Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Mais de três mil contágios no país pelo 2.º dia consecutivo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de três mil contágios no país pelo 2.º dia consecutivo
Notícias ao Minuto

08:05 - 08/07/21 por Melissa Lopes

Mundo Covid-19

Portugal enfrenta um agravamento da situação epidemiológica com o número de infeções diárias a disparar (nas últimas 24 horas, 3.269 ), sendo a variante Delta a predominante. Foram ainda reportadas nove mortes, o que não acontecia desde 9 de abril. 

Para fazer face à disseminação dos contágios, o país está agora numa "corrida contra o tempo", apostando na aceleração da vacinação. Ontem mesmo abriu o autoagendamento da inoculação para os jovens com 25 anos ou mais

Como habitualmente acontece, o Governo volta hoje a reunir-se em sede de Conselho de Ministros para a análise semanal da situação e tomada de decisões no âmbito do combate à pandemia, em geral, e avanços e recuos no desconfinamento a nível de cada concelho. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

15h30 - Boa tarde! Continue a seguir-nos AO MINUTO aqui. 

14h40 - Oficial: Jogos Olímpicos não vão contar com espetadores nas bancadas. Decisão foi tomada pela ministra dos desportos japonesa.

14h00 - Nas últimas 24 horas, Portugal somou mais 3.269 contágios e nove mortes devido à Covid-19, indica o boletim epidemiológico desta quinta-feira, publicado pela DGS. De sublinhar que Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais novos casos (1.574), registando também a maioria das mortes (7). O boletim indica que nas últimas horas o número de internados caiu para 599. Destes 136 estão em unidades de cuidados intensivos (mais seis do que ontem). 

12h20 - O Reino Unido anunciou esta quinta-feira que os cidadãos totalmente vacinados contra a Covid-19 que viajem de países que integrem a lista âmbar ( onde se inclui, neste momento, Portugal) vão deixar de ter de cumprir o período de quarentena no regresso a casa. A medida, que entra em vigor no dia 19, só vai beneficiar residentes no Reino Unido e não pessoas vacinadas noutro país que queiram visitar Inglaterra, remetendo para mais tarde no verão uma abertura a visitantes do estrangeiro.

O anúncio representa um alívio para o setor do turismo e viagens, que tem estado a fazer pressão para que o alívio das restrições entrasse em vigor em 19 de julho, ao mesmo tempo em que vão ser levantadas a maioria das restrições em vigor para controlar a pandemia Covid-19, a tempo das férias escolares.  

11h40 - Duro golpe no turismo. O setor do turismo foi "fortemente" afetado pela pandemia em 2020, tendo sido registada uma "contração da atividade sem precedente histórico", de acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

10h35 - Está a par? Os Centros de Vacinação têm agora um sistema de semáforo. Vermelho: Mais de uma hora; Amarelo: Entre 30 minutos e uma hora e Verde: Menos de 30 minutos. Confira o tempo de espera no seu centro de vacinação. 

10h30 -  O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje compreender a posição do governo francês de desaconselhar viagens não essenciais para Portugal, mas lembra que este conselho deve ser enquadrado com as decisões da UE quanto às viagens.

10h20 - Cientista que liderava equipa de testes da vacina Sinovac na Indonésia morreu esta quarta-feira alegadamente infetada com o novo coronavírus, avança a Reuters, citando meios locais. A morte de Novilia Sjafri Bachtiar ocorre numa altura em que as mortes por Covid-19 atingem níveis recordes na Indonésia, um dos países onde a vacina chinesa tem sido mais amplamente utilizada.

Notícias ao Minuto A Indonésia, que enfrenta a pior fase da pandemia, tem lidado com a escassez de oxigénio nos hospitais nos últimos dias© Getty Images  

10h00 - Último dia de aulas dos mais novos encerra mais um ano letivo atípico. O 3.º período letivo termina hoje para o 1.º e 2.º ciclos, encerrando mais um ano escolar atípico, em que o ensino à distância voltou a ser o "plano B" quando a pandemia obrigou alunos a ir para casa. Já o próximo ano letivo começará entre 14 e 17 de setembro, conforme o publicado hoje em Diário da República. 

9h50 - O Centro de vacinação 'drive-thru', instalado no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade, entra em funcionamento esta quinta-feira, devendo permitir a inoculação de 2.000 pessoas por dia, revelou a Câmara do Porto.

9h30 -  Anticorpos podem durar até 12 meses. Os anticorpos contra o coronavírus SARS-CoV-2 podem durar até 12 meses, em mais de 70% dos pacientes que superaram a doença, segundo um estudo publicado por pesquisadores chineses.

9h20 - Portugal é líder nas restrições. Portugal é, atualmente, o país da União Europeia (UE) com medidas mais restritivas face à Covid-19, segundo dados do índice 'Stringency Index' da Universidade de Oxford

8h15 - França desaconselha viagens para Portugal e Espanha, devido ao aumento do número de casos de infeção por culpa da variante Delta. "Aqueles que ainda não reservaram as férias, evitem, evitem Portugal, Espanha", afirmou, esta quinta-feira, o secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus Clément Beaune. 

7h54 - Brasileiros faltam à vacina. O número de pessoas que não compareceram aos postos de saúde do Brasil para tomar a segunda dose de vacinas contra a Covid-19 é superior a 3,5 milhões, informou na quarta-feira o governo brasileiro. 

7h50 -  A "sombria marca da pandemia de covid-19". O secretário-geral da ONU, António Guterres, assinalou as quatro milhões de mortes no mundo causadas pela pandemia de Covid-19 com um apelo para a criação de uma 'task force' internacional que coordene um plano mundial de vacinação. 

7h20 - Dados da Alemanha. Alemanha diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 970 infeções pelo SARS-Cov-2 e 31 mortes relacionadas com a Covid-19, indica esta quinta-feira o  Instituto Robert Koch (RKI).

7h00 - Bom dia! Iniciamos novo acompanhamento ao MINUTO de todos os desenvolvimentos da pandemia no país e no mundo.

Por cá, hoje é dia de novas decisões que serão conhecidas, como habitualmente, na conferência que se segue ao Conselho de Ministros. São esperadas novas medidas (novos recuos no plano de desconfinamento) para fazer face à disseminação da variante Delta.

Recorde o acompanhamento do dia anterior aqui

Leia Também: AO MINUTO: Volta proibição de cortar serviços. Restauração receia testes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório