Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Ativista marroquino condenado a prisão por "ultraje à justiça"

O tribunal de primeira instância de Casablanca condenou hoje a dois anos de prisão o ativista marroquino Noureddine Aaouaj, acusado de ultraje à justiça durante a sua participação numa manifestação de protesto pelo julgamento de jornalistas, noticiaram 'media' locais.

Ativista marroquino condenado a prisão por "ultraje à justiça"
Notícias ao Minuto

19:37 - 29/07/21 por Lusa

Mundo Marrocos

Aaouaj, habitualmente envolvido nas manifestações e concentrações pela defesa dos direitos humanos, está acusado de "insultos a instituições constitucionais" e de "incitamento à prática de delitos através de 'media' eletrónicos", segundo as acusações divulgadas na página digital do Ministério da Justiça marroquino.

O ativista foi preso em 15 de junho à porta do Tribunal de apelo de Casablanca quando participava num protesto contra o julgamento dos jornalistas opositores Omar Radi e Suleiman Raissouni, condenados respetivamente a seis anos e cinco anos de prisão em casos separados, por alegados delitos de agressão sexual.

De acordo com os 'media' marroquinos citados pela agência noticiosa Efe, Aaouaj -- membro do movimento contestatário "20 de fevereiro" que surgiu em 2011 em plena "Primavera árabe" -- foi detido após a circulação de um vídeo em que voltou a denunciar a corrupção e a "repressão da população".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório