Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Macau reforça medidas preventivas com medo de casos na China continental

Macau anunciou hoje medidas preventivas devido ao surto de casos locais de covid-19 registados na China continental, exigindo a partir de agora a apresentação de um código de saúde 'online' na maioria de espaços públicos, incluindo transportes.

Macau reforça medidas preventivas com medo de casos na China continental
Notícias ao Minuto

13:10 - 08/06/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A vizinha província chinesa de Guangdong, que registou mais de cem casos locais desde 21 de maio, é o ponto de origem responsável pelo maior impacto turístico e força de trabalho em Macau, sobretudo ao nível de passagens diárias pela fronteira.

Uma situação que levou as autoridades de Saúde de Macau a apertarem os controlos fronteiriços e a anunciar hoje em conferência de imprensa a obrigatoriedade de apresentação na maioria dos espaços públicos e transportes do código de saúde, um sistema que cria um código QR para diferenciar com cores os graus de risco de contágio.

O que já acontecia em casinos e serviços de atendimento ao público deve ser agora também exigido em grandes superfícies, instituições médicas, restaurantes e bares.

O mesmo acontece com os transportes em táxis, autocarros e metro ligeiro. Ou seja, à obrigatoriedade do uso da máscara soma-se agora o código de saúde, podendo os respetivos motoristas recusarem o transporte das pessoas que exibam um código de saúde cuja cor seja amarela ou vermelha, que deterimanm a existência de um potencial risco de contágio.

O Governo exclui desta lista lojas de retalho em geral, como pequenos supermercados e lojas de conveniência, de menor dimensão, fluxo e permanência de clientes.

Macau, que perdeu 22,6% de visitantes numa semana, já anunciara na terça-feira o reforço das restrições fronteiriças com a China continental, exigindo quarentena de 14 dias a quem chegar de alguns distritos das cidades de Cantão e de Foshan.

O registo de casos na vizinha província de Guangdong está a traduzir-se numa diminuição no número de visitantes na capital mundial do jogo, com as autoridades a determinaram a partir de hoje a obrigatoriedade de apresentação de um teste à covid-19 negativo realizado até 48 horas antes da entrada no território a todos aqueles que pretendam entrar no território oriundos da província de Guangdong.

Macau identificou apenas 51 casos desde o início da pandemia e não registou qualquer morte por covid-19. Nenhum profissional de saúde foi infetado e não foi detetado qualquer surto comunitário.

A taxa de vacinação ronda atualmente os 20%, tendo sido administrada a mais de 132 mil pessoas pelo menos uma dose da vacina.

A pandemia de provocou, pelo menos, 3.731.297 mortos no mundo, resultantes de mais de 173,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: "Lapsos técnicos acontecem", diz Marcelo sobre Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório