Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Moçambique anuncia duas fases para desativar TV analógica

O Conselho de Ministros moçambicano decidiu hoje definir duas fases para desligar os emissores analógicos de televisão, que deverão dar lugar às emissões digitais, anunciou o porta-voz, Filimão Suaze.

Moçambique anuncia duas fases para desativar TV analógica
Notícias ao Minuto

18:07 - 11/05/21 por Lusa

Mundo Moçambique

A desativação dos emissores de transmissão analógica de radiodifusão televisiva "visa concluir o processo de migração do sinal de televisão analógico para digital em Moçambique", referiu.

Numa primeira fase, até 30 de setembro, vão ser desligados 16 emissores em todo o país e numa segunda fase, até final do ano, seguem-se outros 14 em zonas mais remotas.

O sinal aberto de televisão digital terrestre no país foi inaugurado a 08 de outubro de 2020, na cidade da Beira, pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

"A nossa meta é aumentar a cobertura territorial para 85% em 2024" e "iniciar a migração da radiodifusão sonora", explicou na altura.

O chefe de Estado pediu estudos detalhados para que o apagão analógico não seja "um fator de exclusão".

A migração da radiodifusão analógica para digital é garantida com financiamento chinês no valor de 156 milhões de dólares (128 milhões de euros).

A rede combina 60 retransmissores espalhados pelas capitais provinciais e vários distritos e arranca com 18 canais abertos.

Para ligar televisores analógicos à nova norma são necessários conversores vendidos em agentes autorizados da Transporte, Multiplexação e Transmissão (TMT), empresa pública responsável pelo sinal, ao preço de 1.200 meticais (cerca de 14 euros).

Leia Também: Ex-ministra moçambicana libertada sob termo de identidade e residência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório