Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bagdade. Foguetes disparados contra aeroporto e base com norte-americanos

Sete 'rockets' foram disparados esta noite em Bagdade contra o aeroporto e uma base aérea, visando zonas onde estão militares e subcontratados norte-americanos, sem se conhecerem vítimas.

Bagdade. Foguetes disparados contra aeroporto e base com norte-americanos
Notícias ao Minuto

22:53 - 09/06/21 por Lusa

Mundo Iraque

Estes ataques ocorrem pouco depois de um comandante pró-iraniano ter sido libertado pelas autoridades iraquianas, no final de um processo que motivou demonstrações de força dos seus apoiantes.

Cinco dos foguetes visaram a base aérea de Balad, a norte de Bagdade, onde subcontratados norte-americanos fazem a manutenção dos aviões F-16 iraquianos.

Dois deles atingiram as proximidades da zona ocupada pelos norte-americanos, segundo fonte de segurança iraquiana, que adiantou que não houve vítimas pessoais nem estragos materiais.

Uma hora depois, dois foguetes foram disparados para o aeroporto, visando zonas ocupadas por militares dos EUA.

Os ataques recorrentes à base aérea -- o anterior tinha sido no dia 3 -- já levantaram a possibilidade de a empresa de manutenção dos F-16 sair do país.

Os disparos dos foguetes de hoje acontecem apenas algumas horas de um dos líderes de uma milícia armada pró-governamental, integrada principalmente por milicianos xiitas, apoiados pelo Irão, ter sido libertado, ao fim de duas semanas de detenção.

Este chefe miliciano, acusado de "terrorismo" e atos como assassínio de ativistas e ataques a bases militares, foi libertado depois de um tribunal iraquiano ter concluído que não existiam provas das acusações feitas.

Leia Também: Dois 'drones' abatidos sobre base norte-americana no Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório