Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

EUA "certos" de envolvimento do Irão em ataque contra petroleiro

Os Estados Unidos "estão certos de que o Irão levou a cabo o ataque mortal" no mar Arábico contra um petroleiro propriedade de um bilionário, assumiu hoje o Secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken.

EUA "certos" de envolvimento do Irão em ataque contra petroleiro
Notícias ao Minuto

19:32 - 01/08/21 por Lusa

Mundo EUA/Irão

O governante dos EUA adiantou ainda que o país está "a consultar os governos da região e não só sobre uma resposta apropriada e iminente".

A posição norte-americana sobre o ataque surge na sequência da acusação de Israel, com o primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, a garantir hoje que o seu país tinha "provas" do envolvimento iraniano, apesar de Teerão ter negado qualquer ligação ao caso.

"Acabo de ouvir que o Irão, de uma forma cobarde, está a tentar escapar à responsabilidade neste caso, que eles estão a negar [qualquer envolvimento]. Portanto, posso dizer com absoluta certeza que o Irão levou a cabo este ataque ao navio [...]. Há provas disso", afirmou, durante a reunião semanal do seu governo.

"Esperamos que a comunidade internacional envie um sinal claro ao regime iraniano de que cometeu um erro grave. Em qualquer caso, sabemos como enviar uma mensagem ao Irão, à nossa própria maneira", acrescentou, sem especificar.

Na quinta-feira, o petroleiro "Mercer Street", foi alvo de um ataque com 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) no mar Arábico, segundo os militares norte-americanos, que têm vários navios na região.

O ataque, que não foi reivindicado, deixou duas pessoas mortas - um britânico empregado pela empresa de segurança Ambrey, e um membro da tripulação romena, segundo o armador Zodiac Maritime, uma empresa internacional com sede em Londres, propriedade do israelita Eyal Ofer.

Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Saeed Khatibzadeh, a acusação de que o Irão levou a cabo o ataque é "sem fundamento", referindo que "tais jogos de culpas não são novidade".

"Os responsáveis por este [ataque] são aqueles que tornaram possível ao regime israelita colocar o seu pé nesta região", considerou.

O incidente registado na quinta-feira à noite contra o petroleiro "Mercer Street" marcou o primeiro ataque com vítimas mortais conhecido após anos de ataques a navios comerciais na região ligados a tensões com o Irão.

Leia Também: Israel diz que há provas de envolvimento do Irão em ataque a petroleiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório