planeamento afirmou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência foi um "trabalho intenso e desafiante", mas sublinhou que "o país soube dar resposta", depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões de euros a Portugal.

13h12 - Portugal está a oferecer "bolachas de água e sal" enquanto outros países oferecem "caviar". A analogia recorrendo à vacinação em Portugal e as ofertas feitas por outros países aos enfermeiros portugueses, foi feita pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

"Portugal está a oferecer, para fazer uma comparação, bolachas de água e sal aos enfermeiros e os países estrangeiros estão a oferecer caviar", comentou Ana Rita Cavaco, explicando que em termos de salários pagam "três e quatro vezes" mais.

12h55 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 17 novos casos positivos de covid-19, dos quais 11 em São Miguel, quatro na Terceira, um em São Jorge e um no Pico, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h50 - "60% da população da UE já está vacinada", anuncia Von der Leyen. A União Europeia (UE) atingiu hoje a meta de 60% da população adulta totalmente vacinada contra a covid-19, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sendo que o ECDC indica que são 58%.

12h42 - África com mais 565 mortes e 25.645 novas infeções nas últimas horas. África registou nas últimas 24 horas mais 565 mortes associadas à covid-19 e 25.645 novas infeções, totalizando agora 171.752 óbitos e 6.780.837 casos, segundo os dados oficiais mais recentes da pandemia na região.


12h38 - Primeiros milhões da 'bazuca' já chegaram. No dia em que Portugal recebeu a primeira tranche, de 2,2 mil milhões, da Comissão Europeia referente ao pré-financiamento de 13% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante global de 16,6 mil milhões de euros, aprovado no mês passado, o ministro das Finanças destaca que o nosso país integra "o grupo de três a receber o primeiro pagamento". 

“Todo o nosso empenho durante meses foi determinante para chegarmos ao dia de hoje", afirma João Leão, vincando que o PRR estará "ao serviço das pessoas e da transição verde e digital".

11h44 - O ministro das Finanças britânico incentiva jovens a voltar aos locais de trabalho. Rishi Sunak alertou os mais jovens do impacto que o teletrabalho pode ter na sua carreira. O aviso surge numa altura em que o teletrabalho deixa de ser obrigatório. Em entrevista ao LinkedIn News, publicada na imprensa britânica, este afirmou que não teria tido uma carreira tão bem sucedida, se tivesse iniciado a sua vida profissional virtualmente.

11h30 - O secretário-geral do PS, António Costa, endereçou hoje aos autarcas socialistas "uma palavra de confiança", destacando o papel "essencial" que terão na execução do Plano de Recuperação e Resiliência e no PT2030.

"A campanha de vacinação dá-nos confiança de que vamos vencer esta pandemia que enfrentamos já há ano e meio. Por outro lado, as medidas que adotámos para proteger o emprego, os rendimentos e as empresas têm dado resultados positivos", escreve o também primeiro-ministro português.

11h27 - A Comissão Europeia desembolsou hoje 2,2 mil milhões de euros a Portugal referente ao pré-financiamento de 13% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante global de 16,6 mil milhões de euros, aprovado no mês passado.

11h22 - Autoagendamento fica exclusivo para jovens com 16 ou 17 anos. O autoagendamento para a vacina contra a Covid-19 passou a ser exclusivo para os jovens com 16 a 17 anos, avança, esta terça-feira a TSF. As outras faixas etárias terão, assim, de esperar.

11h18 - Paquistão atinge objetivo de um milhão de vacinados por dia. Foi esta terça-feira que o Paquistão anunciou ter atingido a marca pretendida: um milhão de pessoas inoculadas contra a Covid-19 por dia. Numa mensagem publicada na rede social Twitter, Asad Umar, o ministro que tem a tutela dos assuntos relacionados com a pandemia, revelou: "Fico feliz em informar que a meta que estabelecemos para um milhão de vacinações num dia foi ultrapassada."

10h58 - Rússia contabiliza mais 788 mortes e 22.010 novos casos. A Rússia registou, nas últimas 24 horas, mais 788 vítimas mortais e 22.010 infeções - 1.952 destas em Moscovo. No total, desde o início da pandemia, o país já confirmou 6.334.195 contágios. 

10h42 - Variante Delta com prevalência acima dos 95% em todas as regiões do país. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) apresentou, esta terça-feira, o mais recente relatório sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. De acordo com os dados analisados pelo instituto na última semana, neste momento, a variante do novo coronavírus mais prevalente em Portugal continua a ser a estirpe Delta "com uma frequência relativa de 98.3%", estando "acima de 95% em todas as regiões" do país. 

10h30 - Deputados do CDS pedem esclarecimentos sobre vacinação de adolescentes. A bancada parlamentar do CDS entregou, esta terça-feira, um requerimento na Assembleia da República a pedir esclarecimentos à ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a vacinação contra Covid-19 de adolescentes com idades entre os 12 e os 15 anos. 

10h20 - Execução de Fundo Covid-19 em Timor-Leste atinge 33%. A taxa de execução do Fundo Covid-19, criado pelo Governo timorense para responder à pandemia, atingiu até final de julho 33%, com um total de 94,1 milhões de dólares (79,2 milhões de euros) efetivamente gastos, segundo o Ministério das Finanças.

09h57 - Ibiza quer 'detetives' estrangeiros para se infiltrarem em festas. As autoridades da ilha espanhola querem, indica o The Guardian, juntar um 'esquadrão' que seja capaz de se infiltrar nas celebrações que estão a violar os regulamentos locais no que à pandemia diz respeito. Ao descobrirem uma festa que não esteja a cumprir as regras, devem denunciá-la à polícia. 

09h50 - A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, vai ser hoje vacinada contra a Covid-19. Recorde-se que após ter-se indignado contra todos aqueles que foram vacinados de forma imprópria, a bastonária referiu por diversas vezes que só seria inoculada depois de todos os enfermeiros já terem sido vacinados.

09h46 - O Governo de Macau declarou hoje o "estado de emergência imediata", após identificar dois casos de covid-19 e com as autoridades a afirmarem que o território "está em risco de sofrer um surto" comunitário.

09h42 - Casos no município timorense de Ermera continuam a aumentar. O município timorense de Ermera, a sul da capital, continua a registar a maior fatia das novas infeções do SARS-CoV-2 em Timor-Leste, com a região a ter atualmente mais de 54% de todos os casos ativos no país.

08h30 - Médicos alertam que inúmeros doentes sofrem de perda de cabelo pós-Covid. O início súbito da queda de cabelo - condição denominada de eflúvio telógeno - é causado principalmente devido ao stress, défice nutricional e por reações inflamatórias provocadas pela Covid-19, explicam especialistas em saúde.

08h20 - Wuhan vai testar toda a sua população. A cidade de Wuhan, na China, vais testar toda a sua população de mais de 11 milhões habitantes à Covid-19. A decisão foi anunciada esta terça-feira na sequência de sete casos de Covid-19 que foram identificados nas últimas horas na cidade. Esta é a primeira vez, em um ano, que Wuhan, identifica casos locais da doença.

07h45 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 1.766 casos de Covid-19 e 19 mortes relacionadas com doença. No total, desde o início da pandemia, o país já registou 3.773.875 casos e 91.679 vítimas mortais.

07h40 - Vacinação de jovens? Associação de Neuromusculares preocupada com impasse. A Associação Portuguesa de Neuromusculares pediu hoje à Direção-Geral da Saúde (DGS) que responda "com rapidez" sobre quais são as doenças prioritárias para vacinar as crianças entre os 12 e os 15 anos. Em declarações à agência Lusa, Joaquim Brites considerou que a norma da DGS veio "lançar a confusão" entre os pais e os médicos.

07h22 - EUA com 70% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina, um número insuficiente devido à explosão de novas infeções. A Casa Branca defendeu hoje que "chegou o momento" de alargar as obrigações de vacinação, algo que o governo federal já fez com os seus funcionários e está também a considerar a possibilidade de aplicar às Forças Armadas.

07h17 - Autoagendamento para pessoas com 16 ou mais anos já disponível. O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou hoje de madrugada disponível no site na Internet da Direção-Geral da Saúde. Esta modalidade permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS. Para fazer o teu agendamento, clica aqui.

07h17 - China deteta 61 novos casos locais. A China anunciou hoje ter identificado 90 novos casos de covid-19, dos quais 61 por contágio local, a maioria na província de Jiangsu, no leste do país.

07h15 - Bom dia! Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações do dia de ontem sobre a pandemia, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Venezuela recebe milhões de vacinas; 557 mil óbitos no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório