Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Incidência volta a disparar; Mais de 230 médicos saíram do SNS

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Incidência volta a disparar; Mais de 230 médicos saíram do SNS
Notícias ao Minuto

08:15 - 07/07/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid:19

A variante Delta é já a estirpe do novo coronavírus mais prevalente em Portugal, representando quase 90% dos casos de Covid-19 no país, segundo um relatório do INSA, divulgado esta terça-feira. As autoridades de saúde aceleraram o processo de vacinação e batemos o recorde diário de inoculações, com mais de 150 mil doses dadas em apenas 24 horas.

Segundo o coordenador da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19, os números mostram um "impacto imenso" das vacinas no sistema de saúde e na mortalidade.

Apesar disso, o boletim epidemiológico desta quarta-feira revela que  Portugal registou mais de 3 mil novos casos de Covid-19 e tem mais de 600 pessoas internadas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

15h50 - Termina aqui este acompanhamento da pandemia. Pode continuar a seguir-nos no novo registo

15h47 - Se é utente para 2.ª dose AstraZeneca ou Casa Aberta (sem marcação) atente nos horários dos centros municipais de vacinação em Lisboa:

15h25 - Diversos autarcas açorianos estão em isolamento depois de terem estado reunidos num evento, na ilha Graciosa.

De acordo com o jornal Açoriano Oriental, a iniciativa tinha como objetivo apoiar e promover a cidade de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura.

Um dos participantes testou positivo, o que faz com que autarcas da ilha de São Miguel, São Jorge e Graciosa, fiquem 14 dias em isolamento. Já o infetado, após 10 dias de quarentena, terá alta.

15h20 - O Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, em Matosinhos, tem 42 pessoas infetadas com Covid-19, das quais 27 utentes e 15 funcionários, todos com a vacinação completa, confirmou hoje à Lusa o vereador da Proteção Civil.

15h00 - Pela primeira vez desde o dia 28 de julho do ano passado, Madrid não registou nenhuma morte devido à Covid-19.

14h43 - O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus já ultrapassou a barreira dos quatro milhões, anunciou hoje o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

14h39 - O tempo de espera para a vacina contra a Covid-19 é de 40 a 60 minutos em Torres Vedras, formando-se filas que chegam a ter a extensão da fachada do pavilhão onde funciona o centro de vacinação.

14h04 - Portugal registou, esta quarta-feira, 3.285 novos casos de Covid-19 e oito vítimas mortais devido à doença.

Outros dados a reter:

  • 40.258 casos ativos, mais 1.770 que ontem
  • 838.642 recuperados, mais 1.507 nas últimas 24 horas
  • 17.126 vítimas mortais desde que a pandemia chegou a Portugal
  • 896.026 casos confirmados desde o dia 2 de março de 2020
  • 603 internados em enfermarias (-10), 130 em UCI (-3)
  • A incidência voltou a disparar: 247,3 casos por 100 mil habitantes a nível Nacional; 254,8 casos por 100 mil habitantes a nível do Continente
  • Tanto o Rt Nacional como o do Continente subiram para 1,20

13h55 - Mais de nove milhões de doses administradas. O balanço mais recente é partilhado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Twitter

13h50 - 45 novos casos nos Açores. Nas últimas 24 horas, o arquipélago registou 45 novos casos, tendo sido contabilizadas 33 recuperações e seis internamentos, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

13h49 - Semáforos virtuais já em funcionamento nos centros de vacinação. A task force explica que este sistema de semáforos indica o período de espera previsto.

No caso de a luz do semáforo virtual estar vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela a previsão do atendimento é entre 30 minutos a uma hora, e quando a cor for verde o período provável de espera é de 30 minutos.

13h40- Mais de 260 profissionais dedicados aos inquéritos epidemiológicos. O número foi hoje revelado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, na Comissão Parlamentar de Saúde

13h36 - Mais de 260 profissionais estão alocados na totalidade à realização de inquéritos epidemiológicos por causa da pandemia, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde. 

António Lacerda Sales sublinhou o aumento do número de profissionais dedicados à elaboração de inquéritos epidemiológicos entre dezembro de 2020 e fevereiro deste ano (passou de 427 para 1.121) e disse que, a 28 de maio, o número de inquéritos epidemiológicos por concluir era equivalente às notificações diárias recebidas.

13h34 - A task force que coordena a vacinação contra a Covid-19 informou hoje que os centros de vacinação começaram a funcionar com um sistema de semáforos virtuais que indica o período de espera.

13h17 - O governo japonês decidiu declarar um novo estado de emergência em Tóquio, avançaram hoje meios de comunicação social, devendo abranger todo o período dos Jogos Olímpicos, que começam dentro de duas semanas, devido ao aumento de casos de Covid-19. 

O estado de emergência ficará em vigor até 22 de agosto.

13h00 - A variante Delta é responsável por 40% dos casos de Covid-19 em França. O governo está agora apreensivo com a chegada de uma nova vaga, visto que, as taxas de infeção já começaram a aumentar.

12h49 - A média diária da realização de testes de diagnóstico do vírus SARS-CoV-2 atingiu nesta primeira semana de julho o valor mais alto desde o início da pandemia, adiantou hoje a ministra da Saúde em audição na Assembleia da República.

12h44 - O secretário regional da Agricultura dos Açores, António Ventura, justificou hoje a participação num evento tauromáquico na ilha Terceira, sem uso de máscara e distanciamento social, com as particularidades deste tipo de eventos.

De acordo com o mesmo, "há que perceber que aquela atividade é muito específica".

12h32 -  A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 3.996.519 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

12h26 - O Governo quer aprovar ainda em julho um programa de transição para o fim das moratórias de crédito aprovadas no âmbito da pandemia de covid-19, especialmente para os setores mais afetados, revelou hoje o ministro das Finanças.

12h13 - A vacinação para maiores de 27 já abriu. Para agendar a toma da primeira dose, basta clicar aqui e preencher os dados.

12h05 - A Rússia reportou, esta quarta-feira, 23.962 novos casos de Covid-19 e 725 mortes devido à doença.

12h00 - Cerca de nove em cada 10 adultos do Reino Unido têm anticorpos Covid-19, revelou hoje um relatório do Instituto Nacional de Estatísticas britânico.

11h56 - Tóquio registou, esta quarta-feira, o maior aumento em infeções desde maio, a 16 dias antes dos Jogos Olímpicos.

11h34 - A Indonésia registou hoje um novo recorde de 1.040 mortes atribuídas à Covid-19 e contabilizou 34.379 novas infeções em 24 horas.

11h30 - Mais de 230 médicos do Serviço Nacional de Saúde aposentaram-se este ano até maio, dos quais 131 eram especialistas em medicina geral e familiar, revelou a ministra da Saúde.

11h28 - África regista 147.920 mortos devido à Covid-19, totalizando 5.735.199 casos desde o início da pandemia, segundo dados divulgados hoje pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

11h14 - O presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo, está infetado com o vírus da Covid-19 e apresenta "sintomas ligeiros a moderados" da doença, encontrando-se em confinamento, informou hoje o município do distrito de Beja.

11h12 - O governo alemão apelou hoje à população para que se vacine contra a Covid-19, incluindo os jovens acima dos 12 anos, para evitar o aumento dos contágios no outono, alertando que já se regista uma subida nos dados semanais sobre as infeções.

"Ou a pessoa se vacina ou vai ser infetada" e por isso "onde não houver vacinação suficiente, haverá grupos populacionais com muitas infeções", declarou o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.

10h47 - A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira no Parlamento que, embora se esteja a verificar um aumento da incidência dos casos de infeção pelo novo coronavírus, "as condições que hoje enfrentamos são distintas das que se verificaram no início do ano", argumentando que o "processo de vacinação tem sido bem sucedido" e  "tem protegido os portugueses", o que tem tido impacto na redução dos internamentos e óbitos por Covid-19. 

Questionada pelo deputado Ricardo Batista Leite sobre um eventual regresso ao Estado de Emergência e a restrições mais acentuadas, Marta Temido atirou: "Não há impossibilidades totais, há necessidades de avaliação constante", demonstrando confiança nas medidas atuais de combate à pandemia. 

10h27 - Numa publicação na sua página de Instagram, o Governo relembra que o certificado digital já pode ser utilizado para viagens na União Europeia. 

10h20 - A organização dos Jogos Olímpicos de 2020 decidiu cancelar a passagem da tocha olímpica entre pessoas nas ruas de Tóquio devido aos receios de propagação do coronavírus, adianta a BBC. 

09h52 - O confinamento de duas semanas em Sydney, na Austrália, vai ser estendido durante, pelo menos, mais uma semana, devido ao "lento" avanço da vacinação no país, revela a Sky News, esta quarta-feira.

09h38 - O diretor do Instituto Francis Crick, no Reino Unido, alertou, esta quarta-feira, para o risco de surgimento de "uma variante resistente à vacina", se todas as restrições e medidas de proteção forem suspensas ao mesmo tempo. De acordo com Paul Nurse, o Governo deve "abrir o país" à medida que o plano de vacinação avança, mas "não é sensato abrir tão rápido", principalmente, quando os casos de SARS-CoV-2 estão novamente a aumentar.

09h31 -  A Índia reportou 43.733 casos de Covid-19 e 930 mortes relacionadas com a doença nas últimas 24 horas.

09h25 - Portugal bateu um novo recorde de vacinas administradas num só dia, esta terça-feira. Segundo a ministra da Saúde, em 24 horas, foram cerca de "150 mil" doses.

Algo, entretanto, confirmado por fonte da Task Force ao Notícias ao Minuto: "Ontem, 6 de junho, foi batido mais um recorde diário de vacinação, tendo-se ultrapassado as 154.600 inoculações. Esta nova marca só foi possível com a compreensão e paciência de todos os utentes e o profissionalismo e a entrega dos profissionais de saúde. Nestes últimos dois dias foram administradas mais de 297 mil vacinas"

09h11 - Um professor da Universidade de Oxford acredita que duas doses da vacina contra a Covid-19 são suficientes, visto que, a imunidade dada pelas inoculações aumenta com o tempo.

"As nossas respostas imunológicas parecem melhorar com o tempo. Tem-se verificado que, seis meses após a primeira dose, o sistema imunológico desenvolveu a resposta ao vírus para um estado ainda mais maduro. Portanto, eu acho que as vacinas não só nos dão uma boa imunidade, como esta melhora com o passar do tempo", explicou John Bell.

09h05 - O Governo está a ponderar uma medida que prevê a introdução de testes à Covid-19 no acesso aos restaurantes. A notícia é avançada pelo Observador, dando conta, porém, que não se aplicará a almoços em dias úteis, mas será uma forma de permitir que estes estabelecimentos possam continuar a funcionar depois das 15h30 ao sábado e domingo nos concelhos de risco muito elevado.

09h01 - As habitações que se arrendam em menos de uma semana passam de 43% a 33% na pandemia. Braga e a Ilha da Madeira apresentam a maior descida de casas que se arrendam em menos de sete dias, sendo que é na Ilha da Madeira onde a habitação disponível esteve mais tempo no mercado para ser arrendada. As casas arrendam-se mais rápido nos distritos de Évora, Leiria e Porto.

08h52 - Testagem massiva em Lisboa conta com vários postos móveis à disposição de residentes e não residentes. Saiba onde pode realizar o teste aqui

08h33 - A Colômbia reportou, esta quarta-feira, 26.721 infeções e 553 mortes por Covid-19.

08h21 - Sabia que o Certificado Digital Covid da União Europeia abrange três tipos de certificados? Um comprova que está vacinado, outro que tem um teste negativo e um terceiro confirma que já recuperou da doença.   Pode obtê-lo no portal SNS24.

08h15 - A ausência de efeitos secundários após a toma da vacina contra a Covid-19 não é mau sinal. Embora as reações possam ser um sinal do aceleramento do sistema imunitário, a falta das mesmas não significa que este falha em responder, diz um estudo realizado acerca das vacinas mRNA (Pfizer e Moderna), publicado esta sexta-feira no medRxiv e citado pela Reuters.

08h00 - A Indonésia alargou hoje a todo o arquipélago restrições para lidar com novas infeções da Covid-19, causadas pela variante Delta, um dia depois de o país ter registado um novo máximo diário de casos.

07h57 - As autoridades venezuelanas autorizaram, na terça-feira, a realização de voos para 14 aeroportos da Venezuela, cujas operações estavam restringidas desde março de 2020, com a chegada local da pandemia da Covid-19.

07h50 - A Comissão Europeia atualiza hoje as suas previsões económicas para a União Europeia, com a pandemia da Covid-19 ainda presente, mas com os primeiros fundos do pacote de recuperação prestes a chegar aos Estados-membros.

07h48 - O coordenador da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 defendeu hoje que os números da pandemia em Portugal mostram um "impacto imenso" das vacinas no sistema de saúde e na mortalidade.

07h45 - A Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 está a analisar a vacinação das faixas etárias acima dos 12 anos e deverá emitir parecer antes do arranque do ano letivo, revelou o coordenador desta estrutura.

07h41 - Perto de 450 mil rastreios aos cancros da mama, do útero e do colo e reto ficaram por realizar no primeiro ano de pandemia, bem como 29 milhões de exames complementares de diagnóstico e terapêutica.

07h37 - As autoridades de saúde admitem adaptar as medidas de isolamento para os vacinados contra a Covid-19 que têm contactos de risco, mas lembram que sempre foi possível antecipar este período, com um teste negativo ao 10.º dia.

07h35 - Uma redução de 46% nas consultas médicas presenciais nos centros de saúde, de 40% nas urgências hospitalares e de 25% nas cirurgias é o resultado do primeiro ano de pandemia nos cuidados de saúde, segundo um estudo hoje divulgado.

07h31 - Enquanto dormia:

7h30 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo de acompanhamento de informação sobre a pandemia. Para recordar o de ontem à tarde clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: DGS britânica alerta para aumento do "longo covid" em jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório