Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Erdogan inaugura mesquita na principal praça de Istambul

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, inaugurou hoje a primeira mesquita na emblemática praça Taksim de Istambul, precisamente oito anos após o início de manifestações no local que fizeram vacilar o seu poder.

Erdogan inaugura mesquita na principal praça de Istambul
Notícias ao Minuto

14:32 - 28/05/21 por Lusa

Mundo Turquia

Sinal do entusiasmo face à abertura do edifício, que combina o estilo otomano com materiais contemporâneos, milhares de pessoas que não puderam entrar rezaram no exterior, na praça, segundo um repórter da agência France Presse.

Com esta mesquita, com capacidade para 4.000 fiéis, Erdogan deixa a sua marca na praça Taksim, local célebre da capital económica turca, e realiza um sonho com 30 anos.

De facto, quando foi presidente da câmara de Istambul, na década de 1990, Erdogan já lamentava a ausência de qualquer mesquita na praça Taksim, observando que o único edifício religioso visível era uma igreja ortodoxa localizada perto.

Embora a maioria da população da Turquia seja muçulmana, a construção desta mesquita, iniciada em 2017, suscitou críticas e Erdogan foi acusado de querer "islamizar" o país e suplantar o fundador da República, Mustafa Kemal, que ganhou o nome de Ataturk (pai dos turcos).

Até agora, a principal atração da praça era o "monumento da República", que representa figuras importantes da guerra da independência da Turquia, incluindo Ataturk.

Depois de inicialmente ter anunciado a abertura desta mesquita durante o Ramadão, Erdogan decidiu inaugurá-la no aniversário do início das grandes manifestações antigovernamentais de 2013.

O epicentro dos protestos, conhecidos como "movimento de Gezi" e reprimidos violentamente, foi precisamente a praça Taksim.

A inauguração da mesquita de Taksim ocorre também na véspera do aniversário da conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453, dia comemorado pelo Presidente nostálgico das glórias do passado.

Este é também mais um gesto de Erdogan para satisfazer a sua base eleitoral, devota e conservadora, num contexto de crescentes dificuldades económicas.

Foi especialmente com esse fim, segundo especialistas, que no ano passado ele converteu em mesquita a basílica Santa Sofia, construída pelos bizantinos no século V.

Leia Também: Erdogan sai em defesa de ministro acusado de ligações ao crime organizado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório