Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Oito 'capacetes azuis' ficaram feridos em ataque no Mali

Oito 'capacetes azuis' da missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) ficaram feridos depois da explosão de uma bomba artesanal na cidade de Hambori, na região de Douentza, no centro do país, informou a organização.

Oito 'capacetes azuis' ficaram feridos em ataque no Mali
Notícias ao Minuto

19:24 - 14/06/21 por Lusa

Mundo Mali

De acordo com uma nota da Minusma no Twitter, citada pela agência Efe, a explosão ocorreu num quartel militar do Estado maliano, e todas as vítimas foram retiradas de helicóptero.

Apesar de ninguém ter reivindicado o ataque, a explosão corresponde ao modo de operar dos grupos terroristas que proliferam na região e estão muito ativos no país.

A Minusma, estabelecida em abril de 2013, empregava em abril quase 13.000 militares, cerca de 1.750 políticas e quase 1.200 civis de diferentes nacionalidades.

De acordo com os números da ONU, a Minusma é a mais mortífera de todas as operações no mundo desde a sua criação, com 245 mortos no total, devido aos contínuos ataques de grupos terroristas diferentes, seja através de bombas artesanais, emboscadas nas estradas ou bombardeamentos de quartéis.

O ataque de hoje surge cinco dias depois de a França ter anunciado uma redução gradual dos 5.100 efetivos que tem na operação militar na região do Sahel, em que participa juntamente com militares do Mali, Burkina Faso, Níger, Mauritânia e Chade.

O Governo do Mali, em processo de transição até 2022, no seguimento de dois golpes de Estado em menos de um ano, não controla extensas áreas do seu território, nomeadamente na zona norte e centro, onde a administração central está praticamente ausente, permitindo um aumento do número de atentados feitos por diferentes grupos terroristas.

Leia Também: Conselho de Segurança da ONU apela a eleições "livres e justas" no Mali

Recomendados para si

;
Campo obrigatório