Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Partido de Macron justifica derrota nas regionais com fraco apoio local

O porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal, admitiu hoje ser "muito difícil estabelecer-se localmente quando se é um novo partido político", justificando os fracos resultados do partido fundado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, nas eleições regionais de domingo.

Partido de Macron justifica derrota nas regionais com fraco apoio local
Notícias ao Minuto

11:36 - 28/06/21 por Lusa

Mundo Gabriel Attal

"As presidenciais (previstas para 2022) não são as regionais", salientou Attal, que também lembrou que o contexto da pandemia da Covid-19 prejudicou os resultados.

"Os eleitores não tinham estas eleições em mente", acrescentou.

O porta-voz anunciou que Macron irá dirigir-se ao povo francês dentro de algumas semanas para falar sobre a situação política no país.

Attal criticou "o triunfalismo" de dois dos políticos que obtiveram bons resultados nas eleições de domingo, os conservadores Xavier Bertrand (reeleito na região de Hautes-de-France) e Valérie Pécresse (na região parisiense Ile de France), uma vez que a abstenção de 66,5% foi pouco mencionada pelos candidatos.

Meses antes das eleições regionais, Xavier Bertrand já tinha formalizado a sua candidatura às eleições presidenciais de 2022 como independente.

Para além do partido 'La République En Marche!' (A República Em Marcha!), o partido de extrema-direita de Marine Le Pen também apresentou resultados eleitorais fracos, que permaneceram nas mãos da direita e esquerda moderados (Partido Republicano e o Partido Socialista, respetivamente).

Contudo, Macron e Le Pen continuam a ser os principais favoritos para disputar a segunda volta das eleições presidenciais de 2022, de acordo com as sondagens.

Leia Também: França. Abstenção incomum nas regionais e presidente sozinho para 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório