Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

"Deixo todos os cargos, deixo a política", anuncia Pablo Iglesias

Líder da extrema-esquerda tinha deixado a vice-presidência do governo nacional para se candidatar às eleições regionais em Madrid, mas acabou por conseguir apenas 7,32% dos votos.

"Deixo todos os cargos, deixo a política", anuncia Pablo Iglesias

Pablo Iglesias anunciou esta terça-feira que abandona a política depois da direita espanhola, na figura da candidata Isabel Díaz Ayuso, conseguir uma vitória esmagadora nas eleições regionais de Madrid, alcançado quase a maioria absoluta.

"Estes resultados tornam claro [que] eu não sou uma figura política que possa contribuir para melhorar o nosso peso eleitoral. Ser útil para o Unidas Podemos é a minha maior aspiração", disse, sublinhando que os resultados de hoje mostram que não é "uma figura que contribua" para ganhar.

"Quando a situação é essa, quando te converteram num bode expiatório, quando o teu papel mobiliza o pior dos que odeiam a democracia, tem que se tomar decisões. Deixo todos os meus cargos, deixo a política, a política institucional", anunciou.

O anúncio foi feito depois de conhecido que o Podemos conseguiu 7,32% dos votos, o que equivale a dez lugares na Assembleia de Madrid. 

Sublinhe-se que Pablo Iglesias tinha abandonado a vice-presidência do governo nacional para tentar salvar o partido de desaparecer na região, com os eleitores a serem atraídos pelas outras duas formações de esquerda (PSOE e Mais Madrid). 

As eleições para a assembleia regional foram ganhas de forma clara pelo PP, que obteve 44,73% dos votos e elegeu 65 deputados num total de 136 - duplicou o resultado das últimas eleições, de maio de 2019, ficando a três lugares da maioria absoluta -, seguido pelo Mais Madrid (extrema-esquerda regional) com 16,97% e 24 deputados, pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) com 16,85% e 25 assentos, Vox (extrema-direita) com 9,13% e 13 lugares, Unidas Podemos (extrema-esquerda) 7,21% e 10 parlamentares.

O partido da direita-liberal Cidadãos, que nas últimas eleições regionais, em maio de 2019, teve quase 20% dos votos, obteve agora 3,57% dos votos e desaparece da assembleia regional onde só têm assento partidos com mais de 5%.

Leia Também: Candidato socialista lamenta não ter sido capaz de convencer madrilenos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório