Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Noruega convoca embaixada da China por causa de ataque informático

A Noruega convocou hoje um representante da embaixada da China em Oslo por causa de um ataque informático ao parlamento norueguês, anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Ine Eriksen Soreide.

Noruega convoca embaixada da China por causa de ataque informático
Notícias ao Minuto

23:46 - 19/07/21 por Lusa

Mundo Ciberataque

Em conferência de imprensa, a chefe da diplomacia explicou que convocou a embaixada chinesa para sublinhar que "este tipo de ataques é inaceitável".

O Parlamento norueguês revelou que foi uma das vítimas de um ataque informático ocorrido em março a nível global, que atingiu o serviço de mensagens Exchange, do grupo Microsoft, embora não tenha sido revelada a extensão da informação pirateada.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega, este ataque "extremamente grave" contra "a mais importante instituição democrática" foi perpetrado pela China.

Já hoje os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido acusaram a China, em declarações simultâneas, de uma invasão maciça realizada em março contra os serviços de mensagem Exchange do grupo Microsoft.

A Microsoft já tinha acusado 'hackers' apoiados por Pequim de ter tido acesso, ilegalmente, a contas de correio eletrónico - no serviço Exchange Server, da Microsoft - mas, até agora, nem a UE, nem a NATO, nem os EUA tinham responsabilizado diretamente a China, por aguardarem mais informações sobre o ataque cibernético em março, que afetou cerca de 250.000 sistemas de computador em todo o mundo.

Leia Também: UE denuncia ciberataques de grande escala realizados a partir da China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório