Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Internamentos descem em UCI; Costa admite 4.ª vaga

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Internamentos descem em UCI; Costa admite 4.ª vaga
Notícias ao Minuto

08:18 - 06/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Covid-19

O boletim epidemiológico desta terça-feira deu conta de 2.170 novos casos de infeção e um óbito. Os internamentos não sofreram alterações em enfermaria e diminuíram nas unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Isto depois de ontem, recorde-se, a DGS ter revelado que a incidência e o Rt estão agora em pontos alarmantes na matriz de risco. 

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que há medidas alternativas ao confinamento que devem ser usadas para travar a pandemia como "regras mais restritas" para que as pessoas as cumpram, uma fiscalização efetiva e uma nova matriz de risco.

Após ter enfrentado uma segunda vaga de casos devastadora, a curva de infeções está a descer de forma progressiva na Índia. O país registou o número mais baixo de casos em quase quatro meses. 

Recorde-se ainda que, esta segunda-feira, a Alemanha retirou Portugal da lista de países com interdição de entrada no país devido a alta prevalência da estirpe Delta do vírus covid-19, anunciaram as autoridades.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

16h04 - Termina aqui este registo de acompanhamento da pandemia. Pode continuar a seguir-nos neste novo registo

15h39 - As Grandes Festas do Espírito Santo em Ponta Delgada, nos Açores, vão realizar-se este ano de "forma simbólica" de 9 a 18 de julho devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a Câmara Municipal.

15h00 - Mais de 232 mil vacinas contra a Covid-19 foram administradas até domingo na Madeira, tendo a região atingido 40% da população com vacinação completa, informou hoje o gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

14h37 - A imunidade de grupo no Chile, prevista para ser atingida com 80% da população vacinada, só o deverá ser com quase 100%, devido à menor eficácia da vacina chinesa Coronavac, disse à Lusa fonte sanitária chilena.

14h08 - Acaba de ser divulgado o mais recente relatório da DGS sobre a evolução da pandemia no país e que da conta de mais 2.170 casos (mais de 1.500 em Lisboa e Vale do Tejo) e um óbito (na região Norte) nas últimas horas.

Quanto aos internamentos, e depois de vários dias a subir, nas últimas horas não há registo de doentes hospitalizados, mantendo-se 613 pessoas internadas, das quais 133 em unidades de Cuidados Intensivos (menos três em relação a ontem). Destaque também para mais 2.510 recuperações nas últimas horas.

Contas feitas, Portugal contabiliza deste o início da pandemia 892.741 contágios, 17.118 óbitos e 837.135 recuperados.

14h03 - Voos para a Madeira com mais lugares disponíveis. O turismo da Madeira regista índices de crescimento e os dados apontam que, em julho e agosto deste ano, existem "mais lugares disponíveis" nos voos para a região do que antes da pandemia, declarou hoje o secretário da tutela.

13h48 - Centro de Vacinação da Guarda trabalha sem filas. Instalado no Pavilhão Municipal de São Miguel, o Centro de Vacinação da Guarda está hoje a fazer o atendimento de utentes sem filas de espera, num dia em que os profissionais de saúde preveem vacinar "mais de mil pessoas"

13h42 - Jogador do Tondela testa positivo. Naoufel Khacef já está em isolamento, tal como Joel Sousa e Souley, devido a contactos de risco

13h37 - The Legendary Tigerman dá "contributo" em clubes. O músico Paulo Furtado atua este mês em cinco clubes de música, em Aveiro, Coimbra, Leiria, Torres Vedras e Loulé, num "contributo para a sobrevivência do setor"

13h19 - As autoridades de saúde do arquipélago dos Açores reportaram esta terça-feira 11 novos casos positivos de Covid-19.

Registou-se um óbito durante o dia de ontem, de um doente internado no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada. Apesar de o homem ter sido infetado com o SARS-CoV-2, a sua morte, de acordo com as autoridades de saúde, nada teve que ver com o vírus. O utente padecia de uma doença crónica e acabou por morrer devido à falência de órgãos.

13h04 - O governo regional da Catalunha decidiu hoje encerrar os locais de vida noturna durante 15 dias a partir da próxima sexta-feira, devido ao aumento de contágios de Covid-19, principalmente entre os mais jovens.

12h30 - O primeiro-ministro admitiu esta terça-feira que Portugal está a enfrentar uma quarta vaga da pandemia de Covid-19.

"O país está ainda a enfrentar esta difícil pandemia. Estamos mesmo a enfrentar uma quarta vaga desta pandemia. Não nos podemos distrair nem relaxar e isto exige que aceleremos o processo de vacinação", salientou António Costa.

O primeiro-ministro reconheceu que o processo de vacinação vai ter alguns "incómodos" nas próximas semanas devido ao objetivo de vacinar mais portugueses. 

"Vai ser feito um esforço muito grande nas próximas duas semanas, com condições que serão mais incómodas para quem se vacina, mas que reforçará a segurança de todos e particularmente daqueles que vão ver mais rapidamente alcançada a segunda dose da vacinação", disse António Costa.

12h22 - Cerca de 2.500 pessoas foram vítimas de um esquema fraudulento de venda de vacinas contra a Covid-19 na Índia. Os organizadores deste amplo esquema, que teve pelo menos 12 centros de vacinação em Mumbai ou perto desta cidade, cobravam a vacinação às pessoas, que depois eram injetadas com água salgada.

Os organizadores deste esquema arrecadaram 24 mil euros no total. Até ao momento foram detidas 14 pessoas, incluindo médicos e profissionais de saúde.

12h20 - A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 3.987.613 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

11h51 - O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) já detetou dois casos de uma nova estirpe do SARS-CoV-2 em Portugal, a variante definida como Lambda.

"A variante Lambda (C.37), com circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile, foi detetada em apenas dois casos em Portugal, desde abril de 2021", assinala o INSA. 

Esta variante foi descoberta no Peru, já foi diagnosticada em 27 países e está a gerar preocupação nas autoridades de saúde mundiais. 

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças considera que a Lambda é uma variante a monitorizar. 

11h30 - Os jovens com idade inferior a 18 anos deverão começar a ser vacinados contra a Covid-19 na última semana de agosto, se o Governo conseguir manter o plano de vacinação previsto, anunciou esta segunda-feira a ministra da Saúde.

"Aquilo que nós estimamos é seguirmos este plano que temos e com as quantidades de vacinas a continuarem a chegarem-nos conseguirmos abrir na última semana de agosto vacinação para os menos de 18 [anos]", adiantou Marta Temido, em entrevista à TVI.

11h28 - A pandemia de Covid-19 "aumentou a severidade" dos casos de violência doméstica nos Açores, região com uma elevada taxa de incidência destas situações que podem estar relacionadas com "resquícios bastante acentuados de uma sociedade patriarcal", segundo especialistas.

10h47 - Portugal bateu o recorde diário de inoculação de vacinas contra a Covid-19, adianta a TVI24. Nas últimas 24 horas foram administradas mais de 141.500 doses

10h21 - O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, está em isolamento profilático, após ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com Covid-19, anunciou hoje fonte do ministério.

De acordo com a mesma fonte, Matos Fernandes não tem sintomas e encontra-se bem, mas foi aconselhado pelas autoridades de saúde a ficar em isolamento, tal como aconteceu com o primeiro-ministro, António Costa, após contacto de risco.

9h58 - A Rússia registou um novo máximo de óbitos diários. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo centro de crise anti-coronavírus, 737 pessoas morreram devido à Covid-19 no espaço de 24 horas. Foram detetados 23.378 novos casos de contágio. 

Em termos globais, a Rússia soma 5.658.672 casos positivos e 139.316 vítimas mortais. 5,1 milhões de pessoas recuperaram da Covid-19.

9h32 - A Indonésia está a enfrentar a pior fase da pandemia. Apesar das medidas de emergência em vigor desde sábado, o país registou um número recorde de infeções e de mortes esta segunda-feira, colocando ainda mais pressão nos hospitais, que há mais de uma semana já estavam perto do colapso com o aumento de infetados com o novo coronavírus.

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho advertiu na semana passada que o país estava "à beira de uma catástrofe" devido à pandemia da Covid-19.

8h20 - Em menos de três semanas, já foram emitidos cerca de 1,5 milhões de certificados digitais Covid-19 da União Europeia em Portugal, indica o Jornal Económico.

8h10 - De acordo com um estudo preliminar do Ministério da Saúde de Israel, a vacina BioNTech/ Pfizer contra a Covid-19 é menos eficaz em travar a propagação da variante Delta do que as variantes anteriores do coronavírus. Ainda assim, mantém os 93% de eficácia contra doenças graves e hospitalização.

8h07 - O Canadá anunciou que vai aliviar a partir de hoje as restrições nas viagens de alguns cidadãos canadianos, e o primeiro-ministro, Justin Trudeau, indicou que está prevista uma reabertura total das fronteiras nas próximas semanas.

8h06 - A Venezuela denunciou que as sanções impostas pelos Estados Unidos estão a impedir a chegada de vacinas contra a Covid-19, afetando o programa de imunização da população local.

8h05 - Marrocos anunciou na segunda-feira um projeto de produção local da vacina chinesa Sinopharm contra o novo coronavirus, com uma capacidade de produção mensal de cinco milhões de doses, "a curto prazo".

8h03 - A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje que detetou 23 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo três por contágio local, na província de Yunnan, no sul do país.

Segundo a mesma fonte, 91.892 pessoas foram infetadas na China desde o início da pandemia, entre as quais 4.636 morreram.

8h00 - A Alemanha registou 440 novos contágios e mais 31 mortes nas últimas 24 horas, anunciou esta terça-feira o Instituto Robert Koch. No total, o país contabiliza 3.731.564 casos confirmados e 91.062 vítimas mortais. 

A incidência acumulada desceu ligeiramente para 4,9 casos por 100 mil habitantes.

7h58 - Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Alemanha dá 'ok' a Portugal. Dobro dos casos em 15 dias?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório