Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Moçambique aprova regime para aquisição direta de material médico

O Governo moçambicano aprovou hoje um regime excecional para a contratação direta de fabricantes de equipamentos e aquisição de produtos de saúde, uma medida que visa facilitar o processo face ao aumento de casos de covid-19 no país.

Moçambique aprova regime para aquisição direta de material médico
Notícias ao Minuto

19:56 - 27/07/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"O decreto estabelece o regime jurídico de contratação excecional direta dos fabricantes de bens e prestadores de serviços, como forma de combater e mitigar os impactos da covid-19", declarou Filimão Sauze, porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique.

Aquele responsável falava à comunicação social momentos após a 26.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros na Presidência da República, em Maputo.

Segundo a fonte, o decreto vai facilitar o processo de aquisição de material de saúde, bem como de equipamentos hospitalares e "outros equiparáveis".

A medida visa "satisfazer as necessidades decorrentes da situação de calamidade pública no período da sua duração", frisou o porta-voz do Governo.

Moçambique, que está na terceira vaga da covid-19, conta com um total de mortes de 1.341 e o de casos para 113.426, 75% dos quais recuperados e 458 internados, segundo atualizações da segunda-feira.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.169.966 mortos em todo o mundo, entre mais de 194,6 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Leia Também: Covid-19: Mais 34 mortos e 1.703 infetados em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório