Meteorologia

  • 04 AGOSTO 2021
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 28º

Edição

Covid-19: GAVI pede dois mil milhões de euros para partilha de vacinas

O presidente da Aliança Global das Vacinas (GAVI), Durão Barroso, pediu hoje contributos de dois mil milhões de dólares para o mecanismo de partilha de vacinas da covid-19, salientando que é "urgente chegar a mais pessoas e mais depressa".

Covid-19: GAVI pede dois mil milhões de euros para partilha de vacinas

Falando na abertura de uma cimeira virtual co-organizada com o governo do Japão, José Manuel Durão Barroso afirmou que são precisos "urgentemente mais dois mil milhões de dólares para cobrir o financiamento necessário para acelerar o acesso a 1,8 mil milhões de doses de vacina para as pessoas em países de rendimentos mais baixos".

Durão Barroso considerou que, além do financiamento, a partilha de doses em excesso pelos países de rendimentos mais altos será uma forma de "acabar globalmente com a fase mais aguda da pandemia no princípio do próximo ano".

O dinheiro destina-se a fortalecer o mecanismo de partilha e disponibilização de vacinas COVAX, montado pela GAVI, Organização Mundial de Saúde e outras organizações internacionais e a que aderiram 192 países.

Entre os seus principais destinatários estão 92 países de rendimentos mais baixos, indicou o ex-primeiro-ministro de Portugal, salientando que o COVAX "é um modelo que funciona".

"À data de hoje, foram enviadas vacinas para 126 países, mas trata-se apenas das primeiras de pelo menos 1,3 mil milhões de doses" que serão entregues este ano pelo COVAX, que visa garantir, através de um acordo vinculativo entre os parceiros, uma quantidade de dinheiro suficiente para comprar vacinas.

"Esta cimeira é uma oportunidade gigantesca para acelerar o acesso às doses COVAX para as pessoas naqueles 92 países. É a oportunidade de corrigir as coisas e fazer História, galvanizando o apoio já expresso à COVAX", apelou.

Leia Também: GAVI espera conseguir "mais de 8,3 mil milhões de dólares" para vacinas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório