Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

EUA assume compromisso com Espanha em migração "regular e segura"

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, assumiu com a ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Arancha González Laya, o compromisso de apoiar a migração "segura e ordeira", através de "canais regulares".

EUA assume compromisso com Espanha em migração "regular e segura"
Notícias ao Minuto

21:51 - 11/06/21 por Lusa

Mundo Migrações

"O secretário Blinken enfatizou o compromisso dos EUA com a migração desenvolvida através de canais regulares e de uma forma segura, ordeira e humana", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price, em comunicado.

O Departamento de Estado recusou-se a desenvolver o contexto da mensagem de Blinken, entregue três semanas após a crise de Ceuta.

No passado mês de maio, a cidade espanhola de Ceuta viveu uma crise migratória que contou com mais de 8.000 imigrantes marroquinos a entrar na cidade a nado, através de embarcações insufláveis ou ainda a trepar pelas cercas fronteiriças.

Este episódio deu-se após as tensões diplomáticas entre Espanha e Marrocos aumentarem devido ao acolhimento e hospitalização do líder da Frente Polisário, Brahim Ghali, que estava infetado com a covid-19.

Ghali viajou para a Argélia depois de testemunhar perante o tribunal especial espanhol Audiência Nacional, acusado de alegados crimes contra a Humanidade, genocídio e tortura, que o próprio afirma não ter cometido e de se tratar de acusações com motivos "absolutamente políticos".

A presença do líder em Espanha enfureceu Marrocos, uma vez que a Frente Polisário combate pela independência do Saara Ocidental, e desencadeou uma crise diplomática entre os dois países que, tudo indica, levou Rabat a provocar a chegada de milhares de migrantes ilegais - muitos deles crianças não acompanhadas - ao enclave espanhol no norte de África, que faz fronteira com Marrocos.

O Governo de Espanha deportou milhares de migrantes, com a mobilização das forças armadas e policiais para controlar as ruas de Ceuta.

Esta crise migratória ainda resultou em vários casos de hipotermia, com alguns cidadãos marroquinos a morrer ao tentarem passar as fronteiras.

Ceuta e Melilla são as únicas fronteiras terrestres da União Europeia com África.

Leia Também: China condena "cliques" formadas pelos EUA antes do G7

Recomendados para si

;
Campo obrigatório