Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Teletrabalho deixa de ser obrigatório" a partir de 14 de junho

A medida foi anunciada por António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros.

"Teletrabalho deixa de ser obrigatório" a partir de 14 de junho
Notícias ao Minuto

14:41 - 02/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Teletrabalho

O teletrabalho vai deixar de ser obrigatório a partir de 14 de junho, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, esta quarta-feira. Passará apenas a ser recomendado nas atividades que o permitam. 

"O teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado nas atividades que o permitam", disse o primeiro-ministro, na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros. 

António Costa alertou, no entanto, que o teletrabalho pode voltar a ser obrigatório caso a taxa de incidência de casos de infeção aumente para além dos limites definidos pelo Governo.

Ou seja, poderão recuar os concelhos que, em duas avaliações consecutivas, registem uma taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 nos concelhos de baixa densidade).

Notícias ao Minuto Concelhos de baixa densidade© Governo

Também há novidades relativamente aos horários do comércio:  restaurantes, cafés e pastelarias com as regras de lotação atuais, até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento

Além disso, o comércio pode funcionar com o horário do respetivo licenciamento

O teletrabalho mantém-se obrigatório em todos os concelhos de Portugal até 13 de junho, coincidindo com a prorrogação da situação de calamidade.

Assim, mantêm-se até 13 de junho as regras que vigoram desde meados de janeiro, quando foi decretado o segundo confinamento geral, segundo as quais é obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, sem necessidade de acordo entre as partes e independentemente do vínculo laboral, sempre que o teletrabalho seja compatível com a atividade desempenhada e o trabalhador disponha de condições para a exercer.

Leia Também: Setor automóvel alemão em máximos de três anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório