Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Dois 'drones' abatidos sobre base norte-americana no Iraque

Dois 'drones' foram abatidos hoje quando sobrevoavam uma base norte-americana, no Iraque, numa técnica de ataque utilizada por grupos armados pró-iranianos no país, disse o exército iraquiano.

Dois 'drones' abatidos sobre base norte-americana no Iraque
Notícias ao Minuto

09:14 - 06/06/21 por Lusa

Mundo Iraque

A base foi sobrevoada por outro destes dispositivos há um mês e este foi capturado pelos militares.

As baterias de defesa C-RAM, instaladas pelos militares dos EUA após o aumento dos ataques, entraram em ação na madrugada de hoje para intercetar esses 'drones' sobre a base aérea de Ain al-Assad, no oeste do país.

Poucas horas antes, um foguete caiu no aeroporto de Bagdade, "sem causar nenhuma vítima ou dano", segundo o porta-voz da coligação militar liderada pelos Estados Unidos, coronel Wayne Marotto.

A nova tentativa de ataque à base de Ain al-Assad preocupa os Estados Unidos, país inimigo da República Islâmica do Irão.

Os Estados Unidos têm tropas no Iraque e o Irão tem uma influência muito forte no país vizinho.

O exército dos EUA acusa grupos iraquianos pró-Irão de ajudar rebeldes iemenitas Hutis a utilizar 'drones' que atacam a Arábia Saudita, que faz fronteira com o Iraque e o Iémen.

Os grupos iraquianos estão a usar a mesma técnica contra alvos norte-americanos no Iraque há vários meses.

No total, desde o início do ano, houve 39 ataques contra norte-americanos, às vezes reivindicados pelos grupos pró-Irão e cada vez atribuídos aos mesmos por Washington.

Os grupos pró-Irão estão a fazer campanha para forçar os norte-americanos, a quem chamam de "ocupantes", a deixarem o Iraque.

Esses ataques tiveram como alvo a embaixada dos Estados Unidos em Bagdade, bases iraquianas que abrigam norte-americanos, os dois aeroportos internacionais de Bagdade e Erbil (no Curdistão iraquiano), bem como comboios de logística iraquianos que fornecem tropas iraquianas e internacionais.

Por causa destes ataques, dois empreiteiros estrangeiros e um iraquiano já foram mortos.

Leia Também: Três civis mortos em bombardeamento turco contra campo de refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório