Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cerca de 1.200 jovens com mais de 12 anos foram vacinados na Madeira

Mais de 1.200 adolescentes residentes na Madeira com idades entre os 12 e os 17 anos foram vacinados no sábado contra a Covid-19 no primeiro 'open day' promovido para este escalão etário, disse hoje fonte do Governo Regional.

Cerca de 1.200 jovens com mais de 12 anos foram vacinados na Madeira
Notícias ao Minuto

12:31 - 01/08/21 por Lusa

País Covid-19

De acordo com a informação enviada à agência Lusa pelo gabinete do secretário da Saúde da Madeira, do total de 2.036 vacinas administradas no sábado no centro de vacinação do Funchal, "1.207 foram a adolescentes entre os 12 e os 17 anos".

Foram vacinados 368 adolescentes com idades entre os 12 e os 14 anos e administradas 839 vacinas a jovens entre os 15 e os 17 anos.

As autoridades de saúde da Madeira decidiram realizar no sábado o primeiro 'open day' para vacinar adolescentes a partir dos 12 anos no centro de vacinação do Funchal.

A iniciativa teve uma "grande adesão" e, logo antes das 09h00, os adolescentes começaram a concentrar-se, acompanhados pelos pais, para serem vacinados, formando extensas filas.

A enfermeira responsável pelo centro, Ana Gouveia, disse que foi necessário "reorganizar" a operação para "não perder a oportunidade" de vacinar os adolescentes, apontando que logo "antes da primeira meia hora" cerca de uma centena tinham sido inoculados.

O secretário da Saúde da Madeira esteve também no local e considerou que a grande afluência era uma evidencia de "grande maturidade e responsabilidade" dos jovens que sabem que "esta é mais uma arma que têm à sua disposição para continuarem a estar protegidos".

O responsável defendeu que os jovens também têm de "ser protegidos adicionalmente", até porque a Direção-Geral de Saúde (DGS), que recomendou, sexta-feira, a administração da vacina neste escalão etário apenas em casos associados a doenças graves, "admitiu que muitas crianças, muitos jovens foram infetados no decurso desta pandemia em Portugal".

Ter cerca de 20 mil jovens vacinados contra a Covid-19 na região para permitir o inicio do novo ano letivo em segurança, porque "estes poderem ser infetados e infetar outros", é o objetivo do governo madeirense.

O governante ainda anunciou que está previsto mais uma 'casa aberta' para esta faixa etária na próxima quarta-feira e que a iniciativa vai estender-se a outros concelhos da região, incluindo a ilha do Porto Santo onde muitos passam férias.

As vacinas administradas "são recomendadas pela Agência Europeia do Medicamento, que são a Johnson e a Pfizer".

A Madeira tem mais de metade da população residente com a vacinação completa e, segundo o contador ao minuto, hoje, pelas 11h50, tinham sido administradas mais de 302 mil vacinas na região.

De acordo com os últimos dados divulgados sábado pela Direção Regional de Saúde, a Madeira reportou 22 novos infetados, 23 doentes recuperados e 242 situações ativas, totalizando 10.251 casos desde março de 2020.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.202.179 mortos em todo o mundo, entre mais de 196,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.361 pessoas e foram registados 968.631 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Leia Também: Adolescentes da Madeira deram "sinal de maturidade" aderindo à vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório