Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pelo menos 19 desaparecidos em aluimento de terras no centro do Japão

Pelo menos 19 pessoas foram dadas como desaparecidas, na sequência de um aluimento de terras, em Atami, a oeste de Tóquio, disseram hoje as autoridades japonesas.

Pelo menos 19 desaparecidos em aluimento de terras no centro do Japão
Notícias ao Minuto

06:42 - 03/07/21 por Lusa

Mundo Japão

As operações de busca estão já a decorrer em Atami, cidade conhecida pelas águas termais, onde o acidente ocorreu esta manhã, indicaram as autoridades de gestão de desastres na província de Shizuoka, no centro do país.

Desde o início da semana que aquela zona tem registado chuvas intensas.

Imagens difundidas pela televisão japonesa mostravam torrentes de lama a arrastar construções na cidade costeira de Atami, enquanto os habitantes procuravam refúgios seguros.

"Não temos informações relativas à segurança de 19 pessoas", declarou o responsável do departamento para a gestão das catástrofes naturais.

As autoridades locais pediram já ajuda às Forças de Autodefesa japonesas para organizar uma missão de socorro, acrescentou.

Um responsável de Atami indicou que o aluimento de terras ocorreu às 10:30 (02:30 em Lisboa), com "várias casas" a serem arrastadas e um corte de eletricidade que afetou cerca de 200 habitações.

A circulação do Shinkansen, comboio de grande velocidade japonês, foi temporariamente suspensa entre Tóquio e Osaka (oeste) devido à chuva forte. Outros comboios também deixaram de circular, de acordo com os sites das companhias ferroviárias.

Grande parte do Japão está em plena época das chuvas, que provocam frequentemente inundações e aluimentos de terra.

Leia Também: Autoridades japonesas reabrem rotas de escalada no monte Fuji

Recomendados para si

;
Campo obrigatório