Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

EMA decide em julho se autoriza vacina da Moderna em adolescentes

Comité vai "acelerar" a avaliação dos dados disponibilizados pela farmacêutica.

EMA decide em julho se autoriza vacina da Moderna em adolescentes
Notícias ao Minuto

16:25 - 08/06/21 por Tomásia Sousa com Lusa

Mundo Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) indicou que deverá pronunciar-se no mês de julho sobre a administração da vacina da farmacêutica Moderna contra a Covid-19 em jovens entre os 12 e os 17 anos.

Segundo um comunicado da EMA, o Comité dos Medicamentos para Uso Humano vai "acelerar" a avaliação dos dados apresentados pela farmacêutica, incluindo os resultados de um grande estudo clínico em curso envolvendo adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade na União Europeia (UE).

"A EMA comunicará o resultado da sua avaliação, previsivelmente em julho, a menos que sejam necessárias informações suplementares", pode ler-se.

O estudo foi realizado em conformidade com o plano de investigação pediátrica para a vacina Moderna da Covid-19, que foi aprovado pelo Comité Pediátrico da EMA.

A vacina da Moderna contém a molécula RNA mensageiro que dá instruções ao organismo para produzir anticorpos contra o vírus SARS-Cov-2.

Este fármaco já está a ser aplicado na União Europeia, nos Estados Unidos e no Canadá a maiores de 18 anos.

Se aprovada para a faixa etária abaixo, o Moderna será a segunda vacina autorizada para adolescentes na União Europeia, depois da vacina da Pfizer.

A vacina da Pfizer foi autorizada para pessoas entre os 12 e os 15 anos a 28 de maio.

A pandemia de provocou, pelo menos, 3.739.777 mortos no mundo, resultantes de mais de 173,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

[Notícia atualizada às 16h38]

Leia Também: Covid-19: África ainda só vacinou menos de 2% da população, meta é 60%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório