Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Festival piloto em Liverpool reuniu cerca de 5 mil pessoas por uma noite

Sem máscaras e distanciamento social, Inglaterra faz teste de evento com os olhos postos no verão. Vejas as imagens do festival.

Notícias ao Minuto

08:17 - 03/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Um festival piloto, em Liverpool, Inglaterra, juntou, este domingo, cerca de cinco mil pessoas por uma noite. A ideia, esclarece a BBC, foi do governo britânico que quis realizar um teste deste tipo de eventos com participantes testados previamente à Covid-19, mas sem obrigatoriedade de distanciamento social ou uso de máscara.

O objetivo é avaliar a segurança de concertos e festivais no presente contexto epidemiológico. 

Assim, como se tudo tivesse voltado à 'normalidade', centenas de pessoas, maioritariamente jovens, voltaram a dançar, a cantar e a conviver em grupo após mais de um ano de restrições devido à pandemia. 

O mini-festival ocorreu no Liverpool's Sefton Park, a partir das 16h30, e todas as pessoas que tinham bilhetes foram obrigadas a realizar testes de despiste ao novo coronavírus um dia antes do evento nos centros de testagem da cidade. Apenas se podia entrar no recinto com o comprovativo do teste com resultado negativo. 

Neste projeto piloto, os cientistas, que se encontravam no local a tomar notas, analisaram fatores como a movimentação dos participantes e as interações entre os mesmos, a ventilação do espaço, a duração e também o consumo de álcool. 

"Foi surreal", "parecia que estava a saltar de um avião", "foi melhor do que me lembrava", "foi muito emotivo" e "cheguei a chorar", foram algumas das declarações prestadas por participantes ao órgão de comunicação social britânico. 

Em causa, está a possibilidade do regresso dos festivais no Reino Unido no verão, a partir de 21 junho, altura em que executivo prevê o arranque da quarta fase do plano de desconfinamento. 

Veja na galeria algumas das imagens do festival piloto. 

Leia Também: Mais 1.671 infetados e 14 mortes no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório