Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Variante Delta representa "89,1% dos casos" em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Variante Delta representa "89,1% dos casos" em Portugal

Portugal registou esta sexta-feira mais 3.194 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, tendo-se, assim, ultrapassado a barreira dos 900 mil casos acumulados desde o início da crise pandémica (902.489). Foram ainda reportadas mais sete mortes associadas à Covid-19, elevando o número acumulado para 17.142.

Entre as vítimas mortais está um homem na faixa etária dos 40 anos e dois na faixa dos 50 anos.

Foi esta sexta-feira anunciado, num momento em que se regista um aumento da taxa de incidência e de transmissão, que serão retomadas as reuniões em sede de Infarmed, já no dia 27.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h25 - Brasil reporta mais 1.509 óbitos, país ultrapassa 19 milhões de contágios. O Brasil ultrapassou esta sexta-feira os 19 milhões de casos de contágio desde que se iniciou a crise pandémica no país, em São Paulo, a 26 de fevereiro de 2020, depois de se notificaram mais 57.737 casos no último dia, acima do registado no dia anterior (53.725). O número acumulado é agora de 19.020.499.

22h07 - Especialista em morcegos contesta hipótese de terem sido origem da Covid. O biólogo mexicano especializado em morcegos Rodrigo Medellin contesta a hipótese de terem sido estes mamíferos a passar aos seres humanos o coronavírus SARS-CoV-2, argumentando que, apesar de disseminada, não existem provas que a sustentem.

22h06 - Restaurantes? Para pagar e usar casa de banho não é preciso teste. As pessoas em esplanadas que precisarem de entrar nos restaurantes para acesso aos serviços comuns, como instalações sanitárias, ou para efetuarem pagamento, estão dispensadas de apresentar um teste negativo à Covid-19 ou o certificado digital.

21h25 - Governo: Decisão sobre regresso do público aos estádios não está tomada. A decisão sobre o regresso dos espetadores aos estádios das competições profissionais de futebol, hoje anunciada pela Liga de clubes, ainda não está tomada, esclareceu fonte oficial do Governo.

20h40 - Limite ultrapassado em LVT e Algarve e em menos de 15 dias em todo o país. Com a variante Delta a representar "89,1% dos casos" registados nas últimas semanas, o relatório de Monitorização das Linhas Vermelhas prevê que o limiar de 240 casos/100 mil habitantes já ultrapassado a nível nacional e nas regiões de LVT e Algarve, seja atingido pelas "restantes regiões" em menos de "15 dias".

20h38 - Eurodeputados portugueses com certificados foram 'barrados' na Alemanha. Eurodeputados portugueses que viajavam para Estrasburgo, em França, via Frankfurt, na Alemanha, foram impedidos de viajar devido à situação atual da pandemia da Covid-19 em Portugal, avança, esta sexta-feira, a RTP. O grupo tinha certificado digital e testes negativos válidos.

19h26 - Centro Hospitalar Gaia/Espinho limita visitas a portadores de certificado. O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho só permitirá, a partir de sábado, visitas a doentes a quem for portador de um certificado digital Covid-19, disse hoje à Lusa fonte daquela unidade de saúde.

19h25 - Países Baixos voltam a aplicar restrições contra a Covid-19. O governo neerlandês voltou a introduzir medidas de restrição contra a Covid-19 em discotecas, festivais de música e restaurantes, numa tentativa de conter o pico de novos contágios entre os mais jovens. As medidas incluem horários de encerramento adiantado para cafés e restaurantes e a reintrodução do distanciamento social, assim como lugares marcados em restaurantes e em salas de concerto. Todos os festivais e concertos marcados foram cancelados e as aglomerações foram restringidas a grupos pequenos. Estas medidas, que foram hoje anunciadas pelo governo, entram em vigor no sábado e manter-se-ão até 14 de agosto.

19h18 - Regulador francês recomenda vacinas obrigatórias para trabalhadores da primeira linha. O regulador de Saúde francês (Haute Autorité de Santé, HAS) recomendou a vacinação obrigatória de todos os profissionais de Saúde que entrem em contacto com pessoas vulneráveis a infeção por Covid-19. A recomendação é que a obrigatoriedade seja aplicada o quanto antes, indica o Guardian.

A HAS aconselhou, ainda, a que sejam usadas vacinas com base na tecnologia mRNA para conter a propagação da variante Delta, uma vez que oferecem maior proteção do que os outros imunizantes.

19h04 - França reporta mais 18 óbitos e ultrapassa os 5,8 milhões de casos. A França registou esta sexta-feira mais 4.580 infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um ligeiro aumento em comparação ao número reportado na véspera (4.442) e o terceiro dia consecutivo com mais de 4 mil infeções, algo que não acontecia desde o início de junho.

18h56 - Madeira com 12 novos casos e 103 situações ativas. As autoridades madeirenses registaram 12 novos casos de Covid-19 e mais nove doentes recuperados nas últimas 24 horas, reportando 103 situações ativas na região, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

18h22 - Diretora-executiva da Liga louva "inevitável" regresso do público. O regresso do público aos estádios no arranque das competições profissionais da época 2021/22, anunciado hoje pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), era inevitável, admitiu a diretora-executiva do organismo.

18h14 - Incidência entre os jovens sobe a 1.047 casos por 100 mil/hab em Espanha. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta sexta-feira, um acréscimo de 21.879 casos de contágio ao balanço total, uma subida em relação à véspera (17.317) e em relação a sexta-feira da semana passada (12.563). Entre os  jovens de 20 a 29 anos, a incidência acumulada passou de 911, ontem, para 1.047 casos por cada 100 mil habitantes, hoje.

17h59 - Itália "avalia" restrições para quem chega de Portugal e Espanha. O presidente do Instituto Superior de Saúde de Itália, Silvio Brusaferro, disse hoje que as autoridades estão a "avaliar" medidas mais rígidas de entrada para viajantes oriundos de Portugal e de Espanha, embora "naturalmente não esteja prevista a quarentena neste momento".

17h45 - Itália notifica mais 1.390 casos e 25 óbitos, taxa de positividade desce. As autoridades de Saúde italianas notificaram, esta sexta-feira, o registo de mais 1.390 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma ligeira descida em relação ao dia anterior (1.394). As autoridades notificam, ainda, mais 25 óbitos referentes às últimas 24 horas, uma subida em relação à véspera (13).

17h35 - UE está "preparada" para a eventualidade de uma 3.ª dose de vacinação. A União Europeia está "preparada" para a eventualidade de administrar à população uma terceira injeção da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNtech, que os fabricantes propuseram, afirmou hoje a comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides.

"Estamos desde já preparados para o caso de ser necessário, tanto a nível europeu como de uma estratégia" comum para compra e distribuição de vacinas, declarou a comissária durante uma conferência de imprensa em Madrid, ao lado da ministra espanhola da Saúde, Carolina Darias.

17h08 - Rt é mais elevado no Norte e no Alentejo. Em Portugal Continental, o Rt é mais elevado em duas regiões: no Norte (com 1,34) e no Alentejo (em que se situa nos 1,26). Os dados constam no relatório emitido esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Notícias ao Minuto Os valores de R(t) até esta sexta-feira© INSA  

16h59 - Reino Unido com mais de 30 mil casos pelo 3.º dia consecutivo e 29 óbitos. As autoridades sanitárias britânicas anunciaram, esta sexta-feira, mais 35.707 casos de novo coronavírus, o que constitui uma subida em relação à véspera (32.551), e o terceiro dia consecutivo acima da barreira dos 30 mil contágios. São ainda reportadas mais 29 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, uma descida relação ao dia anterior (35).

16h33 - EMA encontra ligação entre inflamação rara do coração e vacinas mRNA. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) encontrou uma possível ligação entre uma inflamação rara do coração e a toma da vacina da Pfizer e da Moderna e aconselhou os pacientes com historial de uma hemopatia rara a evitar a vacina da Johnson & Johnson.

16h22 - É oficial: Nova época arranca com público nas bancadas. Estádios vão poder contar com 33% da lotação total.

16h15 - Benfica apela à vacinação e mostra bastidores da campanha com o plantel. Através das redes sociais, os encarnados mostram jogadores como Pizzi, Vinícius, ou Gonçalo Ramos a serem vacinados.

15h54 - Nova reunião no Infarmed agendada para o dia 27 deste mês. As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas no Infarmed, em Lisboa, no próximo dia 27, disse hoje à agência Lusa fonte do executivo.

Esta nova reunião no Infarmed, que habitualmente conta com a participação do chefe do Estado, do presidente da Assembleia da República, do primeiro-ministro e de dirigentes de partidos com representação parlamentar, ocorre num momento em que em Portugal se regista um aumento da taxa de incidência e de transmissão (Rt) da Covid-19.

15h51 - Incidência de casos sobe para 280,5 por 100 mil habitantes no continente. Portugal continental regista hoje uma taxa de incidência de infeções por 100 mil habitantes de 280,5, superior à registada na quarta-feira, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus baixou ligeiramente, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).

15h22 - Ministro diz que medidas evitam encerramento de restaurantes e hotéis. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, disse hoje que as medidas tomadas pelo Governo no conselho de ministros no âmbito do combate à pandemia é para evitar encerrar estabelecimentos.

"O que é que é importante? É perceber que, hoje em dia, temos muito mais ferramentas para gerir a pandemia do que tínhamos há uns tempos. (...) Se podemos usar um certificado Covid para nos deslocarmos para outro país, também faz sentido que possamos usar o certificado Covid para frequentar alguns espaços e algumas atividades que de outra maneira estariam encerrados"

15h15 - Alemanha estende a toda a Espanha classificação de zona de "risco". O Governo alemão estendeu hoje a todo o território espanhol a denominação de zona de "risco" por Covid-19, o mais baixo dos seus três níveis de alerta, devido ao aumento dos contágios detetado nos últimos dias.

15h02 - Há 130 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo. Há 130 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional. Os dados constam do boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 9 de julho, que reporta também mais 3.194 infetados e sete mortes. 

15h01 - Portugal supera 900 mil casos, há mais 3.194 infetados e sete mortes. Portugal registou, esta sexta-feira, 3.194 novos casos de Covid-19 (variação de 0,36%), segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Com este aumento, o país ultrapassa a 'barreira' dos 900 mil casos de Covid-19 (total de 902.489). Nas últimas 24 horas, foram ainda registadas mais sete mortes (variação de 0,04%), o que faz que com o número acumulado de óbitos esteja agora nos 17.142. 

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos voltam a subir e incidência 'bate' novo máximo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório