Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal fora do vermelho. 'Ok' a maior produção da Moderna

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal fora do vermelho. 'Ok' a maior produção da Moderna
Notícias ao Minuto

08:08 - 30/07/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal registou, segundo o boletim emitido mais recentemente, 14 mortes e 2.595 novos casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram no país 17.344 pessoas e foram registados 966.041 infetados. 

O Governo esteve ontem reunido em Conselho de Ministros, tendo sido atualizadas e aliviadas as medidas de restrição já a partir de domingo, dia 1 de agosto. Em todas as fases de desconfinamento o certificado de vacinação passará a ter um papel central.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

16h00 - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos através deste link.

15h21 - Açores com 39 casos positivos nas últimas 24 horas. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 39 casos positivos de Covid-19, menos 34 do que na quinta-feira, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional. No boletim diário, aquela entidade refere que 28 dos novos casos de infeção se registaram na ilha de São Miguel, 10 na Terceira e um em São Jorge, após "2.852 análises realizadas nos laboratórios de referência e uma realizada em farmácia por um profissional de saúde".

15h19 - Hungria ameaça despedir trabalhadores que não se vacinem até setembro. O Governo da Hungria impôs, por decerto, a vacinação obrigatória contra o Covid-19 aos trabalhadores da saúde, incluindo o setor de fornecimento de medicamentos, com a ameaça de despedimento caso não recebam a primeira dose até 1 de setembro.

14h43 - EMA aprovou aumento de capacidade de produção da Moderna. A Agência Europeia do Medicamento anunciou, esta sexta-feira, ter autorizado um aumento da capacidade de produção da vacina da Moderna, chamada agora Spikevax, nos Estados Unidos. A decisão "terá um impacto significativo no fornecimento da vacina para os países da União Europeia".

14h19 - Incidência e Rt descem a nivel nacional. Destaque ainda para a atualização da matriz de risco e que indica que o índica de transmissibilidade (Rt) está agora abaixo de 1, quer a nível nacional quer no continente. Também a incidência desceu a nível nacional para 419,2 casos por 100 mil habitantes (era na quarta-feira de 428,3 casos por 100 mil habitantes) e manteve-se em 439,3 por 100 mil habitantes no continente.

14h11 - Há mais 14 mortos em dia com 2.595 novos casos de Covid-19. Rt em 0,98. Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS e que dá conta de mais 2.595 novos contágios nas últimas horas e 14 óbitos. Nas últimas 24 horas recuperaram da doença mais 3.331 pessoas. Quanto aos internamentos, há boas notícias. Há, neste momento, 924 doentes hospitalizados (menos 30 em relação a ontem), dos quais 199 em unidades de Cuidados Intensivos (menos nove).

13h24 - Governo define bares, discotecas e eventos abrangidos por apoio à retoma. O Governo definiu hoje especificamente as empresas abrangidas no conceito de empregador nos setores dos bares, discotecas, parques recreativos e fornecimento ou montagem de eventos, conforme publicado hoje em Diário da República.

12h56 - Manila prepara novo confinamento devido a surto da variante Delta. O Governo das Filipinas prepara-se para voltar a impor o confinamento de 13 milhões de pessoas na região de Manila, anunciou hoje o executivo numa tentativa de controlar um surto da variante Delta de Covid-19. "Temos de tomar esta difícil decisão para salvar vidas", disse Harry Roque, porta-voz da presidência numa declaração transmitida pela televisão oficial. 

12h48 - Trabalhadores da restauração exigem aumentos e fim das restrições. Cerca de 100 trabalhadores da hotelaria e restauração do Centro e Norte manifestaram-se hoje no Porto em defesa da reabertura total do setor, pela reposição de direitos laborais e por aumentos salariais mínimos de 90 euros.

12h41 - Pandemia já matou mais de 4,2 milhões de pessoas no mundo. A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.202.179 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais. Mais de 196.580.980 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h36 - Trinta pessoas recebem 3.ª dose da vacina em Alicante para corrigir erro. Mais de 30 habitantes do município espanhol de Biar, em Alicante, foram vacinados com uma nova dose da Pfizer porque, por engano, cerca de uma dezena recebeu apenas o soro usado para diluir o fármaco aquando da inoculação da segunda dose. A notícia foi avançada por uma televisão espanhola local e confirmada pelo ministério da Saúde.

12h12 - Prolongamento das moratórias bancárias publicado em Diário da República. O prolongamento das moratórias bancárias, na componente capital, entre 1 de outubro e 31 de dezembro foi hoje publicado, por lei do parlamento, sujeitando a execução das medidas a regulamentos e supervisão da Autoridade Bancária Europeia (EBA).

12h02 - Presidente israelita toma terceira dose da vacina contra a Covid-19. Israel anunciou ontem que iria avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 60 anos. O presidente israelita, de 60 anos, deu o pontapé de saída para a campanha, tendo sido o primeiro a receber a dose de reforço.

11h54 - Marcelo diz que medidas do Governo correspondem à "expectativa" e reitera "otimismo" no futuro. Em declarações aos jornalistas, numa escala em Cabo Verde, o Presidente da República não detalhou a sua opinião sobre o calendário das medidas do Governo, mas admitiu que correspondem à sua "expectativa" e à de "muitos portugueses", mantendo uma narrativa de "esperança" e "otimismo" no futuro.

11h38 - Cabo Verde pede certificados de vacina em estádios, discotecas e viagens. Cabo Verde deixa hoje a situação de calamidade, passando a aceitar certificados de vacinação contra a Covid-19 no acesso a estádios de futebol, discotecas, restaurantes e viagens internacionais e domésticas, anunciou o primeiro-ministro, no parlamento.  

11h16 - Japão prolonga estado de emergência em Tóquio e alarga-o a mais áreas. O Governo japonês prolongou hoje até 31 de agosto o estado de emergência em Tóquio, onde decorrem os Jogos Olímpicos, e estendeu a medida a outras áreas devido ao aumento de infeções com o vírus da Covid-19. "Decidimos prolongar o estado de emergência em Tóquio e Okinawa [sudoeste] até 31 de agosto", anunciou o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, no final de uma reunião ministerial.

11h13 - Alemanha impõe a partir de domingo teste a viajantes não vacinados. A Alemanha vai impor a partir de domingo um teste à Covid-19 a todos os viajantes não imunizados que pretendam entrar no país, para evitar um aumento dos contágios, confirmou hoje o Ministério da Saúde alemão.

10h53 - Além da vacinação dos funcionários federais, Biden propõe incentivos. O presidente norte-americano propôs às autoridades locais que paguem 100 dólares (cerca de 84 euros) a qualquer pessoa que se deixe vacinar. Esclarece ainda que tal medida irá utilizar os fundos de emergência disponibilizados para lidar com a atual pandemia.

10h20 - AHRESP saúda alargamento de horários, mas animação noturna preocupa. A secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, saúda o alargamento dos horários dos estabelecimentos, mas considera que os espaços de animação noturna são uma preocupação. As discotecas vão permanecer fechadas até outubro, mas os bares podem reabrir no domingo com as regras dos restaurantes, segundo as regras definidas pelo Governo.

10h08 - Alemanha regista mais 2.454 casos e 30 mortes em 24 horas. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 2.454 casos de Covid-19 e 30 mortes associadas à doença. Em termos acumulados, o país soma agora 3.766.765 casos e 91.637 mortes desde o início da pandemia.

09h53 - África com mais 1.295 mortos e 47.788 infetados. África registou mais 1.295 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 168.478 óbitos, e 47.788 novos casos, segundo os mais recentes dados oficiais. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano tem um total de 6.635.522 infetados desde o início da pandemia, enquanto os recuperados da doença são agora 5.813.540, mais 36.187 nas últimas 24 horas.

09h51 - Confinamento tornou gatos mais carinhosos e carentes, diz estudo. Conhecidos por serem animais bastante independentes, surpreendentemente o confinamento que adveio da pandemia da Covid-19 tornou os bichanos mais carinhosos e carentes após partilharem mais tempo com os seus donos. A pesquisa foi realizada pelas universidades de York e Lincoln e incluiu quase seis mil indivíduos no Reino Unido, entre abril e junho de 2020, que compartilharam as suas experiências pessoais com os seus animais de estimação. 

09h12 - Certificado ou teste será necessário para entrar nestes estabelecimentos. O Governo definiu, na quinta-feira, novas regras para o país dar início à "libertação". São três fases, dependentes do plano de vacinação, e o certificado digital passa a ser mais utilizado. Cada uma das fases está associada à percentagem de população que as autoridades estimam ter a vacinação completa contra a Covid-19 a 1 de agosto (57%), 5 de setembro (71%) e outubro (85%).

09h08 - Tailândia vai punir com prisão difusão de notícias falsas sobre pandemia. A Tailândia pune a partir de hoje a divulgação de notícias falsas ou que provoquem medo em relação à pandemia com penas até dois anos de prisão, numa altura de fortes críticas à gestão governamental da crise sanitária.  

08h40 - Ansiado 'alívio' chega em três fases e começa já no domingo. O Governo decidiu, na quinta-feira, que é chegada a altura de libertar a sociedade e a economia das restrições impostas para controlar a pandemia. Este alívio chega em três fases, que estão associadas à taxa de vacinação da população. Saiba mais aqui.

08h15 - Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta imunidade contra variante Delta. Uma terceira dose da vacina Pfizer-Biontech contra a Covid-19 pode oferecer uma proteção poderosa contra a variante indiana Delta, revelam dados, uma vez que um estudo separado descobriu que a proteção fornecida pela vacina pode diminuir após seis meses.

07h44 - Washington D.C. obriga uso de máscara aos residentes, estejam ou não vacinados. A capital dos Estados Unidos vai obrigar o uso de máscara para todos residentes, independentemente de estarem ou não vacinados contra a Covid-19, anunciou na quinta-feira a presidente da Câmara, Muriel Bowser. As novas regras entram em vigor no sábado e são aplicadas a todos com mais de dois anos.

07h31 - China deteta 21 novos casos locais. A China anunciou hoje ter identificado 64 novos casos de Covid-19, dos quais 21 por contágio local, a maioria na província de Jiangsu, no leste do país. Jiangsu registou 18 infeções, parte de um surto inicialmente detetado na capital da província, Nanjing. Os outros quatro casos locais distribuíram-se entre a província de Hunan (dois) e Pequim (um), indicou a Comissão de Saúde da China.  

07h25 - Biden pede prorrogação das moratórias ao Congresso dos EUA. Joe Biden pediu hoje ao Congresso dos Estados Unidos da América (EUA) que prorrogasse as moratórias que impedem os despejos no país que terminam no sábado, anunciou a Casa Branca, após o aumento de infeções por Covid-19.  

07h17 - Arábia Saudita reabre as fronteiras a turistas vacinados. A Arábia Saudita anunciou hoje a reabertura das fronteiras a turistas estrangeiros vacinados contra a Covid-19, após um encerramento de 17 meses, por causa da pandemia, informou a agência noticiosa estatal.

07h03 - A reabertura com a vacinação a liderar. Recorde-se que o Governo esteve ontem reunido em Conselho de Ministros, tendo sido atualizadas e aliviadas as medidas de restrição a começar no domingo, dia 1 de agosto. Em todas as fases de desconfinamento o certificado de vacinação passará a ter um papel central.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Israel vai dar 3.ª dose a maiores de 60. Afinal, bares reabrem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório