Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Internamentos 'disparam'; Portugal é 8.º em novos casos na UE

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos 'disparam'; Portugal é 8.º em novos casos na UE
Notícias ao Minuto

08:15 - 02/08/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal sentiu, neste domingo, um relativo regresso à normalidade com o alívio de restrições referentes, sobretudo, a espaços comerciais sem restrições de horários e a restaurantes, bares e discotecas, até às 2h00 da manhã, ainda que sob algumas condições.

A noite de Lisboa, por exemplo, voltou a animar, e muitos foram os os que disseram presente nos diversos espaços de diversão noturna da cidade.

Para Luís Marques Mendes, este novo "passo" rumo aos desconfinamento marca o "início de uma nova fase", a qual depende também do avanço da vacinação, segundo destacou o comentador no seu espaço semanal na antena da SIC.

Este é, aliás, um tema que muito tem dado que falar, sobretudo numa altura em que a vacinação dos mais jovens está a dividir o Governo e a Direção Geral de Saúde. Recorde-se que António Costa foi o primeiro a defender a vacinação dos jovens entre os 2 e os 15 anos, a pensar, essencialmente, no regresso à escola em setembro. A ideia não foi corroborada pela DGS que viria mais tarde a dizer que a vacinação contra a covid-19 em jovens seria apenas aconselhável a menores com doenças de risco.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa disse no sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a Covid-19 para crianças saudáveis, considerando que "esse espaço continua aberto à livre escolha dos pais". Mais uma vez a DGS decidiu intervir e lembrar que jovens sem doenças têm de ter prescrição médica para ser vacinados, não bastando a vontade dos pais. O Presidente da República daria então um passo atrás nas suas palavras e, apesar de reiterar ser "fundamental" a iniciativa dos pais, realçou que o processo deve contar com intervenção médica.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h45 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link. 

15h31 - Novo recorde de número de infeções diárias no Irão. O Irão registou hoje um novo recorde de infeções de covid-19 em 24 horas, com mais de 37.000 novos casos, e também o maior número de mortes diárias em três meses, 411.

15h26 - Moçambique recebeu hoje mais de 500 mil doses de vacinas. O Governo moçambicano recebeu hoje mais de 500 mil doses da vacina chinesa VeroCell contra a covid-19, que serão usadas para acelerar a imunização da população, numa altura em que o país está em plena terceira vaga da pandemia.

15h00 - A Organização Mundial de Saúde recorda que uma mulher que esteja infetada, e que esteja a amamentar, deve ser incentivada a continuar a fazê-lo e a manter contacto físico com o seu bebé, dado que isso torna a criança mais forte e saudável.

14h20 - AHRESP apela a que "mais sigam" exemplo de várias autarquias na testagem. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou hoje a que "mais sigam" o exemplo de várias autarquias pioneiras nas políticas de testagem para ajudar estes setores "especialmente fustigados" pelas medidas de controlo da pandemia.
  

14h07 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais nove mortes e 1.190 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico, revelado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os internamentos voltaram a 'disparar'. São 968 as pessoas internadas em hospitais nacionais devido à Covid-19 (mais 45), sendo que, destas, 203 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (mais três). 

A matriz de risco desta segunda-feira, dia 2 de agosto, mostra que tanto a incidência da Covid-19 como o Rt baixaram em Portugal. A incidência é, neste momento, de 394,6 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes a nível nacional. O Rt situa-se nos 0,94 tanto nos níveis nacional como continental.

Notícias ao Minuto Matriz de risco© DGS  

13h46 - 49 novos casos nos Açores. Em comunicado enviado às redações, a Autoridade Regional dá conta de mais 49 novos contágios no arquipélago nas últimas horas, especificando que 43 foram detetados em São Miguel, três em Santa Maria, dois na Terceira e um no Pico, decorrentes de 1.186 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região

13h42 - De férias? "Aproveite este verão com segurança. Porque verão protegido, futuro garantido", escreve o SNS através das redes sociais, lembrando uma regra, em vigor, e importante

13h23 - Portugal desce em média de novos casos diários na UE. Na última semana, Portugal passou de quinto para oitavo país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2, com uma média diária de 188 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o site Our World in Data

13h19 - Médicos nigerianos em greve. Analistas já receiam 3.ª vaga. Os médicos dos hospitais públicos da Nigéria entraram esta segunda-feira em greve, em protesto contra o não pagamento de salários em atraso e falta de recursos nos hospitais do país, que temem uma terceira vaga de coronavírus

13h05 - Dia da Defesa Nacional com 'apenas' três casos em mais de 42 mil jovens. Cerca de 42 mil jovens participaram entre setembro de 2020 e julho deste ano nas atividades do Dia da Defesa Nacional, registando-se apenas três casos positivos à covid-19 que não geraram surtos, segundo dados do Governo.

12h48 - Um morto em manifestação em Berlim. Um homem de 49 anos morreu na altura em que era detido na rua pela polícia alemã durante protestos em Berlim contra as medidas destinadas a evitar a propagação do novo coronavírus, disseram hoje as autoridades policiais.   

12h40 - Balanço mundial. A pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 4.227.765 mortos em todo o mundo desde que a OMS detetou a doença na China no final de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

12h35 - Pequim restringe entradas na cidade para se proteger de surtos. Pequim restringiu hoje a entrada na cidade de pessoas oriundas de áreas consideradas de risco, na tentativa de proteger a capital chinesa dos surtos de coronavírus que afetam várias províncias do país asiático.

12h30 - Em que locais necessita de apresentar certificado ou teste? No dia seguinte ao arranque da primeira fase da "libertação", Governo português fez questão de relembrar onde necessita de apresentar certificado ou teste. Recorde as 'novas' medidas em vigor em todo o território continental aqui.

12h15 - AHP considera "excelente avanço" novo plano de desconfinamento. A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) considerou hoje que o plano de desconfinamento, em vigor desde domingo, "é um excelente avanço para o início da normalização do setor", sobretudo pelo facto de estar definido já para o médio prazo.

11h20 - Dielmar pede insolvência. A empresa Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e com cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da pandemia de covid-19.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, disse hoje à agência Lusa que a insolvência da empresa de vestuário Dielmar, com 300 trabalhadores, é "uma situação trágica para o concelho".

10h55 - Hotelaria com bons sinais mas poucos carros para tanta procura. O mês de agosto, que concentra a maior parte das férias dos turistas, deve traduzir-se numa ocupação hoteleira "bem interessante" nos Açores, enquanto as empresas de aluguer de carros admitem "dificuldades" em responder a tanta procura.

10h39 - Imunidade de grupo em França só no início do outono com 90% vacinados. O chefe do organismo responsável por aconselhar o Governo francês sobre a estratégia de vacinação anticovid-19 admitiu hoje que alcançar a imunidade de grupo em França só no início do outono, com 90% da população vacinada.

10h30 - Testar (continua) a ser fundamental. Faça-o, um conselho do SNS.

09h40 - Cerca de 300 soldados saíram hoje à rua para assegurar o "cumprimento máximo" das restrições impostas em Sydney devido a um surto da variante delta da covid-19. A operação de seis semanas "não deve ser motivo de preocupação", disse hoje o responsável da polícia do estado de New South Wales, David Elliot, descrevendo o destacamento como "normal".

08h34 - Vacinação de crianças e jovens? "Não estamos a fazer experimentação". Mário Morais de Almeida, imunoalergologista, defendeu, na SIC Notícias, a vacinação das faixas etárias mais baixas contra a Covid-19: "No caso de as termos [doses suficientes], deverá ser esta vacina feita".

08h23 - 11% dos doentes têm problemas de memória 8 meses após Covid-19. De acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open e citado pela revista Galileu, uma equipa de investigadores alertou para o risco de perda de memória como consequência de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19 - condição que mesmo após oito meses, persistiu entre indivíduos que padeceram de "casos relativamente leves" da patologia. 

07h48 - Primeira fase da "libertação" abriu bares e lisboetas disseram 'presente'. As restrições de horários para restaurantes e bares 'caíram' na primeira fase da "libertação" anunciada na passada quinta-feira por António Costa. A queda desta regra fez-se sentir logo na noite de ontem em Lisboa. Na capital, como é hábito, a zona do Cais do Sodré foi uma das mais 'concorridas'. Foi aqui que centenas de pessoas fizeram a festa da primeira fase de 'abertura' do país que nos irá levar à normalidade. 

Notícias ao Minuto Zona dos Cais do Sodré, em Lisboa, foi das mais concorridas© Getty Images  

07h35 -  Desconfinamento "é um passo na direção certa". Luís Marques Mendes considerou, na noite de domingo, na antena da SIC, que as medidas tomadas pelo Governo no processo de desconfinamento são “globalmente positivas” e marcam o “início de uma nova fase”. Para o comentador, "este é um passo na boa direção” e cujo sucesso depende em grande parte da vacinação. O social-democrata fez sobressair ainda que “esta nova fase acaba com o pesadelo das quintas-feiras de Conselhos de Ministros”.

07h30 - Tailândia vai prolongar confinamento de Banguecoque. A Tailândia vai prolongar a partir de terça-feira o confinamento de Banguecoque e de 28 outras províncias durante agosto, uma medida para travar a pior fase do surto de covid-19 no país.

07h28 - As discotecas podem, desde este domingo voltar a abrir portas, embora sujeitas às regras da restauração. Muitos empresários da noite negam-se a aceitar as normas e preferem manter as portas fechadas. É o caso da discoteca Lux Frágil, em Lisboa, que nas redes sociais lamenta o facto de continuar a ser proibido dançar nestes espaços.

07h27 - A Alemanha soma, esta segunda-feira, mais 847 casos de Covid-19 e uma morte relacionada com doença. No total, e desde o início da pandemia, o país já registou 3.772.109 casos e 91.660 vítimas mortais.

07h23 - Negócios renascem na Praia. Depois do período inicial conturbado, com avanços e recuos devido à pandemia da Covid-19, os negócios renascem na cidade da Praia e ninguém quer voltar atrás nas restrições para combater a doença em Cabo Verde.

07h20 - Amamentar e vacinar, tudo o que tem de saber. As mães infetadas com Covid devem ser apoiadas a amamentar, mesmo se sintomáticas, pois os benefícios da amamentação superam o risco de infeção dos bebés. A vacinação anti-Covid é recomendada quer a grávidas quer a mães a amamentar, apesar do pouco tempo de estudos das vacinas, esperando-se efeito protetor na mãe e eventualmente (direta ou indiretamente) também no bebé. Consulte aqui a opinião mais detalhada sobre o assunto de Inês Palma dos Reis, Coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

07h16 - China deteta 55 novos casos locais. A China anunciou hoje ter identificado 98 novos casos de covid-19, dos quais 55 por contágio local, a maioria na província de Jiangsu, no leste do país.

07h15 - Bom dia! Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações do dia de ontem sobre a pandemia, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação dos 12 aos 15? DGS esclarece; 3.ª dose na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório