Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

AO MINUTO: 1,8 milhões de certificados emitidos. Carnaval do Rio em 2022

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 1,8 milhões de certificados emitidos. Carnaval do Rio em 2022

Portugal registou esta quinta-feira nove mortes atribuídas à Covid-19, o número mais elevado desde 8 de abril, e 3.269 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.135 pessoas e foram registados 899.295 casos de infeção.

Sublinhe-se que hoje o Governo voltou a reunir o Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, a que se seguiu uma conferência de imprensa com indicação de novas medidas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h39 - Eurodeputados apelam ao boicote dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Os eurodeputados apelaram hoje aos líderes da União Europeia e dos Estados membros para recusarem os convites para os Jogos Olímpicos de Inverno, a realizaram-se em 2021, em Pequim, na China, em protesto contra a situação de Hong Kong.

23h30 - De quanto tempo é a fila no seu centro de vacinação? Este site responde. Os centros de vacinação começaram, esta quarta-feira, a funcionar com semáforos virtuais que lhe indicam qual o tempo de espera até ser atendido. Conheça o código de cores.

22h39 - Rio de Janeiro confirma realização do Carnaval em fevereiro de 2022. O Rio de Janeiro voltará a comemorar o Carnaval em fevereiro de 2022, após o cancelamento da edição desde ano devido à Covid-19, informou hoje a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) daquela região brasileira.

22h37 - Brasil reporta mais 53.725 casos e ultrapassa os 530 mil óbitos por Covid-19. As autoridades de Saúde brasileiras reportam, esta quinta-feira, mais 53.725 casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior (54.022). São ainda confirmadas mais 1.639 mortes associadas à doença, também uma descida em relação à véspera (1.648).

21h55 - IL critica medidas autoritárias, arbitrárias e "péssima comunicação". A Iniciativa Liberal acusou hoje o Governo de, com as "medidas autoritárias" tomadas sobre a pandemia, estar a dividir a sociedade "em castas", criticando o desrespeito pela Constituição, o "torpedear de regras arbitrárias" e a "péssima comunicação".

21h33 - Novas medidas do Governo são "mais uma lotaria". O líder do CDS-PP afirmou hoje que as novas medidas do Governo para combater a pandemia de Covid-19 são "mais uma lotaria" e considera que o Presidente da República deve convocar os partidos e retomar as reuniões no Infarmed.

21h05 - Cerca de 1,8 milhões de certificados digitais emitidos em Portugal. Cerca de 1,8 milhões de portugueses já têm o certificado digital europeu, que será obrigatório nos hotéis e no alojamento local e no interior dos restaurantes dos concelhos de maior risco de Covid-19, anunciou hoje fonte oficial. Estes certificados começaram a ser emitidos em Portugal em 16 de junho e entraram em vigor em toda a União Europeia em 1 de julho, com o objetivo de facilitar a livre circulação dos cidadãos nos Estados-membros de forma segura durante a pandemia.

20h54 - Número de contágios em França voltou a subir. O número de casos diários de Covid-19 em França aumentou hoje de novo, tendo sido registadas 4.442 novas infeções, embora a situação nos hospitais continue a melhorar, segundo as autoridades sanitárias francesas.

20h45 - Vacinação dos jogadores do futebol profissional arranca na sexta-feira. O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou hoje que os jogadores da I e II Liga nacionais vão começar a ser vacinados contra a covid-19 a partir desta sexta-feira.

20h40 - Dezasseis dos 18 concelhos da AML em risco muito elevado de contágio. Dezasseis dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa estão entre os 33 municípios sob risco muito elevado de contágio de Covid-19, tal como Porto e Santo Tirso, que passaram a integrar o grupo com medidas mais restritivas.

20h37 - Alemanha regista quase 4.000 infeções de pessoas com vacinação completa. Cerca de 4.000 pessoas que têm o esquema completo de vacinação contra a Covid-19 na Alemanha foram infetadas, segundo os últimos dados do Instituto Robert Koch, no mesmo dia em que o país alcançou 40% da população imunizada.

O Instituto Robert Koch acrescentou que a eficácia registada das vacinas de 01 de fevereiro a 04 de julho chegou aos 92% na faixa etária entre os 18 e 59 anos, enquanto para maiores de 60, a percentagem era de 60%.

20h36 - ASAE, PSP e GNR fiscalizam certificado e testes em restaurantes e hotéis. O certificado digital ou teste de diagnóstico negativo à Covid-19 exigido nos restaurantes e hotéis vai ser fiscalizado pela ASAE, PSP e GNR, podendo as coimas chegar a 10.000 euros, anunciou hoje o Governo.

20h35 - Ministra admite que isolamento de vacinados pode parecer incoerente. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, admitiu hoje que o isolamento profilático de uma pessoa que já esteja vacinada pode parecer incoerente mas defendeu que essa "é uma avaliação individual".

20h34 - Exaustão dos enfermeiros pode colocar em causa ritmo da vacinação. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) alertou hoje para a exaustão em que se encontram os profissionais que estão a assegurar a vacinação contra a Covid-19, o que poderá colocar em causa o ritmo do processo.

20h33 - Madeira regista 24 novos casos e tem uma centena de infeções ativas. A Madeira registou 24 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e oito recuperações, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), assinalando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 100.

19h31 - Espanha reporta mais de 17 mil casos pelo 2.º dia consecutivo e 28 óbitos. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quinta-feira, um acréscimo de 17.317 casos de contágio ao balanço total, uma ligeira descida em relação à véspera (17.384), mas o segundo dia acima dos 17 mil casos. As autoridades sanitárias sublinham que o número de novos casos tem demonstrados sinais de crescimento entre os mais jovens. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 28 pessoas nas últimas 24 horas, segundo o reportado pelas comunidades, um número superior ao dia anterior (17). 

18h54 - Governo prolonga situação de calamidade até 25 de julho. "Foi aprovada uma resolução que prorroga a situação de calamidade até ao dia 25 de julho de 2021 e altera as medidas aplicáveis a determinados concelhos", refere o comunicado divulgado após o Conselho de Ministros.

18h52 - Certificado ou teste exigido ao fim de semana na restauração dos concelhos de maior risco. Os restaurantes em concelhos de risco elevado ou muito elevado vão passar a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à Covid-19 a partir das 19:00 de sexta-feira e aos fins de semana para refeições no interior. A medida, aprovada hoje em Conselho de Ministros, aplica-se apenas às mesas no interior dos restaurantes, segundo referiu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sendo o certificado digital ou o teste negativo exigido a partir das 19:00 de sexta-feira e aos fins de semana e feriados.

A ministra esclareceu que a nova exigência começará a ser aplicada a partir do próximo sábado - e não na sexta-feira como a generalidade das medidas aprovadas.

18h50 - Governo francês esclarece que não há interdição de viagens a Portugal. O secretário de Estado para os Assuntos Europeus francês esclareceu hoje que "não há qualquer interdição de viajar" para Portugal, embora tenha desaconselhado essas viagens devido aos riscos da pandemia de Covid-19.

18h31 - Governo vai manter matriz de risco para avaliação da pandemia. O Governo vai manter a matriz de risco para avaliação da pandemia da Covid-19, anunciou hoje a ministra da Presidência, ao adiantar que as medidas são tomadas "face à evolução global dos números" de vários indicadores.

18h30 - Certificado ou teste negativo obrigatórios nos hotéis e alojamento local. O acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental vai passar a estar sujeito à existência de certificado digital ou teste negativo por parte dos clientes.

18h25 - É preciso que "todos os jovens venham ao processo de vacinação". O responsável pela task force de combate ao novo coronavírus falou hoje aos jornalistas, no âmbito da campanha de sensibilização para a vacinação dos jovens, asseverando que há "uma luz ao fundo do túnel". "Hoje estamos aqui a ver luz ao fundo do túnel. Já há luz e já a conseguimos ver. Temos que fazer um esforço final. Este ato é simbólico desse esforço", disse o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

"Estamos a apelar a que todos os jovens venham ao processo de vacinação para que o país possa seguir em frente e usufruir do desporto como sempre usufruiu", acrescentou, indicando que para isso é preciso que "todos os jovens venham ao processo de vacinação". "É esse o meu apelo que quero deixar aqui. A vacinação é que nos vai levar ao fundo do túnel e ao retomar da vida que foi interrompida para muitos de nós", vincou.

18h21 - Vacinação é "um movimento de solidariedade coletiva". António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, falou aos jornalistas no âmbito de uma campanha de comunicação do Governo, da Task-Force e da Liga Portugal com vista à sensibilização da população mais jovem para a importância da vacinação. Foi lançada esta quinta-feira.

"É muito importante que os jovens percebam que a vacinação é um ato de proteção individual, mas é também um ato de proteção daqueles que convivem com eles, dos seus familiares, dos seus amigos e ainda um ato de proteção e um movimento de solidariedade coletiva para com a sociedade", disse Lacerda Sales, referindo que a toma da vacina irá permitir retomar alguma normalidade nas suas vidas, como "viajar" ou "visitar os festivais de verão".

"Vamos todos nós ficar em jogo, ninguém vai ficar fora de jogo", indicou o secretário de Estado, sublinhando que os jovens portugueses "são muito sensíveis" a esta questão e têm "uma história de vacinação muito boa, no passado".

18h04 - Proibição de entrar e sair na AML deixa de vigorar ao fim de semana. A proibição de entrar e sair na Área Metropolitana de Lisboa (AML) ao fim de semana, no âmbito das medidas restritivas relacionadas com a pandemia de Covid-19, vai deixar de ser aplicada, anunciou hoje o Governo.

"Tendo condições de utilizar o certificado digital, procuramos simplificar algumas restrições que existiam à atividade económica, desde logo o encerramento [de restaurantes] às 15h30 nos concelhos [de risco de contágio de Covid-19] elevado e muito elevado, mas também a proibição de entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa", disse a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final da reunião semanal do Conselho de Ministros, em Lisboa.

17h58 - Rússia pronta para abordar com UE aceitação de certificados de vacinação. A Rússia está pronta para abordar com a União Europeia (UE) o reconhecimento mútuo dos certificados de vacinação ou passaportes digitais de Covid-19, indicou hoje o Ministério da Saúde, após receber uma carta nesse sentido de Bruxelas.

17h47 - Média diária de casos subiu 54% na última semana. A média diária de casos de infeção com o novo coronavírus subiu 54% na última semana, anunciou hoje a ministra da Presidência, ao adiantar que se continua a verificar um agravamento da pandemia da Covid-19 em Portugal.

17h30 - "Continua a verificar-se um agravamento da pandemia". Terminou o Conselho de Ministros desta quinta-feira e o Governo explica as alterações que passarão a estar em vigor, assim como os concelhos que avançam e recuam no desconfinamento.

O certificado digital foi alargado. Será necessário - em concelhos de risco elevado e muito elevado - nos restaurantes para serviço de refeições no interior. 

Pode aceder ao documento do Conselho de Ministros aqui: Resolução do Conselho de Ministros de 8 de julho

17h25 - Desconfinamento: mais concelhos vão recuar e 34 ficam em alerta. O Governo reviu, esta quinta-feira, a lista de concelhos em risco, tendo anunciado mais recuos. A capital, região que tem registado o maior número casos diários, vai manter-se 'recuada' e com restrições mais apertadas.

Sessenta dos 278 concelhos de Portugal continental (21,58%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos a medidas mais restritivas, inclusive recolher obrigatório entre as 23:00 e as 5:00.

17h07 - Portugueses em França pedem intervenção do Governo para vir a Portugal. A comunidade portuguesa em França está "consciente" de que planos de verão podem mudar devido à situação pandémica em Portugal, mas pede ao Governo português que dialogue com o executivo francês de forma a amenizar possíveis medidas.

17h05 - Teletrabalho não pode levar ao desaparecimento de serviços públicos. A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública manifestou hoje ter "sérias dúvidas" quanto ao recurso sistemático ao teletrabalho no Estado, defendendo que qualquer decisão sobre a matéria não pode ter como consequência o desaparecimento de serviços públicos.

16h54 - Reino Unido continua com n.º altos, com 64% da população já com 2 doses. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta esta quinta-feira mais 32.551 casos de novo coronavírus, uma ligeira subida em relação à véspera (32.548), e o segundo dia consecutivo acima da barreira dos 30 mil contágios. Desde janeiro que não se registavam estes valores, tendo sido registados mínimos de pouco mais de mil casos diários em maio.

16h36 - Fecho de escolas deve ser medida de "último recurso". O encerramento de escolas para controlar a covid-19 deve ser um "último recurso", defendeu hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), ao alertar que o próximo ano letivo requer um "alto nível de preparação".

16h24 - Novos casos voltam a subir em Itália, mais 1.394 no último dia. As autoridades de Saúde italianas notificaram esta quinta-feira o registo de mais 1.394 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (1.010) e o segundo dia consecutivo acima da barreira dos mil casos por dia, algo que já não acontecia desde 21 de junho. As autoridades notificam ainda mais 13 óbitos referentes às últimas 24 horas, aqui uma descida em relação à véspera (14).

16h20 - Governo, Task-Force e Liga juntam-se em campanha para vacinar jovens

16h11 - Todas as regiões de Portugal Continental são de risco elevado. Todas as regiões de Portugal continental passaram hoje a ser consideradas de risco elevado nos mapas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que visam auxiliar decisões sobre viagens, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.

15h30 - Vacinas obrigatórias na Grécia para alguns trabalhadores. O governo grego anunciou que irá tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória para alguns grupos profissionais específicos. No mês passado, o comité de bioética do país recomendou vacina obrigatória para profissionais de saúde e trabalhadores de lares de idosos apenas "como medida de última instância" e com um período de tempo específico, se a campanha para motivar a inoculação se revelasse infrutífera.

Recorde-se que a Grécia registou ontem 1.797 novos contágios pelo novo coronavírus, quase o triplo de infeções diárias em comparação com a média da semana passada, com o Governo helénico a atribuir esta rápida disseminação à variante Delta do SARS-Cov-2.

15h23 - Hospital de Alcobaça com visitas suspensas. O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) decidiu suspender, de forma temporária, as visitas no Hospital de Alcobaça para conter o risco de propagação da Covid-19 ente utentes e profissionais, foi hoje anunciado.

15h13 - Jogos Olímpicos não vão contar com espectadores nas bancadas. A decisão foi esta quinta-feira confirmada pela Ministra dos Desportos do Japão, Tamayo Marukawa, e surge depois do primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, ter anunciado um novo estado de emergência na região de Tóquio, que vigorará até 22 de agosto e coincidirá com a celebração dos Jogos Olímpicos naquele país.

15h01 - Portugal soma hoje mais nove mortes e 3.269 casos de Covid-19. Portugal soma, esta quinta-feira, mais nove mortos associados à Covid-19 (uma variação de 0,05% em relação a ontem), sendo que o total acumulado, desde o início da pandemia, ascende a 17.135 óbitos. De salientar que desde o dia 8 de abril que não se registavam tantos mortos por Covid-19 num dia.

Indica ainda o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) que foram contabilizados, nas últimas 24 horas, 3.269 novos casos de Covid-19 (variação de 0,36%). Desde o início da pandemia, o país registou 899.295 infeções.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de três mil contágios no país pelo 2.º dia consecutivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório