Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Colômbia: Manifestantes anti-governo tombam estátua de Cristóvão Colombo

Os protestos começaram há dois meses e pede reformas sociais no país. A estátua de Colombo, assim como as de conquistadores espanhóis, têm sido derrubadas.

Colômbia: Manifestantes anti-governo tombam estátua de Cristóvão Colombo
Notícias ao Minuto

20:11 - 29/06/21 por Fábio Nunes

Mundo Colômbia

Manifestantes anti-governo derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo na cidade de Barranquilla, na Colômbia, adianta a BBC. O monumento do explorador, que inspirou o nome da Colômbia, foi arrastado do seu pedestal e vandalizado.

Esta manifestação marcou os dois meses desde que começaram os protestos por toda a Colômbia, que apelam às reformas sociais na nação sul-americana.

Numa reação ao derrube da estátua de Cristóvão Colombo, o presidente da câmara de Barranquilla afirmou que os autores vão responder na justiça.

Os ativistas indígenas veem Cristóvão Colombo como um símbolo do colonialismo e da opressão. A sua estátua foi uma de várias que têm sido derrubadas nas cidades colombianas desde o início dos protestos.

Estátuas de conquistadores espanhóis têm sido derrubadas em diversas cidades, como foi o caso da estátua de Sebastián de Belalcázar, em Popayán. A figura foi derrubada pelos grupos indígenas Misak, Nasa e Pijao, que consideram este conquistador espanhol culpado dos crimes de genocídio, escravidão, tortura, violação e de roubar as suas terras ancestrais.

Leia Também: Nove pessoas, entre as quais quatro polícias, foram mortas na Colômbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório