Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Internamentos voltam a subir e incidência 'bate' novo máximo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos voltam a subir e incidência 'bate' novo máximo
Notícias ao Minuto

08:12 - 09/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A quarta vaga da pandemia de Covid-19 levou, na quinta-feira, o Conselho de Ministros a definir regras mais apertadas para o território nacional. Entre elas está o facto de passar a ser exigido um certificado digital ou um teste negativo para aceder a estabelecimentos turísticos em todo o país.

Mas há mais. O certificado ou o teste ser-lhe-ão exigidos também para entrar restaurantes, de sexta a domingo, nos concelhos de maior risco. 

No ponto de situação feito ontem pelo Executivo, 34 concelhos ficaram em situação de alerta, 27 estão em risco elevado e 33 estão em risco muito elevado. 

A limitação da circulação na via pública a partir das 23 horas nos concelhos de risco elevado e muito elevado é para manter. Porém, chegaram ao fim as restrições de entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h50 - Chegou ao fim este registo, mas pode continuar a acompanhar as próximas atualizações aqui. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h43 - Casamentos nos Açores implicam teste negativo nas ilhas com transmissão comunitária: Os convívios após casamentos, batizados ou similares de cariz religioso foram autorizados nos Açores até às 02h00 do dia seguinte e a obrigatoriedade de teste de rastreio negativo para a covid-19 aplica-se às ilhas com transmissão comunitária.

15h38 - Há 130 concelhos acima do limite de incidência: Há 130 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional. 

15h15 - Novas regras evitam encerramento de restaurantes e hotéis. Quem o diz é o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, vincando que a alternativa ao certificado "era ter a restauração fechada".

"O que é que é importante? É perceber que, hoje em dia, temos muito mais ferramentas para gerir a pandemia do que tínhamos há uns tempos. Não é só a questão da vacinação que vai fazendo o seu caminho, mas também o facto de dispormos agora de um certificado covid"

14h55 - Acaba de ser divulgado o relatório epidemiológico da DGS relativo à evolução da Covid-19 e que dá conta de mais 3.194 casos (1.482 só na região de Lisboa), e mais sete óbitos (quatro em LVT e três na região Norte).

No que diz respeito aos internamentos, e depois de vários dias a descer, voltaram a subir nas últimas horas. Há, neste momento, 617 doentes hospitalizados (mais 18 do que ontem), dos quais 141 em unidades de Cuidados Intensivos (mais cinco).

Contas feitas, Portugal contabiliza desde o início da pandemia 902.489 contágios, 17.142 óbitos e 842.024 recuperados (mais 1.727 em relação a ontem).

Hoje a DGS atualizou também a matriz de risco, dando conta de uma ligeira descida no índice de transmissibilidade (Rt) - era de 1,20 a nível nacional e continental, e desceu para 1,18 e 1,19 respetivamente. Já a incidência segue a subir, sendo agora de 272,0 casos por 100 mil habitantes (era de 247,3) a nível nacional, e de 280,5 casos por 100 mil habitantes no continente (era de 254,8 na última atualização).

Notícias ao Minuto Eis a matriz de risco atualizada ao dia 9 de julho© DGS  

14h42 - Alemanha estende a toda a Espanha classificação de zona de "risco". O Governo alemão estendeu hoje a todo o território espanhol a denominação de zona de "risco" por Covid-19, o mais baixo dos seus três níveis de alerta, devido ao aumento dos contágios detetado nos últimos dias

14h39 - ONG alerta para terceira vaga "devastadora" na África Austral. A Amnistia Internacional (AI) alerta hoje que a África Austral enfrenta uma "devastadora" terceira vaga e que a vacinação na região continua "uma miragem", criticando a inação das organizações regionais e da comunidade internacional na resposta à pandemia

14h28 - Plantel de futebol do Benfica está vacinado. O plantel das águias foi esta manhã vacinado, com jogadores e equipa técnica a marcarem presença no Estádio Universitário de Lisboa, informou o clube no seu site oficial na internet

14h22 - União das Misericórdias distinguida com prémio europeu. A UMP recebeu o prémio 'Cidadão Europeu', do Parlamento Europeu, pelo trabalho em prol do bem-estar da população, sobretudo a mais vulnerável, durante a pandemia, anunciou hoje a instituição

14h16 - Budapeste oferece teste gratuitos por receios com vacinas. A capital da Hungria está a oferecer testes aos residentes idosos, pressionando o governo a oferecer terceiras doses de vacinas cuja eficácia é questionada

14h10 - 51 novos casos nas últimas horas nos Açores. Nas últimas 24 horas, o arquipélago registou 51 novos casos, dos quais 44 na ilha de São Miguel, seis na Terceira e um nas Flores, divulgou hoje a Autoridade de Saúde Regional

14h04 - Há 13 marcadores genéticos associados à infeção e gravidade da Covid-19. A conclusão é de uma investigação internacional, coordenada pelo Broad Institute of MIT and Harvard, indicando que alguns dos 13 marcadores genéticos estão relacionados com o cancro do pulmão e doenças autoimunes

13h56 - Restrições reforçadas na Tailândia, com recolher obrigatório em Banguecoque. O país vai impor novas restrições face a um pico epidémico sem precedentes desde o aparecimento da Covid-19, incluindo um recolher obrigatório noturno em Banguecoque, anunciaram hoje as autoridades

13h47 - A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em Inglês) indicou, esta sexta-feira, que ainda é muito cedo para determinar se serão necessárias mais de duas doses das vacinas contra a Covid-19.

O regulador europeu está confiante que o protocolo estabelecido, que prevê a administração de duas doses das vacinas é suficiente.

O esclarecimento surge depois de a Pfizer ter revelado que pretende a aprovação dos reguladores dos Estados Unidos para a terceira dose da vacina contra a Covid-19, defendendo que outra inoculação em 12 meses poderia aumentar a imunidade.

13h21 - A principal associação hoteleira do Algarve considerou hoje "um exagero" a obrigação de apresentar certificado Covid-19 ou teste para aceder à hotelaria e pediu ao Governo a "revogação imediata" da medida.

12h43 - A AHRESP lamentou hoje "incerteza e a falta de perspetivas" para a animação noturna retomar a sua atividade, apesar de existirem "mecanismos" que permitem manter as atividades económicas "com maior liberdade de funcionamento", referindo o certificado digital e os testes.

12h41 - A pandemia da Covid-19 matou, desde o final de dezembro de 2019, pelo menos 4.013.756 pessoas no mundo, segundo um balanço realizado pela agência noticiosa AFP a partir de fontes oficiais.

12h33 - As reuniões no Infarmed vão regressar no final deste mês, mais precisamente no dia 27 de julho, segundo a TSF. 

A possibilidade do regresso das reuniões com os especialistas no Infarmed já tinha sido levantada esta quinta-feira no briefing após o Conselho de Ministros. A ministra Mariana Vieira da Silva frisou que quando fosse necessário seria marcada uma reunião com os especialistas. 

11h59 - O ministro da Saúde de França tranquilizou hoje as pessoas que vão viajar de férias para a Espanha e Portugal, um dia depois de outro governante desaconselhar o turismo para os dois países devido à Covid-19.

"Na Europa, temos este sistema de certificado digital que permite a circulação das pessoas vacinadas, as que estão protegidas. É a mensagem que temos de reter", disse Olivier Véran, ao ser questionado numa entrevista à rádio France Inter sobre as declarações proferidas na quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus de França, Clément Beaune.

"Por isso", acrescentou Véran, "as pessoas que reservaram as suas férias em Espanha, Portugal ou outro lugar não devem entrar em pânico. A partir do momento que tenham o certificado digital de saúde, estão habilitadas a viajar e obviamente que poderão circular".

11h25 - Portugal voltou a reportar um novo recorde diário na vacinação esta quinta-feira. De acordo com a task force do plano de vacinação, foram inoculadas cerca de 158 mil doses de vacinas contra a Covid-19. 

11h14 - A Rússia registou 25.766 novos casos e mais 726 óbitos nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo centro de crise anti-coronavírus russo. Desde o início da pandemia a Rússia já reportou 5,7 milhões de contágios. 

10h26 - A Deco explica, esta sexta-feira, como funcionam os testes rápidos de antigénio.

10h25 - No Twitter, o Serviço Nacional de Saúde lembra também uma das principais mensagens nesta pandemia: a importância da testagem.

10h23 - "A tática agora é simples: testar e vacinar", lembra, esta sexta-feira, a República Portuguesa no Twitter. 

10h13 - População da UE recua em 2021 "muito provavelmente" devido à Covid-19: A União Europeia (UE) tinha em 1 de janeiro uma população de 447 milhões de pessoas, 10,3 em Portugal, um declínio anual de 312 mil, que o Eurostat salienta ser "muito provavelmente" devido à covid-19.

09h47 - Maiores de 16 vão ser vacinados em Espanha: Segundo a imprensa espanhola, os maiores de 16 anos vão começar a ser vacinados em Madrid a partir de 13 de julho. 

09h44 - Morcegos e ratos continuam a ser vendidos em mercados na Indonésia: Na Indonésia, investigadores encontraram barracas de rua a vender uma variedade de animais vivos e mortos, onde se incluem morcegos, mesmo depois de estes terem sido apontados como uma das possíveis fontes da transmissão da Covid-19, nos mercados chineses. 

Notícias ao Minuto Mercado na Indonésia© Reprodução    

09h28 - Risco de doença grave em crianças é extremamente baixo: Um novo estudo - realizado por cientistas da University College London e das Universidades de York, Bristol e Liverpool - confirma aquilo que já suspeitávamos: o risco de as crianças infetadas pelo vírus SARS-CoV-2 ficarem gravemente doentes ou morrerem é extremamente baixo.

08h57 - Delta dominante em França em breve: O ministro da Saúde francês revelou, esta sexta-feira, que a variante Delta, "60% mais contagiosa”, corre o risco de desencadear um “fenómeno bastante semelhante ao que vivemos no verão passado”.

Embora representasse apenas 5% das infeções no início de junho, a variante Delta está a caminho de se tornar a mais prevalente em França, e isso irá acontecer "provavelmente neste fim de semana", alertou o ministro da Saúde, Olivier Véran, à estação de rádio France Inter. 

08h55 - Posso ir jantar fora ao sábado? E a um hotel? Que teste devo apresentar?: Há novas regras no acesso ao interior de restaurantes nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, que começam a ser aplicadas já este fim de semana. Além disso, são também necessários dois 'passaportes' (teste Covid-19 negativo ou certificado digital) para ficar num estabelecimento turístico. Clique aqui para ficar a par do que muda e quais os quatro testes que podem ser apresentados.

07h40 - A embaixada de Portugal em Andorra destacou, na rede social Twitter, que na manhã de quinta-feira chegaram ao país 15 mil doses da vacina da AstraZeneca provenientes de Portugal.

07h35 - O Governo anunciou ontem novas medidas de combate à pandemia. Pode recordá-las na publicação abaixo: 

07h30 - Atualização na Alemanha: As autoridades germânicas contabilizaram, nas últimas 24 horas, mais 949 casos de Covid-19, um valor ligeiramente superior ao da semana passada, em que foram notificados 649 novos casos. Em termos acumulados, a Alemanha soma 3.734.468 infeções por SARS-CoV-2.

No mesmo período, morreram mais 49 pessoas infetadas com o vírus, o que faz aumentar o número total de óbitos para 91.190.

07h25 - A DECO explica, na publicação abaixo, como funciona a app 'Passe Covid' e como aceder ao certificado de vacinação e ao certificado de teste. Fique a par:

07h20 - Pfizer quer aprovar terceira dose da vacina para aumentar imunidade: A Pfizer procura aprovação dos reguladores dos Estados Unidos da América para a terceira dose da vacina contra a covid-19, anunciou a empresa quinta-feira, acrescentando que outra inoculação em 12 meses poderia aumentar a imunidade.

07h15 - Aviso de França sobre viagens para Portugal é "contraditório": O aviso das autoridades franceses para serem evitadas viagens para Portugal e Espanha é "contraditório" e "contracorrente", já que todos os países europeus chegaram a acordo para permitir viagens este verão, segundo o deputado Paulo Pisco.

07h10 - Pandemias e alterações climáticas ligadas na ameaça à saúde humana: Pandemias e alterações climáticas estão e estarão inextricavelmente ligadas, defende o cientista climático norte-americano Alexander More, que afirma que o efeito das mudanças no clima sobre o comportamento animal expõe os humanos a novos riscos.

07h05 - Atualização na China: A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje que detetou 23 novos casos de covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo oito por contágio local, na província de Yunnan, no sul do país.

07h00 - Bom dia! Damos aqui início a um novo registo da evolução da pandemia, mas pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 1,8 milhões de certificados emitidos. Carnaval do Rio em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório