Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vacinas mRNA. Ausência de efeitos secundários não é motivo de preocupação

Embora as reações possam ser um sinal do aceleramento do sistema imunitário, a falta das mesmas não significa que este falha em responder.

Vacinas mRNA. Ausência de efeitos secundários não é motivo de preocupação
Notícias ao Minuto

08:00 - 07/07/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Muito se tem falado nos efeitos secundários das vacinas contra a Covid-19, entre os quais a febre, a fadiga, as dores de cabeça, diarreia, dor no local da injeção, entre outros. Embora as reações possam ser um sinal do aceleramento do sistema imunitário, a falta das mesmas não significa que este falha em responder, diz um estudo realizado acerca das vacinas mRNA (Pfizer e Moderna), publicado esta sexta-feira no medRxiv e citado pela Reuters.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores testaram 206 funcionários de um hospital para anticorpos contra o coronavírus antes e depois de estes receberem a vacina da Pfizer/BioNTech e analisaram os efeitos secundários.

Como nos ensaios clínicos, a dor no braço foi o sintoma mais comum, relatado por 91% após a primeira injeção e 82% após a segunda. Sintomas sistémicos, como fraqueza ou cansaço, ou dores no corpo, foram relatados por 42% e 28%, respetivamente, após a primeira dose e por 62% e 52% após a segunda.

Porém, não foi encontrada uma associação entre a gravidade dos sintomas da vacina e os níveis de anticorpos um mês após a vacinação.

Os investigadores esperam que as descobertas tranquilizem as pessoas de que a falta de efeitos após as injeções de mRNA não significa que a vacina não está a funcionar. A toma da Moderna também usa tecnologia mRNA, pelo que o princípio também se aplica.

Note que o estudo ainda aguarda revisão de pares.

Leia Também: Vacinas mRNA não afetam contagem de espermatozoides, revela novo estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório