Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Opositora Cristiana Chamorro sob prisão domiciliária na Nicarágua

A opositora nicaraguense Cristiana Chamorro encontra-se sob prisão domiciliária, na sequência de uma acusação de branqueamento de dinheiro, feita pelo Governo, anunciou na quarta-feira a família.

Opositora Cristiana Chamorro sob prisão domiciliária na Nicarágua
Notícias ao Minuto

07:03 - 03/06/21 por Lusa

Mundo Nicarágua

"Depois de mais de cinco horas de presença policial na casa da minha irmã Cristiana Chamorro, uma candidata pré-presidencial, às 05:15 [00:15 em Lisboa] a polícia de choque colocou-a sob 'residência, em prisão solitária'. A sua casa ainda está ocupada pela polícia", escreveu o irmão Carlos Fernando Chamorro na rede social Twitter.

Cristiana Chamorro, de 67 anos, é a principal candidata a uma possível candidatura para as eleições presidenciais de novembro na Nicarágua.

A polícia entrou violentamente na casa de Chamorro, no sudeste de Manágua, onde estava prestes a realizar uma conferência de imprensa, disse a assistente Arelia Barba à agência de notícias France-Presse.

Amigos e familiares tentaram chegar à casa, mas foram impedidos de entrar por uma forte presença policial, que também afastou os jornalistas.

A opositora e vice-presidente do diário La Prensa tem sido alvo de uma investigação judicial durante várias semanas por branqueamento de capitais, que Cristiana Chamorro denunciou como uma "farsa macabra" criada pelo Governo para a impedir de concorrer às presidenciais, agendadas para 07 de novembro.

Para o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, "proibir arbitrariamente a líder da oposição Cristiana Chamorro [de concorrer] reflete o receio de [o Presidente da Nicarágua, Daniel] Ortega de eleições livres e justas".

"Os nicaraguenses merecem uma verdadeira democracia", acrescentou Blinken, numa mensagem na rede social Twitter, a partir da Costa Rica, onde se encontra de visita.

A mãe de Cristiana, Violeta Chamorro, derrotou Daniel Ortega nas urnas, há 31 anos.

Leia Também: Opositor ao regime do Kremlin Andrei Pivovarov está em prisão preventiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório