Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Duas sinagogas perto de Telavive vandalizadas e pintadas com suásticas

Duas sinagogas na cidade de Bnei Brak, perto de Telavive, foram vandalizadas e pintadas com suásticas, segundo a polícia, tendo o primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, classificado hoje este ato como "um grave crime de incitamento ao ódio".

Duas sinagogas perto de Telavive vandalizadas e pintadas com suásticas
Notícias ao Minuto

13:37 - 01/08/21 por Lusa

Mundo Ataques

Segundo o rabino da sinagoga "Jovem Israel", Haim Asher Landau, os fiéis descobriram suásticas pintadas em duas portas do local de culto, quando vieram assistir às orações da manhã de sábado.

"Este ato de vandalismo numa sinagoga em Bnei Brak é um crime grave de incitamento ao ódio"", disse Naftali Bennett, através de uma declaração.

A polícia disse que uma segunda sinagoga foi vandalizada durante o fim de semana em Bnei Brak, uma cidade com uma maioria de judeus ortodoxos, e que foi aberta uma investigação.

"É uma sensação terrível. É um sentimento de luto", disse Haim Asher Landau à agência AFP, afirmando-se descendente de sobreviventes do holocausto, como muitos outros fiéis na sua sinagoga.

O rabino acrescentou que fotografias de Shira Banki - uma adolescente esfaqueada até à morte por um judeu ultraortodoxo, em 2015, durante uma marcha do Orgulho em Jerusalém - foram encontradas espalhadas pelo chão e preservativos colocados nas maçanetas das portas.

Foram encontradas outras fotografias da rapariga e suásticas na outra sinagoga vandalizada da vizinhança, segundo o rabino.

O vandalismo é o resultado de "uma campanha de incitamento ao ódio dos políticos e dos meios de comunicação contra os judeus ultraortodoxos", disse Israel Eichler, membro do judaísmo unido ultraortodoxo do partido Torah, citado pelo portal da Internet de notícias religiosas Kikar Hashabbat.

Leia Também: Marcha do orgulho gay em Telavive reúne milhares de pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório