Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Açores com 51 novos casos nas últimas 24 horas, 44 em São Miguel

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 51 novos casos de covid-19, dos quais 44 foram detetados na ilha de São Miguel, seis na Terceira e um nas Flores, divulgou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

 Açores com 51 novos casos nas últimas 24 horas, 44 em São Miguel
Notícias ao Minuto

14:10 - 09/07/21 por Ana Cristina Gomes

País Covid-19

O boletim diário esclarece que os números resultam de 2.487 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e outras cinco em laboratório não convencionado, apontando para 19 recuperações e seis doentes internados.

Quanto aos novos 44 casos de covid-19 de São Miguel, a Autoridade de Saúde especifica que seis dizem respeito a "viajantes não residentes", sendo os restantes 38 decorrentes de "transmissão comunitária".

O concelho de Lagoa é o que apresenta maior número de novos casos de contágio (20), sendo 13 referentes a Santa Cruz, quatro ao Rosário, dois a Água de Pau e um no Cabouco.

"No concelho de Ponta Delgada, foram registados 12 novos casos [três na Fajã de Baixo, dois em São José, dois nos Arrifes e um em cada uma das freguesias de São Pedro, São Sebastião, Capelas, Remédios e Pilar da Bretanha]", descreve a Autoridade de Saúde.

Quanto ao concelho da Ribeira Grande, há oito novos casos (dois no Pico da Pedra, dois em Rabo de Peixe, dois na Conceição, um na Matriz e um na Maia).

No concelho de Vila Franca do Campo há quatro novos casos (três em Água de Alto e um em São Miguel).

Ainda relativamente à ilha de São Miguel, a Autoridade de Saúde esclarece que, dos seis novos casos detetados em viajantes, quatro dizem respeito a análises positivas no rastreio do 6.º dia e dois no rastreio à chegada.

Na ilha Terceira, três dos seis novos casos referem-se a viajantes (rastreio de 6.º dia a um residente e outro não residente e rastreio à chegada a um residente).

"Um dos casos positivos agora diagnosticados na ilha originou uma nova cadeia de transmissão local primária na Praia da Vitória e outros dois estão ligados a uma cadeia anteriormente identificada", descreve.

No concelho de Angra do Heroísmo foram registados três novos casos (um na Sé, um em São Pedro e um em Santa Bárbara).

No concelho da Praia da Vitória registaram-se três novos casos (dois no Cabo da Praia e um nas Lajes).

Relativamente à ilha das Flores, "o novo caso diagnosticado refere-se a um viajante interilhas, de São Miguel para as Flores, com análise positiva no rastreio de 6.º dia".

"Também nas últimas 24 horas foram registadas 19 recuperações e à data de hoje estão internados seis doentes, cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira", indica, acrescentando que "nenhum destes doentes está em UCI [Unidade de Cuidados Intensivos]".

Atualmente, o arquipélago tem 338 casos ativos de covid-19, sendo 311 em São Miguel, 15 na Terceira, seis no Pico, dois no Faial, dois em São Jorge e dois nas Flores.

"Estão ativas no arquipélago cinco cadeias de transmissão local primária -- uma no Faial, duas no Pico e duas na Terceira", refere.

De acordo com a Autoridade, "até ao presente foram extintas 204 [cadeias de transmissão] em todas as ilhas".

Em vigilância ativa estão hoje 2.032 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.631 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.118 pessoas.

Faleceram 34, saíram do arquipélago 83 e 58 apresentaram prova de cura anterior.

Realizaram-se 595.212 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho corrente, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19.

Há 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.013.756 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.135 pessoas e foram registados 899.295 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Leia Também: AO MINUTO: Reuniões no Infarmed de regresso; EMA insiste nas duas doses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório