Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mutilação genital feminina atinge 600 mil mulheres na Europa

Mais de 600 mil mulheres vivem com as consequências da mutilação genital feminina na Europa e mais de 190.000 correm o risco de sofrer a prática em 17 países europeus, estimam as organizações europeias que trabalham com o tema.

Mutilação genital feminina atinge 600 mil mulheres na Europa
Notícias ao Minuto

13:40 - 25/05/21 por Lusa

Mundo Europa

A mutilação genital feminina na União Europeia é o tema de um debate que vai decorrer na quarta-feira em Vílnius, na Lituânia, por iniciativa do Instituto Europeu para a Igualdade de Género.

O evento vai incluir o lançamento do relatório do Instituto Europeu para a Igualdade de Género "Estimativa de raparigas em risco de mutilação genital feminina na UE: Dinamarca, Espanha, Luxemburgo e Áustria" e será transmitido 'online'.

Segundo a The End FGM European Network - uma rede europeia de 30 organizações que trabalham para garantir uma ação europeia sustentável para acabar com a mutilação genital feminina -- os números são apenas estimativas porque a sua obtenção "sempre se revelou difícil" e "existem muitas lacunas".

Ainda assim, a rede europeia defende que estas dificuldades e lacunas têm de ser abordadas pelas instituições "a fim de desenvolver políticas nacionais e europeias sobre a mutilação genital feminina".

A mutilação genital feminina (MGF) consiste no corte ou remoção deliberada de parte dos genitais femininos externos (normalmente os lábios vaginais ou o clitóris) num procedimento descrito pela Organização Mundial da Saúde como "um ato que fere os órgãos genitais femininos sem justificação médica".

Em algumas culturas, a MGF é considerada um ritual de passagem para a vida adulta e um pré-requisito para o casamento, mas normalmente é feita contra a vontade das meninas, até porque implica consequências negativas para a saúde.

O procedimento, geralmente feito sem qualquer recurso a instrumentos médicos ou higiene cirúrgica, é considerado uma das violações mais graves dos Direitos Humanos.

Realizado habitualmente em raparigas entre os cinco e os oito anos, não tem quaisquer benefícios médicos e provoca lesões físicas e psíquicas graves e permanentes.

Além da perda de prazer sexual, a MGF também provoca ciclos menstruais irregulares, problemas na bexiga, infeções recorrentes e, por norma, condiciona o parto obrigando a fazer cesarianas.

O procedimento é uma realidade para cerca de 200 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo, de acordo com números avançados pela ONU e, embora aconteça sobretudo em 30 países de África e Médio Oriente, também acontece em alguns locais da Ásia e da América Latina.

Além disso, a mutilação continua a acontecer -- clandestinamente - entre as populações imigrantes da Europa Ocidental, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia.

Há dois anos, as Nações Unidas instituíram uma campanha permanente contra essa prática e definiram o dia 06 de fevereiro como Dia Internacional da Tolerância Zero para a Mutilação Genital Feminina.

Além disso, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que, desde 2013, haja, todos os anos, pelo menos 20.000 mulheres e meninas requerentes de asilo na Europa afetadas pela MGF.

De acordo com o último relatório estatístico do ACNUR "Too Much Pain" ("Demasiada Dor"), em 2017, 66.000 mulheres e meninas provenientes de países praticantes da MGF solicitaram asilo na Europa e mais de 24.000 teriam já sido afetadas.

O relatório também mostrou que a proporção de mulheres e meninas provenientes de países que praticam a MGF e são candidatas a asilo na Europa tem aumentado constantemente, passando de um quinto do número total das candidatas em 2013 para quase um terço em 2017.

Estes números, defende a rede de organizações humanitárias, mostram a necessidade de a Europa prestar cada vez mais atenção às sobreviventes de MGF, entre outras formas de violência baseada no género, entre as refugiadas.

Por isso, defende, a União Europeia deve acrescentar às ferramentas já existentes para pôr fim à prática da MGF na Europa, políticas e acordos para continuar a combater este procedimento.

É preciso "maior entendimento e consciencialização sobre os compromissos da UE em relação à MGF" e "mais apoio a organizações e comunidades" que combatem a prática, refere a The End FGM European Network, acrescentando ser imprescindível "implementar uma abordagem coordenada com base nos direitos humanos e focada na criança em todas as áreas relacionadas com a mutilação genital feminina".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório