Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Desde 6 de abril que não havia tantos casos. As novas regras

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Desde 6 de abril que não havia tantos casos. As novas regras
Notícias ao Minuto

07:58 - 02/06/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

O Governo voltou a reunir-se, esta quarta-feira, em Conselho de Ministros, encontro no qual definiu novas medidas para o combate à Covid-19, bem como novos critérios para a avaliação das regiões de risco no país.

Com a época dos Santos Populares à porta, muito se tem falado sobre a realização ou não de arraiais populares, quer em Lisboa, quer no Porto, sendo que as regras também deverão ser hoje discutidas em Conselho de Ministros. O tema promete continuar a dar que falar e a dividir opiniões entre os que gostariam de assinalar a data, mesmo sob regras de segurança, e os que acreditam que não será seguro realizar o evento.  

A par disso, também hoje a Comissão Europeia deverá adotar uma recomendação formal no sentido de as regras de disciplina orçamental continuarem temporariamente suspensas em 2022, para permitir aos Estados-membros fazer face à crise sem precedentes provocada pela pandemia da Covid-19.

Recorde-se que Portugal registou, esta quarta-feira, mais uma morte e 724 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h30 - Boa tarde, este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h29 - Comércio deixa de ter restrições de horários e restaurantes fecham à 1h. O comércio vai deixar de ter restrições de horários e os restaurantes poderão receber clientes até à meia-noite e encerrar à 01:00 a partir de 14 de junho, disse hoje o primeiro-ministro António Costa. Já o comércio "deixa de ter restrições específicas e passa a poder funcionar no horário para o qual está licenciado", indicou António Costa.

15h26 - Bares e discotecas continuam encerrados pelo menos até final de agosto. Os bares e discotecas vão manter-se encerrados, pelo menos até final de agosto, por não haver "condições para voltarem a abrir", anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros. "Infelizmente, não entendemos que haja condições para voltarem a abrir até ao final de agosto e, portanto, mantêm-se essas restrições até ao final de agosto", afirmou António Costa.

15h20 - Transportes públicos sem restrições de lotação a partir de 28 de junho. Os transportes públicos só com lugares sentados vão deixar de ter limitações de ocupação a partir do dia 14 e os restantes em 28 de junho, anunciou hoje o primeiro-ministro, no âmbito do novo plano de desconfinamento.

15h18 - O que vai mudar durante o verão no plano de desconfinamento? O Conselho de Ministros acaba de anunciar novas medidas no plano de desconfinamento e que vão vigorar durante o verão. Também atualizados foram os critérios de risco que 'guiam' os concelhos que continuarão a ser revistos semanalmente. 

15h07 - Uma morte e 724 casos em Portugal. O país registou esta quarta-feira mais uma morte e 724 infetados por Covid-19. Desde 6 de abril que não eram registados tantos casos. No total o país contabilizou 17.026 óbitos e 850.262 contágios.

14h56 - Público regressa às bancadas dos estádios a 14 de junho. O primeiro-ministro António Costa anunciou, esta quarta-feira, que os adeptos estão de volta aos estádios portugueses já a partir do próximo dia 14 de junho. A informação foi confirmada pelo chefe de Governo, em declarações aos jornalistas após o Conselho de Ministros desta quarta-feira, sublinhando ainda que os recintos desportivos vão estar limitados a 33% da sua capacidade total.

14h54 - As autoridades cabo-verdianas prometeram hoje "mão dura e intransigente" durante um novo plano de ação e fiscalização do cumprimento das normas e medidas sanitárias para evitar a propagação da Covid-19 com a prorrogação do estado de calamidade.

14h50 - Apoio à distância às vítimas demonstrou potencial subvalorizado. Mais de 70% dos atendimentos feitos pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) durante o período de confinamento foram realizados por telefone, e o apoio à distância mostrou ter um potencial até então subvalorizado no apoio às vítimas.

14h48 - O coordenador da 'task force' para o plano de vacinação contra a Covid-19 anunciou hoje que vai ser criada uma "casa aberta" para que pessoas acima dos 70 anos que ficaram fora do processo possam ser vacinadas sem marcação.

14h42 - O Governo decidiu manter a atual matriz de risco, mas vai passar a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, em relação aos restantes, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco atualmente fixado.

Notícias ao Minuto Densidade dos concelhos © Governo  

14h40 - Terminou há pouco a reunião do Conselho de Ministros. O Governo dá agora a conhecer que medidas estarão em vigor a partir da primeira quinzena de junho, sendo que entre elas está o fim do teletrabalho a partir do dia 14 de junho.

14h35 - Já começou a Conferência de imprensa do Conselho de Ministros. Acompanha em direto: 

14h28 - Os Açores deverão atingir a imunidade comunitária à Covid-19 em julho, anunciou hoje o Governo açoriano, que receberá uma majoração de vacinas para as ilhas sem hospital, o que permitirá reforçar as restantes através do contingente regional.

14h14 - As autoridades cabo-verdianas encerraram 635 estabelecimentos comerciais por violação do cumprimento das normas sanitárias em vigor, disse hoje fonte oficial, garantindo que as medidas restritivas em estado de calamidade surtiram "efeitos imediatos" para romper a transmissão da Covid-19.

14h12 - O Reino Unido vai celebrar os 70 anos da coroação da rainha Isabel II durante quatro dias no próximo ano, começando em 2 de junho de 2022 com o tradicional desfile militar, cancelado por duas vezes devido à pandemia.

14h05 - MAI pede esclarecimentos sobre atrasos na vacinação dos polícias. O ministro da Administração Interna disse hoje que pediu esclarecimentos ao coordenador da 'Task Force' da vacinação sobre os motivos que levaram a que todos os polícias não tenham sido vacinados no prazo anunciado, final de maio.

14h00 - A Comissão Europeia afirma-se "muito confiante" que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português"um forte contributo" ao relançamento da economia do país, particularmente afetada pelo impacto da crise da Covid-19 no setor do turismo internacional.

13h53 - Presidente do TdC destaca importância da solidez das finanças para enfrentar crises. O presidente do Tribunal de Contas (TdC), José Tavares, destacou hoje a importância da solidez das finanças públicas para enfrentar crises como a atual, associada à pandemia da Covid-19. "A crise sanitária que nos surgiu e que teve impactos económicos e financeiros e sociais muito graves veio também provar que as finanças públicas foram e são determinantes em situações como estas", disse.

13h50 - Bruxelas" muito confiante" em que PRR dê forte impulso à recuperação de Portugal. A Comissão Europeia afirma-se "muito confiante" que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português dê "um forte contributo" ao relançamento da economia do país, particularmente afetada pelo impacto da crise da Covid-19 no setor do turismo internacional.

13h41 - Hotelaria reabre na Irlanda após alívio de medidas. O setor da hotelaria vai reabrir na Irlanda após mais um alívio das medidas de combate à pandemia de Covid-19. Hotéis, albergarias e pensões vão poder reabrir portas após a flexibilização das restrições até agora impostas. Está é a última fase de reabertura prevista durante o verão. Mas os serviços como zonas de lazer em hotéis, bares e restaurantes são restritos apenas aos residentes.

13h36 - PS acusa Bloco de menosprezar trabalho feito pelas escolas. O grupo parlamentar do PS apelidou hoje de "infelizes" as declarações feitas na terça-feira pela coordenadora do BE sobre o plano para a recuperação das aprendizagens, considerando que Catarina Martins está a "menosprezar" o trabalho feito pelas escolas.

13h27 - Casos de infeção no mundo superam os 171 milhões. A pandemia do novo coronavírus ultrapassou os 171 milhões de casos de infeção a nível mundial, com o registo de mais de 478 mil novos contágios nas últimas 24 horas, indicou hoje o balanço da France-Presse (AFP). No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em dezembro de 2019, pelo menos 171.096.690 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo.

13h11 - "Ultrapassámos os 250 milhões de vacinações na UE". A União Europeia (UE) ultrapassou hoje os 250 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas, num total de 80 milhões de cidadãos europeus com vacinação completa, anunciou a Comissão Europeia. "Hoje ultrapassámos os 250 milhões de vacinações na UE e mais de 80 milhões de europeus estão agora totalmente vacinados", assinalou a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

13h03 - O governo alemão aprovou hoje a abolição da ordem de prioridade na vacinação contra o novo coronavírus. A medida entrará em vigor no dia 7, o que significa que qualquer adulto poderá fazer uma marcação para levar a vacina.

12h59 - Nick Wiles, o apresentador de um talk show cristão de direita e anti-vacinas, foi hospitalizado com Covid-19 depois de há menos de um mês ter dito que nunca seria vacinado. Através da sua página 'TruNews', foi anunciado, no fim de semana, que tinha sido infetado e transportado peara o hospital, onde recebeu oxigénio.

12h55 - A obrigatoriedade de teste PCR para deteção da Covid-19 nos turistas que chegam a Portugal provenientes do Reino Unido deve acabar para garantir a competitividade do Algarve face a outros destinos concorrentes, defendeu hoje a principal associação hoteleira regional.

12h53 - O presidente da Aliança Global das Vacinas (GAVI), Durão Barroso, pediu hoje contributos de dois mil milhões de dólares para o mecanismo de partilha de vacinas da Covid-19, salientando que é "urgente chegar a mais pessoas e mais depressa".

12h51- A pandemia vai destruir o equivalente a 100 milhões de empregos a tempo inteiro em 2021, número que cairá para 26 milhões em 2022, mas o crescimento do emprego não compensará as perdas sofridas até 2023, advertiu hoje a OIT.

12h35 - Portugal ainda com desequilíbrios. 'Culpa' é da dívida e turismo. Os impactos da crise pandémica na dívida e no turismo levaram hoje a Comissão Europeia a manter Portugal no grupo de Estados-membros para os quais considera justificada uma análise aprofundada aos desequilíbrios macroeconómicos, apontando ainda o "elevado malparado".

12h24 - O responsável pela Ordem dos Médicos agradeceu hoje ao vice-almirante Gouveia e Melo "por ter tido a liderança que é preciso nestas circunstâncias" de pandemia e considerou que o responsável da task force da vacinação é "um verdadeiro líder", ao contrário dos políticos "que não estavam preparados para a pandemia".

12h16 - A Comissão Europeia adotou, esta quarta-feira, uma recomendação formal no sentido de as regras de disciplina orçamental continuarem temporariamente suspensas em 2022, para permitir aos Estados-membros fazer face à crise sem precedentes provocada pela pandemia da Covid-19.

12h06 - Gouveia e Melo foi alvo de uma homenagem esta manhã, em  Coimbra, numa conferência promovida pela Ordem dos Médicos. Num discurso por si protagonizado, o responsável pela task force da vacinação disse que o período que se vive se assemelha a um período de guerra, em que se vive uma "grande incerteza em que temos de nos adaptar constantemente, mantendo o foco, mesmo quando há um grande ruído à nossa volta".

Gouveia e Melo disse, ainda, que os seus três principais objetivos deste combate era salvar vidas; salvar a tropa que vai à guerra, referindo ao SNS e aos seus profissionais e , por fim, libertar a economia. O responsável disse que a principal preocupação continua a ser a vacinação e que em agosto 70% da população estará vacinada.

Henrique Gouveia e Melo antecipou, ainda, que a que a vacina da Janssen, que está a ser administrada apenas a maiores de 50 anos, possa ser aplicada a todas as faixas etárias do sexo masculino. 

12h01 - Açores com 26 novos casos e igual número de recuperações. A ilha de São Miguel é a única das nove dos Açores com infeções por Covid-19, tendo registado nas últimas 24 horas 26 novos casos e igual número de recuperações, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

11h45 - Os resultados de um ensaio clínico promovido pelo Instituto de Salud Carlos III confirmam que combinar a administração da vacina da AstraZeneca com a da Pfizer reforça a imunidade "celular", uma vez que gera mais anticorpos contra a Covid-19. 

11h32 - A Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão Policial da Amadora, levou a cabo, no passado dia 29 de maio, sábado, uma fiscalização a estabelecimento de diversão noturna numa "zona urbana sensível" da cidade. Estavam cerca de 30 pessoas no interior do estabelecimento. Foram-lhes "aplicadas contraordenações relativas à legislação sobre a Covid-19".

11h28 - A Direção Geral da Saúde volta a lembrar como manter-se seguro do contágio por Covid-19

11h19 - Pelo menos 54% dos holandeses têm anticorpos contra o SARS-CoV-2 através do contágio ou pela vacinação, uma taxa de proteção que poderia minimizar a circulação do vírus em julho nos Países Baixos, publicou hoje o banco de sangue Sanquin.

11h18 - A província chinesa de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong, detetou 10 casos locais de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Comissão de Saúde da China.

11h12 - O Conselho Nacional das Confederações Patronais (CNCP) defendeu hoje que a obrigatoriedade do teletrabalho termine em 14 de junho, manifestando a "mais frontal reprovação" face a uma medida considera ser "desproporcional, inconstitucional e errada".

11h00 - A pandemia de Covid-19 levou ao cancelamento de muitos torneios e particulares de seleções, reduzindo o número de jogos de alto nível "necessários" para o futebol feminino, revela uma nova plataforma da Associação Internacional de Futebolistas Profissionais.

10h43 - O Ministro da Administração Interna deixou esta quarta-feira, no Parlamento, uma palavra de reconhecimento às forças de segurança pelo papel no combate à pandemia e afirmou, referindo-se aos acontecimentos no Porto, na sequência da final da Liga dos Campeões, que "temos sempre a aprender" com as respostas a este tipo de desafios.

Eduardo Cabrita classificou ainda como "insidiosas mentiras", as informações de que a PSP teria instruções para não intervir nas situações que envolvessem adeptos ingleses.

10h25 - Dados atualizados de África. África registou nas últimas 24 horas mais 320 mortes associadas à Covid-19, elevando para 131.134 o número de óbitos na região desde o início da pandemia, segundo os dados oficiais mais recentes.

10h10 - O Ministério da Saúde espanhol vai distribuir esta quarta-feira mais de 850.000 novas doses de vacina da Pfizer entre as comunidades. Estas juntam-se às mais de 1,7 milhões de doses recebidas na passada segunda-feira.

09h44 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) autorizou, na terça-feira, que as farmacêuticas Pfizer e BioNTech produzam mais vacinas contra a Covid-19 na fábrica de Puurs, na Bélgica. Segundo referem, as instalações são capazes de "produzir constantemente vacinas de alta qualidade". 

09h37 - Um em cada cinco europeus já tem a vacinação contra a Covid-19 completa. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças 20,2 da população da União Europeia já tem a vacinação completa enquanto 44,4% tem pelo menos uma dose da vacina administrada. 

09h31 - Casos ativos em Timor descem.  O número de casos ativos da Covid-19 em Timor-Leste caiu nas últimas 24 horas, com o total de pacientes recuperados a ultrapassar as 149 novas infeções com o SARS-CoV-2, segundo dados oficiais.

09h20 - Valência sem máscara? Ximo Puig, presidente da Generalitat valenciana, acredita que será razoável prescindir da máscara, pelo menos, nos locais ao ar livre. "Somos, há 11 semanas, a comunidade com menos casos de contágio. Isto acontece graças ao esforço de toda a sociedade. Por isso, está na hora, de reativar a  economia", disse, citado pelo EL Pais. 

09h10 - Os moradores de Uttarkashi, na Índia, dizem que foram vistos cães a comer restos mortais de vítimas da Covid-19, na região. Depois de pessoas terem sido vistas a atirar corpos ao rio,  informações agora reportadas dizem que os cães foram vistos a comer restos mortais na margem do rio Bhagirathi, e os habitantes locais estão preocupados que o novo coronavírus se possa propagar ainda mais através do abastecimento de água, ou através dos cães que estão a consumir as vítimas da doença.

08h52 - Depois de Lisboa, também Braga e Cascais estão à beira de entrar em situação de alerta devido a uma incidência de Covid-19 que está próxima ou mesmo acima dos 120 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, refere o perito Carlos Antunes à TSF. O caso de Braga pode estar relacionado com os festejos da vitória da Taça de Portugal.

08h23 - Estes são os dados atualizados da Covid-19 no Equador

08h20 - "Vamos fechar o bairro de Alfama e testar as pessoas à entrada?".
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera impossível conduzir os arraiais de Santo António da mesma forma que um evento restrito, uma vez que se trata da circulação na via pública e não num espaço controlado.

08h15 - Fármaco estudado contra o cancro bloqueia variantes do novo coronavírus. Um novo estudo revela que, em roedores, o medicamento diaBZI ativou as proteínas antivirais interferons ajudando assim a prevenir o desenvolvimento de episódios graves de Covid-19, a doença pandémica causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

07h57 - Cerca de 220.000 estrangeiros com processos pendentes no SEF têm temporariamente a situação regularizada em Portugal devido à pandemia de Covid-19, mas a Associação Solidariedade Imigrante alerta que muitos deles se sentem "aprisionados" no país.

07h20 - A Alemanha contabiliza, esta quarta-feira, mais 4.917 infetados com Covid-19 e 179 mortos. Em termos acumulados, o país soma agora 3.687.828 casos da doença e 88.774 vítimas mortais, desde que a pandemia começou.

07h19 - Bruxelas deve anunciar que regras orçamentais continuarão suspensas. A decisão será formalmente tomada na reunião de hoje de manhã do colégio de comissários, no quadro da adoção do «pacote da primavera», o qual consiste sobretudo nas recomendações orçamentais para os Estados-membros e na decisão, há muito aguardada, sobre a manutenção da chamada cláusula de salvaguarda, acionada em 2020 para permitir temporariamente aos Estados-membros desviarem-se das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento em matérias como o défice e dívida pública.

07h15 - O Governo vai ajustar os critérios de risco para os concelhos de baixa densidade populacional e não irá alterar a matriz de risco, apurou o Público. Esta decisão será tomada na reunião do Conselho de Ministros desta quarta-feira, e onde será também aprovado o plano de regras sanitárias preventivas de contágio por Covid-19 que, em princípio, vigorarão a partir de 14 de Junho.

07h13 - Confinamento em Melbourne prolongado. O confinamento em vigor em Melbourne, segunda maior cidade da Austrália, vai ser prolongado por sete dias, anunciaram hoje as autoridades, que estão a tentar travar um surto local de Covid-19.

07h12 - O Governo brasileiro assinou terça-feira um contrato de transferência de tecnologia da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford para a estatal Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que permitirá a produção nacional do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

07h10- A Aliança Global das Vacinas (GAVI) espera conseguir ultrapassar hoje, em Tóquio, 8.300 milhões de dólares (6.800 milhões de euros) em contribuições acumuladas para o mecanismo de partilha de vacinas contra a Covid-19.

07h07 - Enquanto dormia:

  • Dados atualizados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 640 mortes devido à Covid-19 e 21.857 casos da doença nas últimas 24 horas.
  • Dados atualizados do México: O México registou 348 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, mas o total diário subiu para 4.272, depois de as autoridades terem incluído, na terça-feira, 3.924 óbitos agora atribuídos à doença.

07h05 - Bom dia! Damos início ao acompanhamentos da situação da Covid-19 em Portugal e no mundo. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Pobreza aumenta. Brasil ultrapassa os 465 mil óbitos por Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório