Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

EUA multam Asiana Airlines em 500 mil dólares por acidente

As autoridades da aviação norte-americanas multaram a companhia sul-coreana Asiana Airlines em 500 mil dólares (363,8 mil euros) pelo acidente do ano passado em São Francisco, por não ter ajudado devidamente as famílias das vítimas, foi hoje anunciado.

EUA multam Asiana Airlines em 500 mil dólares por acidente
Notícias ao Minuto

20:52 - 25/02/14 por Lusa

Mundo São Francisco

A Asiana "violou a lei federal em julho último, ao não se ter juntado às seguradoras no seu plano de assistência às famílias a seguir ao acidente", em que três pessoas morreram, indicou o Departamento de Transportes.

A multa é a primeira imposta pelo Departamento de Transportes, no âmbito de uma lei de 1997 que exige que as companhias aéreas adiram a um "plano de assistência familiar" na eventualidade de acidentes de aviação de que resultem vítimas mortais, referiu.

"Na muito rara eventualidade de um acidente, as companhias aéreas têm a responsabilidade de fornecer o máximo de apoio para ajudar passageiros e as respetivas famílias, cumprindo todos os elementos dos seus planos de assistência familiar", disse o secretário dos Transportes, Anthony Foxx.

"A última coisa com que as famílias e os passageiros deveriam ter de se preocupar numa altura de tanto 'stress' é como obter informação da sua transportadora", acrescentou.

Três passageiros morreram quanto o voo 214 da Asiana Airlines embateu num molhe com o trem de aterragem, saiu da pista e explodiu em chamas no final de uma viagem que seria de rotina entre Seul e São Francisco, a 06 de julho do ano passado.

Uma das vítimas, uma adolescente chinesa, foi retirada com vida do avião e colocada perto de uma das asas, mas foi depois mortalmente atropelada por um camião dos bombeiros cujo condutor não a avistou debaixo de uma camada de espuma retardadora do fogo.

O Ministério Público norte-americano decidiu em outubro não acusar o bombeiro que conduzia o camião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório