Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

NATO lança exercícios militares de grande escala na Albânia

A NATO lançou exercícios militares conjuntos na Albânia, com milhares de forças militares dos Estados Unidos e de outros países, disse hoje um oficial do exército dos Estados Unidos.

NATO lança exercícios militares de grande escala na Albânia
Notícias ao Minuto

15:34 - 29/04/21 por Lusa

Mundo NATO

Trata-se do primeiro exercício com esta envergadura desde a Segunda Guerra Mundial nos Balcãs Ocidentais, escreve a agência Associated Press.

O coronel Joseph Scrocca, do exército norte-americano, disse numa reunião por videoconferência que a Albânia está a desempenhar um papel crucial no exercício 'DEFENDER-Europe 21'.

"É um aliado firme da NATO desde 2009", afirmou o responsável, reiterando que o país é um "parceiro de segurança valioso, tanto a nível regional como global".

O navio de transporte marítimo USNS Bob Hope irá demonstrar a descarga de equipamento pesado em navios mais pequenos, que irão transferir a carga para terra, que seguirá para movimento posterior.

As tropas norte-americanas foram destacadas, desde segunda-feira, para treinar em cinco outras bases militares terrestres, navais e aéreas na Albânia até 10 de junho.

"Esta missão histórica demonstra a nossa capacidade de servir como parceiro estratégico de segurança nas regiões dos Balcãs Ocidentais e do Mar Negro", defendeu o coronel Scrocca.

O 'DEFENDER-Europe' é um exercício anual de grande escala liderado pelo exército norte-americano, multinacional, de natureza defensiva e centrado na dissuasão da agressão, que este ano se centra na construção da prontidão operacional e interoperabilidade com a NATO e um maior número de aliados e parceiros na maior área de operações da história desta missão.

Cerca de 28.000 forças dos EUA, aliados e parceiros de 26 países irão conduzir operações quase simultâneas em mais de 30 áreas de treino localizadas em mais de uma dezena de países, desde o Báltico e África até às regiões críticas do Mar Negro e dos Balcãs.

"Exercícios como o DEFENDER-Europe 21 são um excelente exemplo das nossas capacidades coletivas", concluiu Scrocca.

A maioria dos países da região dos Balcãs ocidental, como a Albânia, Croácia, Montenegro e Macedónia do Norte, são membros da NATO.

Leia Também: Bulgária anuncia expulsão de um novo diplomata russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório