Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Casos da variante indiana duplicaram no Reino Unido

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Casos da variante indiana duplicaram no Reino Unido

Portugal registou esta quinta-feira uma morte atribuída à Covid-19, 436 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, continuando a verificar-se uma diminuição nos internamentos, mas mais casos ativos. A morte ocorreu na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 840.929 casos confirmados e 16.999 óbitos.

Decorreu esta quinta-feira, também, mais uma reunião do Conselho de Ministros, finda a qual foram anunciadas as novas decisões no âmbito do Plano de Desconfinamento.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

22h45 - Festejos? "Tememos que possam ter afetado o esforço que temos feito". O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores admitiu hoje recear um aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2, na sequência dos festejos da conquista do campeonato de futebol pelo Sporting, que considerou um mau exemplo.

22h41 - Brasil reporta 74.592 contágios e 2.383 mortes nas últimas 24h. Brasil diagnosticou, nas últimas 24 horas, 74.592 contágios e 2.383 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com os dados disponibilizados esta quinta-feira pelas autoridades de saúde. Tanto no número diário de casos, como de óbitos sublinha-se uma ligeira descida (76.692 infetados e 2.494 mortes ontem).

22h35 - Casos da variante indiana duplicaram na última semana no Reino Unido. Os casos de variante indiana do novo coronavírus no Reino Unido mais do que duplicaram na última semana, de acordo com números revelados esta quinta-feira pelo Serviço de Saúde Pública britânico.

22h15 - Negacionistas querem usar máscara agora... para se proteger dos vacinados. Os negacionistas norte-americanos do vírus, que até aqui se recusavam a usar máscara, estão agora empenhados em usar proteção facial na rua e em manter o distanciamento, mas não por causa da Covid-19: por causa das pessoas que já estão vacinadas, acreditando que estas expelem "proteínas" que podem ser prejudiciais.

21h49 - "É uma grande conquista". Joe Biden reage ao anúncio de que as pessoas totalmente imunizadas já não precisam de usar máscara no interior ou ao ar livre. "Mas se ainda não foi vacinado ou se está a levar uma vacina de duas doses e só levou a primeira, ou se ainda não passaram duas semanas desde a segunda dose, ainda precisa de usar máscara", alertou.

21h10 - ONG de médicos venezuelanos denuncia discriminação na vacinação. Uma organização não-governamental (ONG) venezuelana denunciou hoje que apenas quem tem o Cartão da Pátria estão a ser vacinados contra a Covid-19 e que há profissionais de saúde sem aceder às vacinas por não estarem inscritos no Sistema Pátria.

21h01 - Chile anuncia novos desconfinamentos dois dias antes das eleições. As autoridades sanitárias chilenas anunciaram hoje, dois dias antes das eleições o levantamento das restrições de confinamento em mais 20 distritos devido a um ligeiro declínio na segunda vaga da pandemia registado nos últimos dias.

20h55 - França regista mais de 19 mil casos e 131 óbitos nas últimas 24 horas. As autoridades de saúde francesas revelaram esta quinta-feira que foram identificados 19.461 novos casos de infeção e morreram mais 131 pessoas devido à Covid-19. No total, o país regista assim 5.841.129 casos confirmados e 107.279 vítimas mortais (mais de 80 mil morreram em unidades hospitalares). 

20h38 - Nos EUA, vacinados podem deixar de usar máscara em ambientes fechados. Os norte-americanos vacinados com as duas doses contra a Covid-19 podem deixar de utilizar máscara em ambientes fechados, anunciaram hoje as autoridades sanitárias dos Estados Unidos ao anunciarem uma atualização nas suas recomendações.

20h25 - Mais de 26 mil empresas beneficiaram da taxa reduzida de IRC no interior. Mais de 26 mil empresas beneficiaram de redução da taxa de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) de 12,5% para pequenas e médias empresas (PME) em territórios do interior, revelou hoje a ministra da Coesão Territorial.

20h14 - Máscaras obrigatórias na praia? IL acusa Governo de "insanidade". A Iniciativa Liberal considerou hoje que a obrigatoriedade de máscara no acesso às praias, e consequente aplicação de multas em caso de incumprimento, é uma "insanidade da parte do Governo" e "um claro abuso de poder do Estado".

20h05 - Madeira regista 26 novos casos de transmissão local. A Madeira registou hoje 26 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, e 28 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 224, com seis doentes hospitalizados.

20h01 - Ruas de Aveiro temporariamente só para peões e bicicletas. A Câmara de Aveiro vai limitar apenas a peões e bicicletas a circulação no Largo da Praça do Peixe, Bairro da Beira Mar e Marginal Frente-Ria de São Jacinto, anunciou hoje.

19h30 - Paredes com satisfação em passar à quarta fase de desconfinamento. O presidente da Câmara de Paredes disse hoje que o concelho acolheu com "grande satisfação" a indicação das autoridades de saúde de avançar para a quarta fase de desconfinamento da pandemia de Covid-19.

19h28 - Dinamarca inicia incineração de martas abatidas em 2020. Os restos mortais das martas enterradas na Dinamarca, após terem sido abatidas em massa na luta contra a Covid-19, começaram a ser desenterradas para serem hoje incineradas, segundo as autoridades do país.

19h15 - Pfizer fez oferta com entrega de vacina em 2020 e Brasil não respondeu. O gestor da Pfizer para a América Latina disse hoje que a empresa fez várias ofertas de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil, garantindo entregar até 1,5 milhões de doses em 2020, mas não recebeu respostas do Governo.

19h14 - Polícia alemã alerta para falsificação de passaportes de vacinação. A polícia alemã alertou, esta quinta-feira, que os passaportes de vacinação falsificados estão a tornar-se um problema crescente. Estes documentos - quando originais - servem para atestar que o detentor foi vacinado ou recuperou da infeção por novo coronavírus e permitem ao titular ser dispensado da quarentena quando viaja ou entrar em determinados locais.

18h30 - Lacerda Sales destaca importância de vacinar doentes mais complexos. Clotilde Antunes foi hoje uma das primeiras pessoas a ser vacinadas contra a Covid-19 no Hospital Santa Maria, com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde a destacar a importância da vacinação em contexto hospitalar.

18h15 - Festejos? Governo quer apurar o que falhou no planeamento ou organização. A ministra de Estado e da Presidência afirmou hoje que o Governo solicitou a abertura de um inquérito sobre os festejos do Sporting para apurar o que falhou no planeamento ou na organização das medidas de segurança.

18h11 - OMS pede mais ensaios clínicos de vacinas e medicamentos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje a multiplicação de ensaios clínicos de vacinas e outros medicamentos contra a Covid-19, no início de um fórum que junta virtualmente mais de 1.900 peritos convocados pela organização.

18h02 - Nancy Lapid, jornalista da Reuters sobre medicina, indicou que as vacinas das Pfizer e da Moderna "serão provavelmente eficazes contra a Covid-19" e que "as pessoas com VIH estão em risco de doença mais severa de Covid-19".

17h43 - Neste verão, os 'semáforos' regressam às praias mas com novas regras. A confirmação foi feita pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na declaração após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O 'verde', 'amarelo' e 'vermelho' voltam, mas os níveis de lotação associadas a estas cores vão sofrer alterações. De recordar que a Polícia Marítima vai, esta época balnear, poder multar quem não use máscara nos acessos às praias, nos restaurantes, balneários, paredões e até quem jogue raquetas no areal ou decida frequentar uma praia com ocupação plena durante o verão.

17h35 - Espanha registou 5.701 novos casos e 73 mortes nas últimas 24 horas. Espanha registou 5.701 novos casos de Covid-19 e 73 mortes nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde espanhol. No total, o país notificou 3.598.452 infetados e 79.281 óbitos, desde o início da pandemia.

17h25 - Duas freguesias de Odemira avançam no desconfinamento a ritmos diferentes. A freguesia de São Teotónio vai avançar "um passo" no desconfinamento, enquanto a freguesia de Longueira-Almograve, ambas no concelho de Odemira (Beja), vai juntar-se ao patamar de desconfinamento da generalidade de Portugal continental, anunciou hoje o Governo.

17h23 - Trabalhadores das Lojas do Cidadão começaram a ser testados à Covid-19. Farão "três testes rápidos de antigénio com um intervalo de 15 dias". Trabalhadores serão testados independentemente de qual seja o seu empregador.

17h21 - Presidente do Brasil critica relator de investigação sobre a pandemia. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou hoje o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga as respostas do Governo à pandemia, referindo-se ao senador de forma ofensiva num evento na cidade de Maceió.

17h02 - Itália reporta 8.085 contágios e 201 mortes nas últimas 24h. Nas últimas 24 horas, Itália registou 8.085 novos casos, aumentando para 4.139.160 o total de casos desde o início da pandemia, indicam as autoridades italianas esta quinta-feira. No último dia, morreram mais 201 pessoas devido à Covid-19, o total de mortes, desde fevereiro de 2020, é de 123.745. 

17h01 - Bachelet diz que vacinas são a "nova fronteira no caminho da igualdade". A alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michele Bachelet, denunciou hoje perante a Organização Mundial da Saúde (OMS) a desigualdade na distribuição das vacinas contra a Covid-19, que impõe novas fraturas entre ricos e pobres.

16h46 - Permitidos parques infantis privados e diversão itinerante. A atividade de diversão itinerante e os parques infantis e aquáticos privados vão poder entrar em funcionamento nos concelhos do continente incluídos no nível mais avançado do plano de desconfinamento, anunciou hoje a ministra da Presidência.

16h45 - Reino Unido regista 11 mortes pelo segundo dia consecutivo. O Reino Unido registou a morte de 11 pessoas por Covid-19 nas últimas 24 horas, o mesmo número registado da véspera, e 2.284 novos casos, de acordo com os últimos dados do Governo britânico

16h30 - Governo não prevê presença de público na final da Taça de Portugal. Ministra de Estado e da Presidência sublinha que, para já, "a única previsão de eventos-teste são os jogos da última jornada da I Liga".

16h10 - "Na próxima quinzena o teletrabalho permanece obrigatório". A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou, esta quinta-feira, que o teletrabalho mantém-se obrigatório em todo o país até ao final do mês de maio. A ministra disse que o que acontecerá depois está dependente de um novo estudo solicitado pelo Governo aos peritos. 

16h09 - Os concelhos que recuam e os que seguem a 'desconfinar'. A lista dos concelhos de risco com base no risco de incidência de casos de infeção por 100 mil habitantes foi esta quinta-feira revista pelo Governo. De acordo com a atualização semanal feita em Conselho de Ministros aponta para o avanço para o desconfinamento de três concelhos: Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes, bem como a freguesia Longueira-Almograve (concelho de Odemira).

15h51 - "Condições para continuar com medidas aprovadas", mas há "acertos". A ministra de Estado e da Presidência começou por dizer que "temos condições para continuar com o conjunto de medidas que tínhamos aprovado", mas que há coisas a alterar em "todos os concelhos que estiverem num nível maior de desconfinamento - quase todos - e são a possibilidade de entrada em atividade dos itinerantes de diversão, dos parques infantis (que não os públicos que já estavam abertos há 15 dias) e dos parques aquáticos".

15h49 - Terminou o Conselho de Ministros. A ministra de Estado e da Presidência já fala ao país.

15h42 - Cirurgias nos hospitais algarvios mais que duplicaram face a janeiro e fevereiro. As cirurgias programadas realizadas em março e abril nos hospitais do Algarve foram "mais do dobro" do que em janeiro e fevereiro, meses em que os internamentos por covid-19 atingiram os valores mais altos desde o início da pandemia.

15h41 - Centro Hospitalar de Leiria com sete doentes internados. O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem sete doentes internados com Covid-19 e não registou este mês qualquer óbito relacionado com a doença, revelou hoje a unidade hospitalar.

15h03 - Listas de espera atingem números recorde nos hospitais britânicos. Enquanto, em Portugal os hospitais estão a recuperar toda a atividade e alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia, o Reino Unido enfrenta um cenário diferente.

15h01 - Portugal soma mais um morto e 436 novos casos. As autoridades de saúde notificaram, esta quinta-feira, mais uma morte e 436 novos casos de Covid-19, em 24 horas. Em termos acumulados, Portugal soma 16.999 vítimas mortais e 840.929 infetados.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos seguem 'a descer' e recuperados a aumentar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório