Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Chile anuncia novos desconfinamentos dois dias antes das eleições

As autoridades sanitárias chilenas anunciaram hoje, dois dias antes das eleições o levantamento das restrições de confinamento em mais 20 distritos devido a um ligeiro declínio na segunda vaga da pandemia registado nos últimos dias.

Chile anuncia novos desconfinamentos dois dias antes das eleições
Notícias ao Minuto

20:44 - 13/05/21 por Lusa

Mundo Pandemia

Um total de 24 municípios sairá do confinamento a partir da próxima semana, incluindo as cidades de Valparaíso e Viña del Mar, que poderão usufruir de livre circulação de segunda a sexta-feira, após mais de um mês de confinamento imposto a 90% da população chilena.

As eleições, municipais e para uma nova Assembleia Constituinte, que irão ocorrer no próximo fim de semana e que estiveram inicialmente previstas para abril, são uma das mais importantes desde o regresso à democracia no Chile em 1990, na qual serão eleitos presidentes de câmara, conselheiros, governadores e eleitores.

O país sul-americano, que em março e abril foi atingido por uma segunda vaga do novo coronavírus, registou um número diário médio de 6.000 cidadãos infetados, o que levou as autoridades a anunciar o levantamento das restrições.

O Chile está a levar a cabo uma das campanhas de vacinação mais bem sucedida do mundo, uma vez que mais de 58% da população (mais de 8,8 milhões de pessoas) foi inoculada com uma dose e 49% receberam duas doses.

O Governo chileno apressou o calendário de vacinação antes das eleições, com o objetivo de administrar, pelo menos, uma dose aos cidadãos com mais de 35 anos de idade até essa data.

O país, ainda assim, mantém o encerramento da fronteira decretado há mais de um mês e o recolher obrigatório das 21:00 às 05:00.

O Chile registou, nas últimas 24 horas, 6.181 novos casos e 136 mortes, atingindo um total de 1,2 milhões de pessoas infetadas e 27.520 mortes desde o início da pandemia no país.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.319.512 mortos no mundo, resultantes de mais de 159,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Leia Também: AO MINUTO: OMS pede mais ensaios clínicos. Brasil ignorou Pfizer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório