Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Governo pondera introduzir testes à Covid-19 no acesso aos restaurantes

Esta será uma forma de permitir que estes estabelecimentos possam continuar a funcionar depois das 15h30 ao sábado e domingo nos concelhos de risco muito elevado.

Governo pondera introduzir testes à Covid-19 no acesso aos restaurantes
Notícias ao Minuto

09:05 - 07/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

O Governo estará a ponderar uma medida que prevê a introdução de testes à Covid-19 no acesso aos restaurantes. A notícia é avançada pelo Observador, dando conta, porém, que não se aplicará a almoços em dias úteis, mas será uma forma de permitir que estes estabelecimentos possam continuar a funcionar depois das 15h30 ao sábado e domingo nos concelhos de risco muito elevado.

A intenção do Executivo, detalha o mesmo jornal, é que venha a ser obrigatório o teste de diagnóstico negativo à entrada dos restaurantes nos concelhos de risco muito elevado

Na terça-feira, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu que o certificado digital seja utilizado em "pleno" pelos estabelecimentos do setor, de modo a que possam funcionar sem restrições.

O Notícias ao Minuto questionou fonte da associação para perceber qual é a posição da AHRESP relativamente aos testes à entrada, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Ainda assim, sublinha o Observador, não passa de uma intenção, dado que o Governo tem divergências acerca de que testes serão permitidos para aceder a estes estabelecimentos. Contudo, fonte do Executivo disse ao mesmo jornal que a hipótese em análise será "um passo essencial para os restaurantes poderem controlar entradas de quem tem certificado" na nova aplicação.

O Notícias ao Minuto contactou também fonte do Executivo, que disse apenas que as "medidas no âmbito do combate à pandemia são decididas nas reuniões de Conselho de Ministros". A reunião desta semana deverá acontecer na quinta-feira, dia 8 de julho, altura em que o Governo fará uma nova avaliação dos concelhos de risco. 

Recorde-se que a aplicação que permite a leitura do certificado digital em vigor na União Europeia (UE) já pode ser descarregada nos telemóveis, permitindo uma validação mais rápida do documento, anunciou o Ministério da Saúde, na terça-feira. Esta aplicação vai permitir que as entidades que precisem de validar os certificados digitais Covid da UE, que entraram em vigor a 1 de julho, possam "fazê-lo de forma digital e mais rápida".

[Notícia atualizada às 09h48]

Leia Também: Governo vai propor hoje aos parceiros sociais acordo de formação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório