Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Candidato socialista lamenta não ter sido capaz de convencer madrilenos

O candidato socialista à liderança da Comunidade de Madrid, Ángel Gabilondo, reconheceu hoje não ter conseguido abrir espaços para debates serenos, o que lamentou, acrescentando, porém, que "é um orgulho representar o PSOE", que saiu derrotado na votação.

Candidato socialista lamenta não ter sido capaz de convencer madrilenos
Notícias ao Minuto

22:35 - 04/05/21 por Lusa

Mundo Eleições Madrid

Gabilondo falava aos jornalistas num hotel de Madrid, onde acompanhou a noite das eleições ao lado dos membros da sua candidatura e da Executiva regional do PSOE, depois de conhecer os resultados do escrutínio que dão o pior resultado da história do partido na região de Madrid. 

"Não tenho conseguido abrir esses espaços para um debate tranquilo e não desclassifico ninguém, porque tem sido assim", afirmou.

A direita espanhola e a sua candidata, uma personalidade em ascensão na política espanhola, Isabel Díaz Ayuso, tiveram uma vitória esmagadora nas eleições regionais de Madrid, realizadas hoje, alcançado quase a maioria absoluta. 

O resultado destas eleições significa um contratempo para o PSOE, do primeiro-ministro Pedro Sánchez, que lidera uma coligação de esquerda no Governo nacional.

Com 95% dos votos contados, o PP obteve 44,65% e 65 deputados num total de 136, duplicando o resultado das últimas eleições e ficando a três da maioria absoluta.

Por seu lado, o PSOE obteve 16,96 e 24 deputados, tendo sido ultrapassado por Mais Madrid (extrema-esquerda) com 16,99% e 24 membros.

Por seu lado o Voz (extrema-direita) obteve 9,11% e 13 membros no parlamento regional e o Unidas Podemos (extrema-esquerda) 7,25% e 10 assentos.

O partido da direita-liberal Cidadãos, que nas eleições de 2019 teve quase 20% dos votos, obteve agora 3,45% dos votos e desaparece do parlamento regional onde só podem estar partidos com mais de 5%.

O resultado destas eleições significa um contratempo para o Partido Socialista (PSOE) do primeiro-ministro Pedro Sánchez, que lidera uma coligação de esquerda no Governo nacional.

Leia Também: Ayuso vence em Madrid e diz que sucesso é "moção de censura ao sanchismo"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório