Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Vacinação dos 12 aos 15? DGS esclarece; 3.ª dose na Alemanha

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Vacinação dos 12 aos 15? DGS esclarece; 3.ª dose na Alemanha
Notícias ao Minuto

08:11 - 01/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal respira a partir de hoje de alívio. Com 57% da população totalmente vacinada, o Governo decidiu começar a aliviar as medidas de restrição, no dia, precisamente, que assinala o início de agosto e o início das férias de muitos portugueses.

A partir de agora todo o país funciona com as mesmas regras, que vão variando consoante o evoluir da vacinação.

Comerciantes e empresários da restauração e do entretenimento podem assim 'esfregar as mãos', numa altura em que se começa a assistir a um progressivo regresso à normalidade (embora as medidas ainda não satisfaçam por completo).

Posto isto, há a assinalar que a partir de hoje, e entre outras medidas, os restaurantes passam a poder estar abertos até às 2h, já não há limitações à circulação da via pública, e o teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser apenas recomendado. 

Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra de visita ao Brasil, mostrou-se satisfeito com as novas medidas, considerando tratar-se de uma reabertura "sensata", dado que a pandemia no país "avança no bom sentido".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

22h35 - No último dia, o Brasil somou mais 20.503 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e 464 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com a atualização feita este domingo pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

21h10 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que a vacinação de crianças com idades entre 12 e 15 anos sem doenças tem de ter prescrição médica, não bastando a vontade dos pais, como defendeu o Presidente.

20h40 - A Madeira registou hoje 28 novos casos de Covid-19 e mais uma morte associada à doença nas últimas 24 horas, reportando situações ativas, anunciaram hoje as autoridades de saúde do arquipélago.

20h30- O número de doentes com Covid-19 nas unidades de cuidados intensivo em França ultrapassou hoje os 1.100, três dias depois de se ter situado acima de mil, indicaram as autoridades sanitárias do país.
 

19h00 - A Alemanha pondera administrar uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aos idosos e pessoas imunodeprimidas a partir de setembro, avançou hoje a AFP, citando um projeto do Ministério da Saúde alemão.

17h50 -  Milhares de pessoas protestaram hoje nas ruas de Berlim, na Alemanha, contra as medidas anti-pandemia do Governo, apesar das proibições de ajuntamentos, levando a confrontos com a polícia e 500 detenções, segundo as autoridades.

Notícias ao Minuto Há registo de 500 detidos© Getty Images  

17h40 -  Os Estados Unidos não deverão regressar aos confinamentos para conter a covid-19, apesar do aumento de casos devido à variante Delta do vírus, defendeu hoje o principal perito em doenças infecciosas do governo americano, Anthony Fauci.

16h45 - Itália diagnosticou, no último dia, 5.321 casos de infeção pelo novo coronavírus e cinco mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com o balanço feito este domingo. Trata-se de uma descida em relação aos dados de sábado, dia em que foram reportados  6.513 novos casos e 16 mortes. 

16h00 - O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, mais 24.470 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total de casos, desde o início da pandemia, para 5.880.667. De acordo com a atualização feita este domingo, no último dia morreram mais 65 pessoas com Covid-19 no Reino Unido, aumentando o total de óbitos para 129.719. 

15h10 - O líder do Iniciativa Liberal acusou hoje autoridades de saúde e autoridades políticas de falta de coordenação sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19, defendendo que só devem vacinar-se aquelas que padecem de doenças graves.

14h31 - Açores com 44 novos casos e 40 recuperações nas últimas 24 horas, havendo no arquipélago 563 casos positivos ativos, informa hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

14h20 - Portugal registou 8 mortes e 2.306 novos casos de Covid-19, conforme revela o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo. 

O número de internamentos volta a subir com mais 28 pessoas internadas em enfermaria, e mais cinco em Unidades de Cuidados Intensivos. No total, há 923 pessoas internadas, 200 em UCI.

Há, ainda, a salientar o caso de 1.500 doentes que recuperaram nas últimas 24 horas. Há, agora, 50.054 casos ativos da doença (mais 798 do que ontem).

13h00 - Teste negativo para quem quiser entrar na Alemanha sem vacinação completa. A Alemanha exige a partir de hoje um teste negativo para todos os viajantes com 12 anos ou mais que pretendam entrar no país e não tenham a vacinação completa contra a Covid-19 ou o certificado de recuperação da doença.

12h46 - YouTube suspende canal Sky News Austrália por desinformação. O YouTube anunciou hoje a suspensão por uma semana da Sky News Austrália da sua plataforma de partilha de vídeos devido a informações consideradas falsas sobre a Covid-19.

12h40 - Pandemia já matou pelo menos 4,22 milhões de pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

12h35 - Cerca de 1.200 jovens com mais de 12 anos foram vacinados na Madeira. Mais de 1.200 adolescentes residentes na Madeira com idades entre os 12 e os 17 anos foram vacinados no sábado contra a Covid-19 no primeiro 'open day' promovido para este escalão etário, disse hoje fonte do Governo Regional.

12h28 - Israel começa a vacinar adultos com mais de 60 anos com terceira dose. Israel começou hoje a administrar, de forma generalizada, a terceira dose da vacina contra Covid-19 em adultos com mais de 60 anos, após iniciar esta fase na sexta-feira com o presidente e um número reduzido de pessoas.

12h20 - ASAE encerra estabelecimento ilegal com "mais de 400 clientes". A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou no sábado à noite um estabelecimento ilegal em Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, onde estavam "mais de 400 clientes", sem cumprimento das medidas para controlar a pandemia de Covid-19.

12h00 - SNS recorda que o país só vai vacinar adolescentes com comorbilidades.

10h30 - Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem. Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens, anunciou hoje o ministro da Saúde, Sajid Javid.

09h45 - Milhões de famílias ameaçadas de despejo devido a fim das moratórias. Milhões de famílias americanas têm sido ameaçadas de despejo a partir de hoje numa altura de ressurgimento da pandemia de Covid-19 e da cacofonia política envolvendo tanto o parlamento como a Casa Branca.

09h00 - Embaixador de Portugal pede a luso-venezuelanos que se vacinem. O embaixador de Portugal em Caracas disse que em breve a Venezuela vai receber vacinas, através do Fundo de Acesso Global para Vacinas Covid-19 (Covax), e apelou à comunidade luso-venezuelana para que se vacine rapidamente.

08h20 - Vacinação e restrições evitaram 35 mil casos em julho. Segundo o jornal Público, o aumento do ritmo da vacinação e as medidas de restrição individuais e coletivas, em conjunto, terão evitado cerca de 35 mil novos casos de covid-19 em Julho. A conclusão é de um estudo feito pelo Covid19 Insights.

07h56 - Partidas da Taça da Liga jogam-se hoje com público nas bancadas.  A segunda fase da Taça da Liga de futebol conclui-se hoje com sete jogos, três do quais estavam inicialmente agendados para sábado, mas foram alterados para que também possam ter público nas bancadas.

07h49 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 2.097 casos de Covid-19, totalizando assim 3.771.262 infetados desde o início da pandemia. Este domingo, há a lamentar apenas uma morte. Já morreram no país germânico 91.659 pessoas vítimas da Covid-19.

07h45 - Marcelo satisfeito com reabertura "sensata". O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, classificou, no sábado, como "sensata" a reabertura do país e o alívio de restrições impostas pela pandemia, considerando que as medidas anunciadas pelo Governo correspondem à "expectativa de muitos portugueses".

07h42 - Luso-brasileiros pedem reconhecimento das vacinas adotadas no Brasil. A comunidade luso-brasileira em São Paulo pediu o reconhecimento das vacinas contra a Covid-19 administradas no Brasil, num encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, que adiantou estar em negociação um acordo entre os dois países.
  

07h38 - Alívio das restrições arranca hoje. O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a Covid-19 arranca hoje com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração e eventos culturais e desportivos. Eis algumas das mudanças que acontecem hoje:

  • Fim da limitação de circulação na via pública a partir das 23:00.
  • Teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado em todo o continente.
  • Restaurantes passam a poder estar abertos até às 2:00 da madrugada
  • Reabrem equipamentos de diversão, como carrosséis e jogos itinerantes;
  • Reabertura dos bares e das discotecas com CAE de bar mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes.
  • Acabam as restrições de horários para o comércio.
  • Volta a ser permitido público nos eventos desportivos, com regras a definir pela DGS.
  • Casamentos e batizados com limite de lotação de 50%.
  • Eventos culturais com público até 66% da lotação do espaço e com alargamento do horário até às 2h00.

Confira aqui o  calendário completo do plano do Governo para o levantamento gradual das restrições em função da vacinação.

7h35 - China deteta 75 novos casos locais.  A China anunciou hoje ter detetado 75 novos casos de Covid-19 no sábado, dos quais 53 locais e a maioria na província de Jiangsu (leste), palco de um surto nos últimos dias.


7h30 - Bom dia! Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações do dia de ontem sobre a pandemia, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 556 mil óbitos no Brasil; Pressão hospitalar aumenta em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório